sábado, 11 de fevereiro de 2012

Hospital Regional de Macaíba vai reabrir após interdição

noticias 
O Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, retomou o seu atendimento normal na tarde desta segunda-feira (6). A unidade hospitalar havia sido interditada, em agosto de 2011, pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) para adequações em sua estrutura física.

O Departamento de Fiscalização do CREMERN autorizou o funcionamento do hospital depois de observar que todas as solicitações feitas foram plenamente atendidas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

As obras de adequação passaram pela troca do piso, pintura das paredes, troca de exaustores e reformas na copa que foram realizadas durante os meses de setembro de 2011 e janeiro de 2012.

Agora o hospital reabre com um total de 20 leitos de clínica médica e 1 de isolamento. Antes eram doze leitos de clínica médica. A ampliação foi possível graças à utilização dos antigos leitos de obstetrícia que, por enquanto, não retomarão seu funcionamento.

De acordo com a diretora geral do hospital, Altamira Galvão, existe a previsão de retornar com o atendimento obstétrico ainda este ano, com a reabertura de dois centros cirúrgicos e um Centro de Recuperação Pós-Operatório (CRO).

Desde a interdição, o hospital continuou dando suporte às ações da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) que funciona no antigo pronto-socorro do hospital. Os setores de raio-x, nutrição, farmácia, além das ambulâncias e ma-queiros continuaram seu trabalho normalmente.

O Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho tem 27 anos de funcionamento e realiza cerca de 5.000 procedimentos por mês, entre raios-x, exames e internamentos. Cerca de 180 profissionais trabalham na unidade que atende os casos referenciados de cirurgia e clínica médica.

"Em Macaíba os plantonistas vão voltar a atender. Serão 25 leitos de clínica médica, que serão regulados. Ou seja, só para pacientes do Walfredo Gurgel", afirmou Domício Arruda, que justificou porque apenas pacientes do HWG.

Segundo o secretário, antes o hospital de Macaíba era uma unidade de baixa resolutividade. "Algumas pessoas ficavam lá internadas apenas tomando soro, fazendo hidratação. Havia vagas. Agora o Walfredo Gurgel terá à disposição mais esses leitos"., ressaltou o secretário de Saúde.

Jornal Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário