Conheça Ceará-Mirim!

Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Foto por Gibson Machado.

Fanfarra da escola estadual Ubaldo Bezerra, a segunda maior escola da cidade. Foto por Gibson Machado.

Caboclinhos, patrimônio culural da cidade, Foto por Gibson Machado


Ceará-Mirim é uma cidade brasileira do estado do Rio Grande do Norte, localizado na Grande Natal. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2014, sua população é de 72.374 habitantes, configurando o municipio como o 6º maior do estado. Possui área territorial de 740 km² e está localizado a 28 km da capital do estado, Natal.

Inicialmente povoada por índios Potiguares às margens do Ryo Seara8 , posteriormente rio Ceará-Mirim. Os Potiguares fizeram seus primeiros contatos com o mundo ocidental através do comércio de pau-brasil com franceses e espanhóis.

Posteriormente, com a consolidação da colonização do Brasil, foi ocupada pelos portugueses.Desde sempre a varze do Ryo Seara (posteriormente Rio Ceará-Mirim) foi ocupada, pois eram terras proveitosas para o cultivo, e lá se instalaram lavouras e pequenas criações de gado.

Por todo o século XVIII houve inúmeras sesmarias, dividindo completamente a região com maior ou menor utilidade para a agricultura, notadamente de proprietários de Extremoz . 

Os primeiros engenhos de Ceará-Mirim surgiram posteriormente ao ano de 1840, mas em 1858, quando ocorreu a transferência da sede, havia notável desenvolvimento industrial e pecuário.

Na relação do Ouvidor Domingos Monteiro da Rocha , em junho de 1757, já se inclui a Povoação do Ceará-Mirim, onde diz-se "com bastantes moradores". 

A primeira escola surgiu apenas em 1858, instalada em Bôca da Mata, município de Extremoz. A primeira reunião em Câmara Municipal ocorreu em 14 de outubro de 1858, na Vila do Ceará-Mirim

A organização inicial da comunidade é atribuída ao líder Felipe Camarão, combatente na expulsão dos holandeses do Nordeste. No início do século XVII, suas terras são concedidas a vários donatários, dentre eles a Companhia de Jesus.
Os jesuitas fundam um convento na localidade conhecida como Guajiru, dando início à construção das primeiras edificações públicas.

O município foi criado em 1767.

Atualmente, a cidade possui 23 bairros, 42 Zonas Rurais e o atual prefeito é Antônio Marcos de Abreu Peixoto, do PR, eleito para os anos 2013-2016. Está em segundo mandato.