A governadora Rosalba Ciarlini assinou o protocolo de intenções
O Governo do Rio Grande do Norte e representantes do Consórcio Inframérica assinaram na terça-feira (31) o protocolo de intenções para construção do Aeroporto de Internacional de São Gonçalo do Amarante, que será um dos maiores da América Latina e grande responsável pela movimentação de cargas e passageiros do RN.
Durante a solenidade, a governadora Rosalba Ciarlini falou que a preocupação vai além da conclusão do aeroporto e apontou obras correlatas que estão naturalmente vinculadas ao novo equipamento. "A preocupação do Estado é com toda a região vizi-nha como Macaíba, Ceará Mirim e São Gonçalo, já que no entorno das obras será concretizada a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), atraindo indústrias e o turismo", comentou a governadora.
Há ainda um planejamento para que a área vizinha seja contemplada com o desenvolvimento sustentável. O ordenamento das obras será essencial para possibilitar uma infraestrutura capaz de oferecer condições para que empresas possam se desenvolver com qualidade, gerando mais empregos e renda ao Rio Grande do Norte.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, o protocolo assinado define as responsabilidades de cada membro da comissão tripartite, formada pelo Governo do Estado, Consórcio Inframérica e município de São Gonçalo do Amarante. "A comissão define responsabilidades de cada um dos envolvidos e a ANAC e Infraero estão dando todo o suporte. Mas, não trabalharemos de forma separada. Somos um grupo único, agindo para garantir que o aeroporto seja entregue em dezembro de 2013 confirmando o Rio Grande do Norte no mapa e no radar do mundo", comentou.
O vice-presidente da Infravix, Antônio Droghetti, explicou que o consórcio foi formado logo após a assinatura da concessão. "Assumimos as obras com a ordem de serviço que foi emitida em 19 de janeiro. Ainda estamos aguardando a aprovação do projeto básico pela ANAC para iniciarmos as obras. Todo o traba-lho agora é de finalização, apresentação e validação do projeto", disse.
O consórcio Inframérica terá a responsabilidade do sistema terminal de passageiros (edifício terminal de passageiros, estacionamento público e pátio de aeronaves), sistema terminal de cargas (edifico terminal de cargas e passageiros, estacionamento público e pátio de aero-naves), central de utilidades, aviação geral, torre de controle, edifício de manutenção, serviço de salvamento e combate à incêndio, infraestrutura interna de água, esgosto e resíduos sólidos, energia e infraestrutura para companhias aéreas, comercial e órgãos públicos.
Também participaram da solenidade o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, os secretários Benito Gama (Sedec), o diretor executivo do consorcio Inframérica, Wilson Vieira; o superintendente geral da Infraero, Ibernon Martins Gomes; o superintendente do Sebrae, Zeca Melo; o superintendente regional Infraero Nordeste, Fernando Nicácio; o presidente da Fiern, Amaro Sales; o superintendente do Aeroporto Internacional Augusto Severo, Uziel Vieira entre outras autoridades.
Jornal Metropolitano
Nenhum comentário:
Postar um comentário