sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Festa da padroeira 2012: Confira a programação social de hoje, 30



Hoje tem, para a gelera curtir, o ínicio das apresentações com os shows das bandas já divulgas.


Confira o programação de hoje, 30 de novembro.

- BANDA ARRAPAZIADA
- BANDA CAVALO DE PAU

Os shows tem inicio logo após a novena no local de sempre. 

Natal: Militares vão auxiliar limpeza pública


Forças militares ajudarão na limpeza de Natal. É o que garante a Prefeitura do Natal. Às 16h30 de hoje (30), na no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura, ocorrerá o lançamento do "Mutirão de Limpeza de Natal". O movimento, de acordo com a Prefeitura, contará com a participação do Governo do Estado, Exército, Marinha e apoios do Ministério Público, além do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza (Sindilimp), Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN). A justificativa para o 
 apoio dos militares, de acordo com a Prefeitura, é a falta de recursos para sanar o problema.
 
Na avenida Guadalupe, no Panatis, o lixo toma conta de terreno baldio
 
Para conseguir o apoio, o prefeito Paulinho Freire foi até os comandantes do Exército e Marinha no Estado para discutir a proposta. De acordo com a Prefeitura, os órgãos decidiram apoiar a medida devido à vontade de colaborar com o Município. "Este mutirão é um gesto coletivo de várias instituições em favor da nossa cidade que enfrenta um momento financeiro e administrativo de enormes dificuldades", disse o prefeito.

Além do apoio dos órgãos envolvidos, Paulinho Freire também cobrou auxílio da população. "Atuaremos de forma conjunta para garantir a melhoria da limpeza pública no período natalino e mês de aniversário da cidade. Mas a colaboração da população, evitando depósitos de entulhos, podas e restos de móveis em vias públicas é de importância vital para manter a cidade limpa".

FESTA DA PADROEIRA 2012: Confira a programação religiosa para hoje, 30/11




  30 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)

05h00 - Terço Caminhante
06h00 - Missa
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
15h00 - Hora da Misericórdia com Maria
19h30 - Novena da Imaculada Conceição



Presidente: Pe. José Adelson da Silva Rodrigues (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Santo Antônio/RN)
Noiteiros: Setor São Paulo Apóstolo, Associação de pais e amigos dos Excepcionais (APAE), Grupo de escoteiros Nossa senhora da Conceição e Escolas municipais.
 
 

Apae ganha piscina

A APAE Ceará – Mirim/RN, agradece á todos que estiveram presentes a inauguração do espaço fisioterapêutico na manhã desta quarta-feira.

Para a realização desse nosso sonho contamos sempre com a grandiosa colaboração dos nossos conterrâneos, e hoje em especial a Marcone Barreto que executou em forma de doação toda a estrutura material do espaço da piscina.

Com apresentação do Grupo Folclórico Cabocolinhos da APAE, Grupo de Capoeira da APAE e do Grupo de dança da E. E. Barão de Ceará – Mirim/RN.





Fonte: Blog Ceará-Mirim Livre

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Festa da Padroeira tem início na Matriz

 
Teve início ontem (28) em Ceará-Mirim, a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Segundo o Pe. Bianor a participação desde o terço caminhante às 5h da manhã está parecendo o último dia de festa.O mesmo se repetiu no Ofício da Imaculada Conceição.

Os fieis lotaram a Matriz de Nossa Senhora da Conceição para participar da Missa de Abertura, presidida por Dom Matias Patrício de Macedo. A imagem peregrina veio do Assentamento Pedregulho e foi conduzida ao interior da Igreja por integrantes do Terço do Homem. Em seguida, um grupo de jovens através de coreografia adentraram com a Coroa da Imagem que foi entregue ao Pe. Bianor, que saudou os presentes e coroou a imagem.

Logo depois, os noiteiros participaram da Procissão de Entrada: Setor Santa Cecília, Setor Mariano, Poder Judiciário e

Cartórios. A missa seguiu os ritos de costume com saudação do Pe. Bianor a Dom Matias, Ato Penitencial, Liturgia da Palavra. Na homilia, Dom Matias falou sobre a importância de estar se refletindo a fé e a promoção da vida, seguindo o exemplo de Maria.

Na procissão das oferendas água poluída e água limpa do Rio Ceará-Mirim representando a renovação da vida que deve-se buscar. Assim como também um galho seco e um galho verde. Ainda, o terço, representando o setor mariano e o gesto concreto das comunidades do Setor Santa Cecília, através da oferta dos envelopes arrecadados nas comunidades que o formam.

Violência: Suspeito de assalto é espancado e morto em São Gonçalo do Amarante

O bairro do Amarante, em São Gonçalo do Amarante, foi palco de revolta de populares por volta das 23h de ontem (28). Moab da Silva Surine, de 38 anos, foi morto pela população local após suposto assalto cometido na região. Ele morreu antes de receber o socorro médico.

De acordo com informações da Polícia Militar, Moab da Silva foi abordado por poulares logo após o suposto assalto. Depois de ser agredido, ele recebeu diversas cutiladas, provavelmente com uma faca, e morreu na rua Terezinha Gomes da Silva, que foi o local para onde ele fugiu após o suposto assalto. 

A Polícia Militar chegou ao local após o linchamento e chamou o socorro médico, mas Moab da Silva já estava morto. A área foi isolada até o recolhimento do corpo pelo Itep.

Pessoas da região serão ouvidas para que o crime seja elucidado pela Polícia Civil.

Tentativa de homicídio

A noite de ontem também foi de violência no Loteamento Aliança, na Zona Norte de Natal. Um jovem identificado como Jemison Firmino do Nascimento, conhecido como Alisson, de 19 anos, recebeu tiro durante discussão com pessoa ainda não identificada. A tentativa de homicídio ocorreu na Rua das Petúnias.

Jemison Firmino foi alvejado no tórax e socorrido por populares, que não souberam informar à Polícia Militar quem poderia ser o responsável pelo disparo.

A vítima foi socorrida para o Hospital Santa Cartarina e passou por cirurgia. Ele passa bem, mas não deu informações à polícia sobre quem poderia ser o autor do crime. A Polícia Civil investigará o caso.
Fonte: TN Online

FESTA DA PADROEIRA 2012: Confira a programação religiosa para hoje, 29/11



29 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA)

05h00 - Terço Caminhante
06h00 - Missa
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
15h00 - Hora da Misericórdia com Maria
19h30 - Novena da Imaculada Conceição



Presidente: Pe. Fábio Pinheiro (Paróquia de Nossa Senhora do Ó - Nísia Floresta/RN)
Noiteiros: Setor Pe. André de Soveral, Setor Família, Polícia Militar e Polícia Cívil, Guarda Municipal e profissionais da segurança.

Felipão e Parreira são anunciados e Marin defende treinadores brasileiros

O presidente da CBF, José Maria Marín, anunciou oficialmente que Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira passam a comandar a Seleção Brasileira de Futebol como treinador e coordenador técnico, respectivamente. O anúncio oficial foi feito hoje (29), durante entrevista coletiva. No encontro com os jornalistas, Marín defendeu a escolha da dupla campeã do mundo e enalteceu a qualidade dos treinadores brasileiros.

Sem citar o nome de Pep Guardiola, ex-treinador do Barcelona e que era cotado para assumir vaga, Marin afirmou que o técnico tinha experiência como treinador de equipe, e não de uma seleção, como eram os casos de Felipão e Parreira. Porém, fez questão de enaltecer o trabalho do espanhol. "Apesar do treinador estrangeiro merecer o maior respeito, o conhecia como treinador de uma equipe, não de uma seleção. Isso não diminui o respeito a este treinador, conhecido internacionalmente", disse.
 
Felipão e Parreira foram anunciados oficialmente pelo presidente da CBF, José Maria Marín (C)
 
Falando em "valorização daquilo que é nosso", José Maria Marin discursou sobre as conquistas dos cinco títulos mundiais do Brasil - todos com treinadores brasileiros. Ele explicou que os treinadores do país foram responsáveis pelo desenvolvimento e modernização do futebol em vários locais do mundo e, por isso, precisam ser valorizados.

"Felizmente o nosso país tem um número muito grande de técnicos competentes, dedicados e merecedores desse cargo. Mais do que nunca nós devemos valorizar aquilo que é nosso. Após uma profunda análise, pensando no que seria o melhor para o futebol brasileiro, pensando também no principal sustentáculo do nosso futebol, que é o torcedor brasileiro", disse.
 
Fonte: Globo Esporte

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FESTA DA PADROEIRA 2012: Confira a programação religiosa para hoje, 28/11.



28 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA)

05h00 - Terço Caminhante
06h00 - Missa

12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
19h30 - Missa de abertura/Hasteamento das Bandeiras




Presidente: Dom Matias Patrício de Macedo (Arcebispo Emérito de Natal)
Noiteiros: Setor Santa Cecília, Setor Mariano, Poder Judiciário e Cartórios da Cidade

Atenção: Adiada parte musical da festa da padroeira




 
 
 Foi divulgada ontem, pela prefeitura de Ceará-Mirim que, a abertura musical da festa da padroeira desse ano foi adiada durante 2 (dois) dias. De acordo com informações repassadas, foi que, devido à atrasos para definir o TAC (Termo de ajustamento de conduta), houve impossibilidade para que a amarção da estrutura da festa estivesse pronta à tempo da abertura.

Porém, a programação "profana" continua, dando inicio na sexta-feira, dia 30, com as bandas Aquilo Bom e forró da pegação indo até o dia 08 de dezembro, dia de encerramento.

Hoje, a festa tem inicio oficialmente com os ofícios da imaculada Conceição e à noite, missa de abertura.


Cobertura completa aqui!

Qualidade: Ensino médio público tem 8,6% de estudantes de famílias ricas



Ana Luiza Mendonça escolheu trocar um colégio particular de Belo Horizonte pelo ensino médio do público  (Foto: Pedro Cunha/G1)
Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (28), mostra que 8,6% dos estudantes do ensino médio matriculados nas escolas da rede pública pertencem a famílias com renda per capita na faixa dos 20% mais ricos do país. O índice é maior que o dobro da situação inversa: só 3,8% dos estudantes de famílias pobres estudam em escolas particulares. Na rede privada, 52,3% dos estudantes pertencem à faixa de renda mais rica.
Os dados integram a "Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2012", elaborada pelo IBGE. A base de dados do estudo foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), referente a 2011.

Fonte: G1

domingo, 25 de novembro de 2012

IFRN sedia Fórum de Dirigentes de Ensino da Rede Federal

O IFRN vai receber, de 26 a 28 de novembro, a 2ª Reunião Ordinária do Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). O Fórum conta com a participação dos dirigentes de ensino das instituições que compõem a Rede e acontece este ano na Reitoria do Instituto, localizada em Natal-RN.
O objetivo do evento é debater as questões relacionadas diretamente ao ensino nos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica, Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais e Universidade Tecnológica Federal. Entre os assuntos que serão debatidos, estão a carga horária docente e a implantação de câmpus de Educação a Distância nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Serviço

O quê: Fórum de Ensino (FDE)
Onde: Reitoria do IFRN - Natal-RN
Quando: de 26 a 28 de novembro

Fonte: Portal IFRN

Coopmed suspende plantões em Natal por falta de pagamento

noticias 
 
A Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed) suspendeu na quarta-feira (21) o atendimento médico de plantão nos postos de saúde e hospitais da capital. O motivo é o mesmo dos últimos anos: o atraso nos pagamentos da Secretaria Municipal de Saúde.

A inadimplência, segundo nota da cooperativa, provoca "insegurança aos médicos cooperados, causando grandes dificuldades na organização das escalas dos plantões e, consequentemente, na manutenção da prestação dos serviços contratados".

A dívida da SMS com a Coopmed soma R$ 1,8 mi-lhão, segundo dados da própria cooperativa. Os médicos se reuniram  com o prefeito Paulinho Freire ontem (22).

Os atendimentos de alta e média complexidade continuam sendo realizados até a próxima semana. São 500 médicos cooperados e, segundo a Coopmed, estavam sendo realizados cerca de 1.500 plantões nas unidades de saúde em especialidades como clínica médica, ginecologia, pediatria e psiquiatria.

Rally de Carros Antigos do RN larga no dia 1º de dezembro até Nísia Floresta

noticias 
 
A dedicação, o companheirismo e o amor ao automóvel antigo vão marcar o I Rally de Carros Antigos do RN, que será realizado no dia 1º de dezembro, partindo de Natal às 9 horas e chegando no restaurante “Papari”, localizado na antiga estação de trem de Nísia Floresta.

No local serão proclamados os vencedores, entregues os prêmios e oferecido aos participantes, gratuitamente, um almoço de confraternização. 

O evento conta com o apoio do Veteran Car Club do Brasil Potiguar e do Clube de Carros Antigos do Rio Grande do Norte.

Pilotos e navegadores percorrerão, aproximadamente, 150 quilômetros em estradas asfaltadas, abertas, junto com o trânsito normal. Deverão, portanto, estar atentos e respeitar as regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

O I Rally de Carros Antigos do RN será disputado por colecionadores que não temem levar às estradas suas relíquias, veículos que valem de R$ 8.000,00 a R$ 180.000,00. 

“Nós sempre colocamos nossos carros na estrada. Se eles enguiçam, não tem problema, o reboque nos socorre”, afirma Pedro Cavalcanti Filho, colecionador e presidente do Clube de Carros Antigos do RN.

A Federação Potiguar de Automobilismo vai disponibilizar gratuitamente a Carteira da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) aos pilotos e navegadores participantes do Rally, afirma José Maria Alves, vice-presidente daquela entidade.

 
Prêmios
Os participantes do I Rally de Carros Antigos do RN vão disputar o Troféu Pedro Cavalcanti (Pedro de Nezinho), pai do antigo mobilista, médico e presidente do Clube de Carros Antigos do RN, Pedro Cavalcanti Filho. O troféu será de posse provisória. Além desse prêmio, as três melhores duplas receberão troféus.

As inscrições serão gratuitas e estão abertas. Os interessados podem se dirigir ao Clube de Carros Antigos do RN, fone 4008.5934 (Wagner Cavalcanti) ou ao Veteran Car Club do Brasil Potiguar, fone 9982.3339 (Fernando Siqueira).

Fonte: Jornal Metropolitano

Deputada defende a abertura permanente do posto policial de Tabatinga

noticias 
 
A praia de Tabatinga, no litoral Sul, uma das mais visitadas pelos turistas que vêm ao Estado, está sofrendo com a violência. Segundo a deputada Gesane Marinho (PSD) os casos de assaltos a turistas e arrombamentos de casas de veranistas estão se multiplicando.

Foi com base nesse quadro de insegurança que a deputada apresentou requerimento solicitando do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, para que seja revista a política de segurança naquela área, um distrito do município de Nísia Floresta.

"Durante todo o ano o cartão postal permanece sem policiamento e com seu posto policial fechado, exceto durante a Operação Verão, quando é reaberto para servir de ponto de apoio. O fechamento do posto policial acaba por determinar a disseminação da violência naquela localidade, deixando moradores e veranistas desamparados. É uma situação que deve ser modificada", justificou.

Gesane alertou para a necessidade da abertura do posto policial durante todo o ano, para que aquele importante ponto turístico não permaneça desamparado. A praia de Tabatinga é uma das mais visitadas no litoral Sul do Rio Grande do Norte. Contudo, a questão da insegurança está afugentando muitas famílias que ficam temerosas em alugar casas para o seu lazer naquela localidade.

Natal: Câmara derruba veto da Prefeitura e altera Lei Djalma Maranhão


A Câmara Municipal de Natal derrubou por unanimidade o veto do Executivo ao Projeto de Lei nº. 158/2011, que permite a discussão do orçamento da Lei de Incentivo a Cultura Djalma Maranhão (Lei nº 5.3323/2011) junto com a Lei Orçamentária Anual (LOA) no final do ano.

O autor da matéria, vereador Júlio Protásio (PSB) afirmou que a alteração na Lei Djalma Maranhão ajudará aos artistas na obtenção de recursos. "O objetivo é ampliar o prazo dos artistas na obtenção apoios, visto que hoje eles têm apenas seis meses e passarão a ter um ano", explicou.

O plenário também aprovou o Projeto de Lei nº 059/2011, do vereador Raniere Barbosa, que outorga competência ao Executivo em destinar 1% da arrecadação tributária do Imposto Sobre Serviços (ISS) sob shows realizados no âmbito do municipal, em favor Proteção Social Especial a Pessoas Idosa, atividade prevista no Plano Plurianual.

"Esse projeto não caracteriza renúncia fiscal. Queremos usar os recursos disponíveis que não estão sendo utilizados. Estamos realizando um remanejamento de ordem orçamentária", explicou Raniere Barbosa, que conseguiu derrubar os pareceres contrários das comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças, Orçamento e Fiscalização por 10 votos a 7. O projeto foi aprovado em primeira discussão por unanimidade.

Também foi votado e aprovado em primeira discussão o projeto de Lei nº 031/2102, que institui a obrigatoriedade de instalar placas em lojas de eletrodomésticos para orientar os consumidores a comprar produtos com o selo de eficiência energética classificado com a letra "A". O projeto é de autoria do vereador Luis Carlos (PMDB).

A Câmara Municipal de Natal passará por uma grande renovação a partir de 2013. A casa terá 29 cadeiras nesta nova legislatura e, dos 21 atuais vereadores, apenas 12 conseguiram a reeleição. Uma área está sendo reformada para implantar os  gabinetes dos novos vereadores.


Fonte: Jornal Metropolitano

Ceará-Mirim: PF apreende quase meia tonelada de droga com casais

 
Uma operação coordenada pela Polícia Federal esta madrugada (24) em Ceará-Mirim, resultou na apreensão de cerca de meia tonelada de maconha e na prisão de pelo menos dois casais do Mato Grosso.

De acordo com o comandante do Destacamento da Polícia Militar, capitão Harisson, as investigações da PF apontavam que o grupo pretendia se instalar na cidade e a partir de Ceará Mirim, distribuir droga para todo o RN.

“Durante a ação da PF, duas mulheres conseguiram fugir e se esconder em um canavial, mas pela manhã realizamos diligências e conseguimos prender a Magda e a Gisele. Também foram apreendidos no imóvel vários carros de luxo”, contou.

A Polícia Federal ainda não se pronunciou sobre a ação.
 
Fonte: DN

TRT-RN abre inscrições para seleção de estagiários em Natal, Assú, Ceará-Mirim, Caicó e Macau

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) abriu as inscrições para o processo de seleção para seu programa de estágio remunerado. Estão sendo oferecidas vagas para formação de cadastro de reserva a estudantes dos cursos de Direito e Ciências Contábeis, para atuar nas Varas do Trabalho de Natal, Ceará-Mirim, Assú, Caicó e Macau.

Para os cursos de Administração, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, Radialismo e TV as vagas de estágio são oferecidas para atuação em Natal. As inscrições estão abertas desde o dia 19 de novembro e se prolongarão até dia 14 de dezembro, e poderão ser realizadas na sede do TRT da 21ª Região, em Natal, e nas sede das Varas do Trabalho de Assú, Caicó, Ceará Mirim e Macau.
 
Fonte: Vale verde FM

Cobertura completa!


Mais de 580 Mil estudantes farão o ENADE neste Domingo

 
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano será aplicado a 587,3 mil alunos que estão concluindo o ensino superior. Nesta edição, 1.871 instituições de ensino superior inscreveram seus estudantes. Elas são responsáveis pelas inscrições no exame.

O estado com maior número de inscritos é São Paulo (160.197). Em seguida, vêm o Paraná (65.040), Minas Gerais (54.718), o Rio de Janeiro (51.580) e o Rio Grande do Sul (37.371). As informações foram divulgadas hoje (20) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

São considerados alunos concluintes aqueles que tenham expectativa de se formar até julho de 2013 ou que tenham cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o período da inscrição. No Enade deste ano não haverá processo de amostragem.
 
Fonte: G1

domingo, 18 de novembro de 2012

Setor do Turismo vai contratar novos profissionais para a alta estação

noticias
 

Natal, capital do Rio Grande do Norte. Localizada na região Nordeste do Brasil. Segundo dados da Embratur, atualmente é a sétima cidade do Brasil mais visitada pelos turistas, perdendo apenas para SP, RJ, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. Na capital potiguar, o setor de tu-rismo deverá contratar 1,8 mil trabalhadores temporários até o Carnaval. 

Isso, relacionado a hotéis, bares e restaurantes, que esperam movimento aquecido na alta estação. O número é 12,5% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram abertas 1,6 mil vagas, de acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-RN).

Novos estabelecimentos serão abertos no Rio Grande do Norte, não só em Natal, mas também em muitas cidades do interior, o que irá impulsionar o crescimento do turismo. Com isso, a média de ocupação hoteleira poderá ficar acima dos 80% registrados na alta estação passada. Algumas  empresas já começaram o processo de seleção.

É em Natal, onde se concentra um dos maiores e melhores reveillons do Estado. Por isso, os maiores e mais luxuosos hotéis da capital, são os que mais vão precisar de novos profissionais, para o final do ano. 

Só o Hotel Serhs, na via costeira, com 400 apartamentos e 300 funcionários efetivos, vai contratar 50 temporários. As vagas começaram a ser anunciadas esta semana. As contratações ocorrerão já na segunda quinzena de novembro. Os selecionados começam a trabalhar em dezembro. 

São muitas vagas distribuídas em vários setores. As oportunidades são para cozinheiro, confeiteiro, padeiro, garçom, camareiro, entre outras ocupações. Os currículos podem ser enviados para o email assistenterh @serhs.com.br. Quem tem mais de 18 anos e 2º grau completo pode se candidatar. Para funções como a de cozinheiro, por exemplo, exige-se pelo menos dois anos de experiência na área. 

Os bares e restaurantes de Natal, que também fazem parte do setor de turismo, esperam ampliar o quadro de funcionários em 30%, com a contratação de temporários, principalmente para os esta-belecimentos localizados nos corredores turísticos, como as principais praias do RN, tanto no litoral sul, como no litoral norte do RN. 

Nesta época do ano, alguns restaurantes e bares aumentam em até 50% o quadro de funcionários no período. Segundo estimativa da seccional potiguar da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/ RN), a taxa de ocupação em janeiro de 2013 deve ficar em torno de 86%, mesmo percentual registrado em janeiro de 2012.

Frota de veículos cresce acima da média e amplia o “nó” do trânsito

Com um crescimento disparado a cima da média nacional, a frota de veículos em Natal e municípios da Região Metropolitana atinge números imprescionantes. Dados divulgados pelo Detran-RN (Departamento Estadual de Trânsito) mostram que a  frota de veículos no Rio Grande do Norte cresceu sete vezes mais que a população nos últimos quatro anos. Houve um aumento de 34% na quantidade de veículos entre os anos de 2008 e 2011. No mesmo período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população potiguar cresceu apenas 5%. De acordo com o Detran, o ano passado encerrou com 862.335 veículos transitando em todo Estado. Em 2008, a frota era de 642.625. Naquele ano, havia 3.013.740 habitantes em terras potiguares. Três anos depois, a população norte-rio-grandense soma 3.168.027.  

 Com 32,5 veículos por  mil habitantes, Natal é a segunda capital do Nordeste com mais carros, e fica em 15º lugar em nível nacional. A frota continua a crescer uma média de 2 mil veículos por mês.
Além de cerca de 300 mil carros em Natal, Parnamirim tem mais de 60 mil. Somados, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Extremoz e Ceará-Mirim agregam mais 40 mil à frota. Assim, pode-se falar em mais de 380 mil veículos circulando na Grande Natal.

As facilidades do mercado aliadas à economia forte e crescente do Brasil são alguns fatores que explicam a expansão do poder aquisitivo da população. Atualmente, é possível comprar um veículo sem precisar pagar uma entrada. Esse número exagerado de veículos nas ruas contribui para a piora do problema urbano enfrentado por Natal: carros demais para ruas de menos. 

Essa invasão é um dos fatores que impulsiona os crescentes recordes de congestionamentos registrados na cidade. Como conseqüência desse aumento desordenado de veículos em relação às vias, a velocidade média dos carros na capital caiu.

 


 

Divulgada programação de shows da festa da padroeira 2012



Confira a seguir, as bandas que irão tocar durante os 11 dias de festejos da festa de Nossa Senhora da Conceição 2012, padroeira de Ceará-Mirim.


28/Novembro - Quarta Feira
Forró Aquilo bom + Forró da Pegação

29/Novembro - Quinta Feira
Máximo Comando + Layrton dos Teclados

30/Novembro - Sexta Feira
Banda Arrapazziada + Cavalo de Pau

01/Dezembro - Sábado
Maiorais do Forró + Forró Deixe de Brincadeira

02/Dezembro - Domingo
Atração Local + Gugu do Acordeon

03/Dezembro - Segunda Feira
Atração Local + Jair e Forró Melado

04/Dezembro - Terça Feira
Atração Local + Solteirões do Forró

05/Dezembro - Quarta Feira
Atração Local + Forró Rodado

06/Dezembro - Quinta Feira
Atração Local + Bonde do Brasil

07/Dezembro - Sexta Feira
Pegada Forrozeira + Guto e Forró Universitário

08/Dezembro - Sabado 
Léo a Fera do Forró + Forró Boca a Boca



Atenção: As "atrações locais" serão divulgas em um outro momento.
Fique Ligado! Cobertura completa da festa da padroeira 2012 só aqui.


Lançada a campanha Papai Noel dos Correios

noticias 
Uma tradição natalina, a campanha Papai Noel dos Correios foi lançada no Rio Grande do Norte na quarta-feira (14). A ce-rimônia teve início às 9h e foi conduzida pelo diretor regional dos Correios, Francisco Gilberto Barbosa da Silva, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura, localizada na Avenida Engenheiro Hildebrando de Góis, 150, Ribeira, ao lado do edifício-sede dos Correios.

Realizada há mais de 20 anos, a campanha tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos quase 4,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios.  Desse total, 2.041.014 atendiam aos critérios da campanha e 71% delas, 1.459.927 cartas, foram adotadas.

No Rio Grande do Norte, os números da campa-nha também são expressivos: em 2011, o “Papai Noel dos Correios” enviou 11.387 cartas-resposta e entregou 6.587 presentes às crianças potiguares, ocupando o 2° lugar no Nordeste em número de crianças contempladas. Tudo isso é possível graças à solidariedade da população que procura as agências dos Correios para adotar uma ou mais cartinhas.

Comunidade católica de Ceará-Mirim se preparam para a festa de sua padroeira

noticias 
No próximo dia 28 de novembro, a cidade de Ceará-Mirim inicia as comemorações à sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. As festividades têm abertura com uma carreata com a imagem da padroeira percorrendo os bairros da cidade até a Igreja Matriz.

Este ano, a tradicional festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição tem como tema: "A exemplo de Maria, animados pela Fé, sejamos promotores da Vida". 

As festividades se prolongarão até o dia 8 de dezembro com o novenário que terá a participação de todas as comunidades, entidades públicas e privadas, pastorais e movimentos da Igreja na cidade e interior do município, animam as noites com missas, ofícios, quermesse, procissão, atrações culturais, barracas e muito mais.

No dia 8 de dezembro, às 16h, a tradicional imagem de Nossa Senhora da Conceição irá percorrer as principais ruas e avenidas da cidade, numa grandiosa procissão, encerrando os festejos da Imaculada Conceição com a bênção do Santíssimo Sacramento.

O administrador paroquial de C. Mirim, padre Bianor Francisco de Lima Jr consi-dera que a festa da padroeira do município é um dos maiores acontecimentos religiosos da fé cristã na região do Vale do Ceará Mirim.

Centrais do Cidadão passam a funcionar em novo horário de atendimento dia 3

noticias 
A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (Codaci), informa que, a partir do dia 03 de dezembro, adotará novos horários de atendimento ao público das Unidades de Atendimento Integrado – Central do Cidadão. A mudança de horário irá atender a necessidade dos usuários das Centrais.

A Central do Via direta funcionará na segunda e sábado, das 9 às 14h30, de terça à sexta, das 9 às 20h. Já a Central da Zona Norte funcionará das 9 às 20h, de segunda à sexta. As demais unidades da Capital, Centro e Alecrim, funcionarão das 7 às 18h, de segunda a sexta.

A unidade de Parnamirim irá funcionar na segunda e sábado, das 8 às 13h30, de terça à sexta, das 8 às 19h. As Centrais de Mossoró e Caicó funcionarão na segunda e sábado, das 7 às 12h30, de terça à sexta, das 7 às 18h.

As demais unidades, Alexandria, Apodi, Assú, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, João Câmara, Macaíba, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, Santa Cruz e Pau dos Ferros, irão funcionar de segunda à sexta, das 7 às 13h.

É missão da Central do Cidadão atender bem o usuário, respeitando-o nos seus direitos de pessoa humana e de cidadão, prestando-lhe serviços de qualidade, com a convicção de estar cumprindo um dever ético da Organização que, assim, contribui para a me-lhoria efetiva do Serviço Público e realização da cidadania plena.

Os objetivos principais são: prestar ao cidadão, um atendimento de qualidade, eficiente e eficaz, oferecendo-lhe, de forma integrada, um conjunto de serviços públicos essenciais, centralizados geograficamente em um único espaço, em local de fácil acesso à po-pulação, concebido como uma forma alternativa para se descentralizar serviços da estrutura administrativa tradicional dos diversos órgãos e, ao mesmo tempo, integrá-los, de forma racional, através de parcerias entre as esferas públicas estaduais, federal, municipal e a iniciativa privada, consoante sistema operacional participativo.

O Programa tem, portanto, como primeiro objetivo, o mais geral, o restabelecimento da credibilidade do serviço público junto à comunidade.

Banco do Brasil inaugura agência em Extremoz

noticias

O ministro da Previdência Garibaldi Filho participou na sexta-feira (9) da solenidade de inauguração da agência do Banco do Brasil em Extremoz. Além de Garibaldi estiveram presentes na ocasião, o prefeito Klaus Rêgo (PMDB), o superintendente estadual do Banco do Brasil, Sérgio Luiz Cordeiro, além de várias autoridades locais, comerciantes e funcionários. 

A nova agência vai oferecer atendimento ao público das 10h às 14h. "A expectativa é de proporcionar maior comodidade e conforto para os habitantes da cidade e também aos milhares de turistas que visitam a região", destacou o superintendente estadual Sérgio Luiz. 

Ainda, segundo Sérgio Luiz, a expectativa é de proporcionar maior comodidade e conforto para os habitantes da cidade e também aos milhares de turistas que visitam a região.

Ressaltou que "os benefícios são muitos para o município e para a população, especialmente "pela presença de uma instituição financeira na região, pelo desenvolvimento e manutenção da economia, uma vez que os recursos giram no próprio município principalmente pelo fomento ao comércio local, com a possibilidade de geração de novos negócios".

Durante seu discurso, o ministro Garibaldi salientou as vantagens que Extremoz terá com a vinda da agência, "que representa uma nova sistemática de dependências bancárias, simplificadas, instaladas em áreas menos favorecidas e que têm como principal objetivo proporcionar um maior desenvolvimento dessas regiões".

A agência de Extre-moz está situada na Rua Coronel Luiz Gonzaga Paiva, Centro, próximo a Estátua do Menino do Grude. Funcionará das 09h às 13h, de segunda a sexta-feira, com dois funcionários e gerente autônomo.

Além disso, contará com caixa eletrônico funcionando das 08h às 20h e fornecerá os serviços de abertura de contas, empréstimos e serviços convencionais, sendo gerenciada pelo executivo Ricardo Campos.  

Extremos: Inscrições para concurso público se encerram no próximo dia 22

A Prefeitura de Extremoz encerra no próximo dia 22 de novembro as inscrições para 380 vagas destinadas aos profissio-nais com nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 656,44 a R$ 1.841,11, com jornadas semanais de 30h e 40h. A previsão é que a prova escrita seja aplicada no dia 13 de janeiro de 2013.

Para o nível fundamental as vagas são para motoristas com as categorias A, B, C e D e Agente Operacional de Serviços. Já para o nível médio, as vagas disponibilizadas são para Auxiliar de Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Auxiliar de Farmácia, Técnico em Vigilância Sanitária e Ambiental, Agente Administrativo, Digitador, Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde - ESF.

Para nível superior, as vagas são para Assistente Social, Auditor Fiscal de Vigilância Sanitária, Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Obstetra e Pediatra),   Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Professor de Nível Superior nas disciplinas de Ciências, Geografia, Língua Inglesa, Portuguesa, Matemática, Artes, História, Educação Física e Filosofia, Professor de Nível Superior - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Professor de Nível Superior - Educação Infantil. 

Fonte: Jornal Metropolitano

Piabas no combate a dengue na região do Mato Grande

noticias

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de João Câmara está intensificando a luta no combate a dengue no município com piabas que eliminam ovos do mosquito Aedes Aegyti. Os agentes de saúde estão colocando os peixes em cisternas e reservatórios d'água para eliminação das larvas depositadas pelo mosquito nas bordas umedecidas dos reservatórios que podem conservá-los por período de até um ano.

Além dos ovos e as larvas, as piabas comem também os próprios mosquitos ao fazerem sua postura nos locais com peixes. A prefeitura disponibiliza de um número telefônico para fornecimento das piabas à população. O número é o (84) 3262-3658.
PESQUISA

Pesquisa realizada na UFRN comprova que a piaba pode ser usada no controle de larvas do mosquito transmissor da dengue. Testes em laboratórios revelaram que cada piaba, mesmo medindo entre 4 e 5 centímetros, é capaz de comer cerca de 900 larvas de Aedes a-egypti em 60 minutos. A pesquisa foi coordenada pela professora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, chefe do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Biociências da UFRN.

A descoberta, entanto, não deve ser aplicada em água usada para consumo. "Peixes são carreadores de bactérias e protozoários. Eu não recomendaria o uso da piaba em água que venha a ser ingerida. Mas se a água está armazenada em um tonel, por exemplo, e não é para beber, tudo bem. Esse pequeno peixe dá conta; ele é um excelente predador do mosquito transmissor da dengue", explicou Maria Ximenes.

O uso de piabas no con-trole do mosquito da dengue já vinha sendo adotado em vários municípios do do Rio Grande do Norte. 

Os testes realizados por dois anos em laborátórios comprovam a eficiência do método, mas os resultados não puderam ser testados em campo pelos pesquisadores.

Polícia Civil do RN recebe mais 21 novas viaturas

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, realizou na manhã de segunda-feira (12), na sede da Governadoria, a entrega de mais 21 novas viaturas à Polícia Civil. O evento faz parte da continuidade no processo de reestruturação da Polícia Civil do RN e dos investimentos na Segurança Pública do Estado.

"Essa é uma forma de dar à população do nosso Estado a garantia de que a segurança pública para nós é prioridade", declarou Rosalba Ciarlini, lembrando ainda a realidade encontrada quando deu início à sua gestão.

"Encontramos um estado com muitas dificuldades nessa área e vimos a necessidade de investimentos e os poucos recursos que tínhamos, mas sabemos do nosso compromisso, de dar boas condições de trabalho aos policiais para avançarmos no combate à criminalidade e gradativamente estamos conseguindo reestruturar a Polícia", enfatizou a governadora.

Ao todo, foram entregues 20 picapes e um caminhão-baú distribuídos para as unidades regionais de São Paulo do Potengi, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Patu, Alexandria, Santa Cruz e João Câmara, além das delegacias de Extremoz, São José do Mipibu, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, plantões Zona Sul e Zona Norte de Natal, bem como as Delegacias Especializadas Deatur, Defur-Natal e Denarc-Mossoró.

Para o Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, as viaturas chegam para dar maior eficiência nas investigações e para ajudar no transporte de materiais apreendidos. 

 "Sabemos que esses veículos são de suma importância para valorizar e dar me-lhores condições aos traba-lhos dos nossos policiais", disse Fábio Rogério, ressaltando que outra viatura ainda serão entregues até o final deste ano.

Fonte: DN Online

Natal: Inscrições para o concurso de Presépios Artesanais prorrogadas até o dia 26

As inscrições para o 1° Concurso de Presépios Artesanais que será realizado dentro da programação do "Natal em Natal" foram prorrogadas até o dia 26 de novembro. O concurso é uma promoção da Prefeitura de Natal, por meio das se-cretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) e Trabalho e Assistência Social (Semtas), tem o patrocínio do shopping Mãos de Arte e visa estimular a produção do artesanato potiguar. 

Segundo o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Murilo Barros, o objetivo dessa iniciativa é valorizar a produção artesanal potiguar, estimulando os artesãos confeccionarem e oferecer em seus produtos em lugar de visitação turística, despertando o espírito natalino entre os turistas que visitam Natal nesta época do ano e os próprios natalenses. 

A premiação conferida pelo shopping Mãos de Arte será a seguinte: 1° lugar: R$ 1.000,00; 2° lugar: R$ 800,00 e 3° lugar: R$ 500,00.

O responsável pelo marketing do shopping, Carlos Sodré, explicou que os artesãos não terão custo nenhum e receberão premiação e terão seus trabalhos expostos e comercializados no shopping Mãos de Arte. A escolha dos vendedores será realizada por uma comissão julgadora formada pela Secretaria de Trabalho e Ação Social. 

As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, localizada na Av. Café Filho, 746, Praia do Meio, das 8h às 12h. 

Os trabalhos inscritos no Concurso de Presépios Artesanais ficarão expostos no 3° piso do Shopping Mãos de Arte, sem custo para o artesão, nem para as secretarias municipais envolvidas no evento.

RN é eleito melhor destino do País pela Aviesp


noticia
 
O Rio Grande do Norte foi agraciado com o prêmio "melhor destino Estado" no Top de Qualidade de 2012 pela Associação dos Agentes de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp). Esta é a quarta vez que o RN recebe tal premiação.

 A entrega da premiação aconteceu esta semana em Campinas/SP, durante o V Seminário da Aviesp e contou com a participação do presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Sandro Pacheco. "É um momento de reconhecimento de nossas belezas naturais, nossas belas praias e nosso clima aprazível. É um momento importante para o turismo potiguar, o reconhecimento da sua principal vocação. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Emprotur orgulham-se e dividem com todos os potiguares este prêmio", comemora Sandro Pacheco.

A escolha do RN como melhor destino do País ficou a cargo dos 1.490 agentes de viagens de todo o País que participaram da 35ª Feira de Turismo do Estado de São Paulo (Aviestur), realizada em abril, em Campos do Jordão (SP). O Prêmio Top Aviesp tem como objetivo va-lorizar e reconhecer publicamente empresas do turismo brasileiro, elencar os melhores fornecedores para agentes de viagens e determinar ou certificar fornecedores, com a intenção de estabelecer critérios de aprovação para o mercado e agências de viagens. 

Fonte: Jornal Metropolitano

 

domingo, 11 de novembro de 2012

Copa 2014: Pendências colocam Arena em risco

Pendências de ordem técnica e burocráticas colocam em risco a liberação de recursos oriundos do financiamento feito pelo governo do Estado ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a consequente paralisação da Arena das Dunas, o estádio que está sendo construído em Natal para a Copa do Mundo da Fifa de 2014. O alerta é do Tribunal de Contas da União e está contido na última versão da "Matriz de Responsabilidades", documento periodicamente atualizado que estipula a responsabilidade dos governos federal, estaduais e municipais, além de parceiros privados, no pagamento e execução de obras de construção ou reforma de estádios, aeroportos, portos, além de investimentos em mobilidade urbana, turismo e telecomunicações. De acordo com o relatório do TCU, as obras da Copa do Mundo ficaram 14,7% mais caras que o inicialmente previsto.

Arena das Dunas está com apenas 39% das obras concluídas

Entre as pendências citadas pelo TCU estão a aprovação do projeto executivo pelo Corpo de Bombeiros; anotações de Responsabilidade Técnica dos autores de todos os documentos técnicos relacionados à obra, incluindo os projetos de engenharia e arquitetura, especificações técnicas, cadernos etc.; e o projeto executivo para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que ainda não teria sido entregue ao BNDES). O TCU constatou ainda que dos R$ 396,5 milhões contratados para construção do estádio, somente 20% (ou R$ 79,3%) foram utilizados na obra até o final de julho. Ao todo são 15 pendências destacadas pela 9ª Secretaria de Controle Externo (Secex). "Nesse sentido, aquela unidade técnica (9ª Secex) propôs que o Tribunal recomende ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte que ultime o atendimento das exigência do BNDES para  prosseguimento das transferências do financiamento contratado", cita o relatório.

Através da Assessoria de Imprensa, o engenheiro Demétrio Torres,  titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014, disse ao portal G1/RN que ainda não tinha conhecimento do conteúdo do relatório do TCU, no entanto, adiantou: "a situação da Arena das Dunas não é preocupante". Para ele, não existem nenhum impedimento para o repasse de recursos destinados à construção do estádio.

As medições apontam que faltando pouco mais de um ano e meio para início da copa, o Arena das Dunas só conseguiu atingir 39%. Em relação a outras sedes da Copa do Mundo, Natal é a que está mais atrasada. Em Fortaleza, por exemplo, 93% do estádio já foram concluídos. Das cidades nordestinas, Natal é a única a ficar de fora da Copa das Confederações, que será disputada no próximo ano. 

Sobre as demais obras de mobilidade, o TCU informa que elas pouco andaram. Exceção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que conseguiu fazer 5%, as demais não saíram do papel ou estão paradas.

Midway Mall abre vagas para o final do ano. Veja a entrevista

O comércio deverá gerar 3,5 mil vagas de emprego temporário em Natal, para o final do ano. Muitas lojas já começaram a contratar, mas ainda há chance de trabalho em setores como os shoppings. Só o Midway Mall oferece entre 600 e 700 oportunidades. Desse total, 50% devem virar empregos efetivos em 2013. Nesta entrevista, o presidente da Associação dos Lojistas do Midway, Denerval Jr, fala sobre as vagas, explica o que o shopping espera dos candidatos e dá dicas para que a experiência do empregado seja duradoura.

Fonte: TN Online

Abrigo São Vicente firma parceria com associação de São Paulo

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e a Associação Reciclázaro, instituição de ajuda de São Paulo, firmaram parceria para ajudar o Abrigo São Vicente de Paulo, de Ceará-Mirim. A parceria foi efetivada nos dias 18 e 19 deste mês

Na ocasião, estiveram em Ceará Mirim, os representantes da Associação Reciclázaro ao abrigo, padre  José Carlos Spinola; o supervisor geral, Aparecido Martins; e a coordenação do programa de atenção à Pessoa Idosa, Andréa Gadiolli Fidêncio Poscai, que conheceram o abrigo, antes de firmar a parceria.

A associação prestará assessoria, dando formação aos profissionais que traba-lham no abrigo. A primeira será em dezembro deste ano. O abrigo fará um le-vantamento das necessidades e, a partir daí, a associação orienta, no sentido da humanização do ambiente, em termos de estruturas, e das pessoas.

A Associação Reciclázaro, entidade com quase 15 anos de atuação no apoio a populações em situação de risco social, é vinculada à Arquidiocese de São Paulo. 

A entidade atua na acolhida e implementação de programas de reinserção de populações em situação de vulnerabilidade social (população de rua, pessoas vítimas de violência e exploração sexual, portadores de necessidades especiais, idosos, portadores do vírus HIV, dependentes químicos e outras em situação de exclusão social grave). Cerca de 950 pessoas passam diariamente pelos programas de reinclusão mantidos pela ONG.

 

PROJETO

Em 2012, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará Mirim, está realizando o Projeto "Trabalhando o Social à Luz da Igreja Católica", onde mensalmente no dia da missa na instituição, as pastorais, movimentos e serviços rea-lizam uma atividade sócio-cultural com os internos, além de apresentarem o seu gesto concreto.

A próxima edição acontece nesta sexta-feira (9) quando os agentes do Setor Juventude e da Pastoral da Comunicação articulam a arrecadação de material de higiene pessoal e a realização de atividades com profissionais da beleza (cortes de cabelo, maquiagem, hidratação da pele e unhas, etc). 

Fonte: Jornal Metropolitano

Novembro: Cobertura completa da festa da padroeira 2012


O Blog Ceará-Mirim News está preparando uma programação completa e diferenciada da festa de Nossa senhora da Conceição, padroeira da cidade.
A Cobertura têm inicio no dia da cerimônia de abertura, dia 28 de novembro, porém, já no dia 27, informações exclusivas, fleshs, fotos e vídeos já serão divulgados. 

Então, você não pode perder!

Blog Ceará-Mirim News | A Cidade em foco.

CBTU realiza a licitação para VLT de Natal/Grande Natal

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou no dia 31 de ou-tubro na sede da administração central do órgão, no Rio de Janeiro, a licitação para a compra dos 12 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) destinados a compor o sistema de Natal.

Além disso, a CBTU também realizou certame para aquisição de oito VLTs para o sistema de João Pessoa. No total serão 20 veículos comprados para as duas capitais do Nordeste.

O processo licitatório contou com a participação de duas empresas que apresentaram suas propostas, são elas: Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda com valor global de R$ 182.031.342,57 e a CAF Brasil Indústria e Comércio S/A com valor de R$ 268.870.774,26. 

A empresa cearense Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda venceu a concorrência e será a fornecedora dos trens composições para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos nas duas capitais. A empresa apresentou uma proposta de custo de R$ 182.031.342,57 para o fornecimento de 20 equipamentos, oito para João Pessoa e 12 para Natal.

Para o superintendente da CBTU Natal, João Maria Cavalcanti, a confirmação da implantação do VLT na Grande Natal é uma grande conquista para os potiguares, principalmente para a população da Região Metropolitana. "A gente sempre acreditou na modernização dos trens da CBTU em Natal. Com a chegada do VLT os passageiros passarão a ter um transporte moderno, rápido, seguro e muito mais confortável", afirma João Maria.

Cada um dos VLTs será composto por três carros movidos a tração diesel-hidráulica ou diesel-elétrica, em bitola métrica. Os carros serão fabricados em caixa de alumínio, tração nas extremidades, com climatização, reserva de espaços para portadores de necessidades especiais com sinalização de acordo com a legislação, sistema sonoro interno, cadeiras acolchoadas e piso antiderrapante.

Os VLTs serão financiados pelo PAC Equipamentos do Ministério das Cidades, que disponibilizou de R$ 154 milhões para o processo de modernização do Sistema de Trens Urbanos de Natal. 

Fonte: Jornal Metropolitano

Segunda Etapa de Vacinação contra febre aftosa é prorrogada

A Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (SAPE) informa que de acordo com a Nota Técnica do Departamento de Saúde Animal (DSA), foi autorizada a prorrogação da 2ª Etapa de Vacinação contra febre aftosa, em função da forte estiagem que está atingindo a Região Nordeste.

De acordo com o novo cronograma de vacinação, o criador poderá adquirir a vacina contra febre aftosa nas revendas agropecuárias autorizadas pelo IDIARN no período de 01 de novembro de 2012 a 30 de dezembro de 2012, e fazer a decla-ração da vacinação até o dia 15 de janeiro de 2013. 

Com a segunda fase da vacinação o órgão acre-dita que a ameaça da aftosa será extirpada com mais eficácia. 

A Secretaria também afirma que os índices de vacinação devem chegar a 80%, do rebanho, possibilitando ao RN o reco-nhecimento de área livre de febre aftosa, através do inquérito soroepidemiológico já iniciado no Estado.

 "A luta contra a aftosa é um problema de todos nós. A SAPE tem acompanhado de perto todo este processo de evolução no combate a aftosa”, disse o secretário Betinho Rosado.

Caern orienta racionamento de água no RN

A orientação dos técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é que a população use água de forma racional, pois a falta de chuvas está fazendo os mananciais de captação baixarem de volume. A estiagem, agravada pela evaporação dos reservatórios, reforça a importância do bom senso no uso do líquido.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um dos organismos que acompanha o período de seca no Nordeste, divulgou na última semana que o volume de chuva nas principais bacias da região é o pior em 83 anos.

O poder público estadual tem realizado diversas ações para o enfrentamento da seca. Com recursos dos governos federal e estadual, e do Banco Mundial, a Caern em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza investimentos em adutoras e sistemas de abastecimento que envolvem R$ 536,8 mi-lhões. Desse valor, R$ 329,5 milhões estão sendo aplicados em obras em andamento. Quinhentas mil pessoas padecem no Rio Grande do Norte no atual período de estiagem. 

Segundo dados do Governo do Estado, a falta de chuvas no Estado atinge 83% do rebanho bovino e 92% da população de ovinos e caprinos do território potiguar.

Independentemente de o usuário ser do interior ou da capital, a postura de acabar com o desperdício deve ser cotidiana, um exercício diário para não jogar pelo ralo um produto que recebe tratamento, de alto custo, para chegar às torneiras de mais de 800 mil famílias, e tem a nobre missão de matar a sede de mais de 2 milhões de potiguares.

O gerente de qualidade do Produto e Meio Ambiente, Afonso Holanda, lembra que a equipe de Educação Ambiental da Gerência de Qualidade da Água e Meio Ambiente (GQM) tem desenvolvido diversos trabalhos educativos para conscientizar a população. 

Fonte: DN online

Ceará Mirim foi palco do1º Seminário dos 8 Objetivos do Milênio

Idosos do Pastoril da terceira idade do CRAS URBANO de Ceará-Mirim, coordenados pela assistente Social Tassiane Úrsula, participaram na manhã desta terça-feira 06/11 da abertura do 1º Seminário em prol dos 8 Objetivos do Milênio, com a apresentação da dança "Aseus até amanhã", dança regional que está sendo resgatada por meio dos projetos Sociais da SEMTHAS, desenvolvidos pela Prefeitura de Ceará-Mirim.

Ceará-Mirim é a segunda cidade potiguar a sediar o Seminário municipal dos ODM e a terceira no país a instituir o Comitê dos 8 Objetivos do Milênio.
Cerca de 150 pesssoas entre órgãos, instituições, ONGs, lideranças sociais se reuniram para debater os processos de mobilização e municipalização dos ODM.
 
A secretária-chefe de gabinete, Luiza Moreira, que representou o prefeito Antônio Peixoto, ressaltou a importância da municipalização dos ODM em Ceará-Mirim, bem como destacou o empenho da equipe da Secretaria de Assistência Social pelo seu empenho na realização do evento.

Luiza destacou também, que além da esfera municipal, a participação social é elemento fundamental para a construção de políticas públicas e que o grande desafio das prefeituras é não perder as conquistas obtidas até agora. "O governo de Peixoto continua comprometido por meio de políticas públicas implementadas no município. E iniciativas como essa, contarão com o apoio irrestrito do nosso prefeito, inclusive para acabar com a fome e a miséria, um dos objetivos do milênio", ressalta Luiza Moreira.

O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, que encontra-se em viagem oficial em Vitória do Espírito Santo, acredita que as metas do milênio são um grande desafio da humanidade para melhorar o mundo. "Falando assim, parece que estamos dizendo que é para as pessoas cumprirem as metas. Mas estamos falando para nós mesmos. E é necessário mudar nós mesmos para melhorarmos o mundo", disse o prefeito.

Peixoto resssaltou que trazer as discussões dos ODM para Ceará-Mirim é muito importante, uma vez que, isso pode ser um motivo de transformação da vida do outro, daquele que não podia e que agora passa a poder e passa a fazer parte das discussões para melhorar o mundo.

Também participaram do evento, Maurício Dutra, assessor da Secretaria-geral da Presidência da República, Socorro Almeida, coordenadora estadual do Núcleo Nós Podemos, Alvamar Queiróz superintendente do Ibama, Roberto Sérgio Linhares, superintendente da Caixa Econômica Federal, além de secretários municipais e representantes da sociedade civil.

O seminário serviu para mobilizar as lideranças, e o resultado concreto será a criação do Núcleo Nós Podemos de Ceará-Mirim, formado com a participação da Prefeitura, Sociedade civil e da iniciativa privada.

A idéia é que os ODM estabelecidos pela ONU sejam cumpridos até 2015.
Entre as 191 nações que apoiam e discutem os Objetivos, está o Brasil. E de acordo com informações da Secretaria-geral da Presidência da República, para que melhore a vida dos brasileiros, é necessário que os municípios discutam esses objetivos.

O QUE A ONU PROPÕE ATÉ 2015
01 - Acabar com a fome e a miséria
02 - Educação básica de qualidade para todos
03 - Igualdade entre sexos e valorização da mulher
04 - Reduzir a mortalidade infantil
05 - Melhorar a saúde das gestantes
06 - Combater a Aids, a Malária e outras doenças
07 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
08 - Todo o mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Jorge Moreira

Assu e Ceará Mirim recebem o Ponto de Cultura Barracão Mambembe

O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare de Natal-RN, através do Ponto de Cultura Barracão Mambembe, patrocinado pelo Governo Federal em parceria com o Governo Estadual do RN, através da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, chega às cidades de Assu e Ceará Mirim essa semana (05 a 09 de novembro) com as oficinas “Voz, Corpo e Consciência” e “História e Teoria Teatral” respectivamente. A oficina “Voz, Corpo e Consciência” será ministrada em Assu pelo ator e integrante Dudu Galvão e tem como objetivo desenvolver uma consciência corporal nos atores, através de exercícios de preparação física e psicológica para o bom aproveitamento da cena. Como conseqüência, dotar o ator de um treinamento consciente do seu dia-a-dia como profissional do teatro. A oficina “História e Teoria Teatral” objetiva oferecer um aporte teórico sobre o panorama da história do teatro mundial, desde o teatro grego até o período contemporâneo, sempre aliando o período com a teoria do teatro. As oficinas são gratuitas.

Divulgada programação da Festa da Padroeira 2012

 
Aproxima-se a festa de nossa querida Padroeira: a Imaculada Conceição. Tempo de graça de Deus em nossa vida e fortalecimento de nossa missão evangelizadora em comunhão com todas as pastorais, setores e comunidades paroquiais.

Este ano, durante o novenário iremos refletir o tema "A exemplo de Maria, animados pela fé, sejamos promotores da vida", em comunhão com o Ano da Fé proclamado pelo Papa Bento XVI, por ocasião dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

As várias atividades sociais e arrecadadoras, presentes na programação, além de possibilitarem um clima alegre e de reencontro entre todos, também serão fonte de renda revertida em prol da restauração de nossa tão querida Igreja Matriz.

Aproveitamos para desejar uma abençoada festa e que cada um(a) possa sentir-se responsável, sendo um(a) multiplicador(a), articulando e animando todas as instâncias desta imensa paróquia, a fim de que realizemos uma bonita festa.


Fraternalmente,

Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior - Administrador Paroquial
Pe. João Maria Dias da Silva e Pe. Rogério Ferreira Barros - Vigários Paroquiais
Diác. Emanuel Bezerra Fernandes
Comissões da Festa/2012
 
Fonte: Pascom CM

Para conferir a programação completa, clique aqui

domingo, 4 de novembro de 2012

ENEM 2012: Segundo dia de prova foi de tranquilidade em Natal


O clima foi de tranquilidade no segundo dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em Natal. Comparado ao dia de ontem, quando se viu longos congestionamentos e candidatos se atrasando para a prova, este domingo com as pessoas já sabendo o local e a diminuição de candidatos por terem chegado atrasados ontem, o dia foi de pequenos incidentes, como o de Fabiana Rocha Sobrinho, 30 anos. Ela perdeu o cartão de confirmação na UNP da avenida Floriano Peixoto onde fez prova e não sabia ainda se iria fazer o ENEM. "Fui perceber no ônibus que esse cartão estava da debaixo da carteira", disse a candidata a uma das vagas no curso de de Administração na Unristiiversidade Federal do Rio Grande do Norte.

Concorrente de Fabiana Rocha, Lucas Sarmento Silva, 18 anos, está fazendo o NEM pela segunda vez, mostrando-se confiante. "Gostei da prova de ontem e para hoje tenho facilidade em matemática, mas tenho deficiência em redação", disse segurando uma folha como técnicas de argumentação em textos. Ele espera que o tema da redação seja violência ou meio ambiente. Lucas disse ainda que a prova é cansativa com muitos textos explicativos, sem muita objetividade.

 Quem concorda com a opinião de Lucas é Thiago Cristiano, 25 anos, que faz o ENEM pela terceira vez. "Os textos do ano passado eram longos. Melhorou para este ano, mas ainda precisa ser mais conciso, fazendo a gente perder muito tempo", disse. Lucas atualmente é aluno do curso de Ciências Socias da UFRN, mas pleteia a vaga de Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN).

Diferenças de personalidade a parte, em uma coisa os candidatos concordam: a distância do local de prova para as suas residências, o que fez muita gente não chegar no horário no dia de ontem. Lucas Sarmento mora em Nova Natal e faz prova no Campus Central do IFRN. "Tive que sair cedo de casa para dar tempo de chegar aqui. Já Thiago Cristiano mora no bairro Soledade II, na zona Norte e teve que fazer prova no Colégio Atheneu, em Petrópolis.

Sobre a quantidade de faltosos no primeiro dia e o motivo da diferença entre local de prova e moradia, os coordenadores dos colégios onde são realizadas as provas foram procurados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, mas se limitaram a enviar fiscais que informaram não poder atender a imprensa. Candidatos que perderam o primeiro dia de prova por conta da distância vêm ameaçando nas redes sociais a entrar na justiça contra a realizador do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que é vinvulado ao Ministério da Educação (MEC).

Equatoriano perde controle da moto e morre nas Quintas

Por volta das 6h20 deste domingo (04), o equatoriano Perea Carlozama Christian Paterson, 25 anos, faleceu ao perder o controle da motocicleta Twister CB 250 na avenida João Francisco da Mota e se chocou contra a parede da casa número 133C, da rua Frei Henrique Coimbra, no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal.

 Segundo testemunhas, a motocicleta de placa MYG-9302-Natal vinha em alta velocidade pela avenida, e o condutor perdeu o controle da mesma se chocando contra o portão e o muro da casa. A pancada foi tão forte, que o capacete rachou, provocando a morte instantânea de Perea ao ser atingido na cabeça.

O equatoriano era comerciante e morava na rua da Paz, no bairro do Bom Pastor.

TN Online