domingo, 4 de novembro de 2012

ENEM 2012: Segundo dia de prova foi de tranquilidade em Natal


O clima foi de tranquilidade no segundo dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em Natal. Comparado ao dia de ontem, quando se viu longos congestionamentos e candidatos se atrasando para a prova, este domingo com as pessoas já sabendo o local e a diminuição de candidatos por terem chegado atrasados ontem, o dia foi de pequenos incidentes, como o de Fabiana Rocha Sobrinho, 30 anos. Ela perdeu o cartão de confirmação na UNP da avenida Floriano Peixoto onde fez prova e não sabia ainda se iria fazer o ENEM. "Fui perceber no ônibus que esse cartão estava da debaixo da carteira", disse a candidata a uma das vagas no curso de de Administração na Unristiiversidade Federal do Rio Grande do Norte.

Concorrente de Fabiana Rocha, Lucas Sarmento Silva, 18 anos, está fazendo o NEM pela segunda vez, mostrando-se confiante. "Gostei da prova de ontem e para hoje tenho facilidade em matemática, mas tenho deficiência em redação", disse segurando uma folha como técnicas de argumentação em textos. Ele espera que o tema da redação seja violência ou meio ambiente. Lucas disse ainda que a prova é cansativa com muitos textos explicativos, sem muita objetividade.

 Quem concorda com a opinião de Lucas é Thiago Cristiano, 25 anos, que faz o ENEM pela terceira vez. "Os textos do ano passado eram longos. Melhorou para este ano, mas ainda precisa ser mais conciso, fazendo a gente perder muito tempo", disse. Lucas atualmente é aluno do curso de Ciências Socias da UFRN, mas pleteia a vaga de Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN).

Diferenças de personalidade a parte, em uma coisa os candidatos concordam: a distância do local de prova para as suas residências, o que fez muita gente não chegar no horário no dia de ontem. Lucas Sarmento mora em Nova Natal e faz prova no Campus Central do IFRN. "Tive que sair cedo de casa para dar tempo de chegar aqui. Já Thiago Cristiano mora no bairro Soledade II, na zona Norte e teve que fazer prova no Colégio Atheneu, em Petrópolis.

Sobre a quantidade de faltosos no primeiro dia e o motivo da diferença entre local de prova e moradia, os coordenadores dos colégios onde são realizadas as provas foram procurados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, mas se limitaram a enviar fiscais que informaram não poder atender a imprensa. Candidatos que perderam o primeiro dia de prova por conta da distância vêm ameaçando nas redes sociais a entrar na justiça contra a realizador do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que é vinvulado ao Ministério da Educação (MEC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário