domingo, 18 de novembro de 2012

Frota de veículos cresce acima da média e amplia o “nó” do trânsito

Com um crescimento disparado a cima da média nacional, a frota de veículos em Natal e municípios da Região Metropolitana atinge números imprescionantes. Dados divulgados pelo Detran-RN (Departamento Estadual de Trânsito) mostram que a  frota de veículos no Rio Grande do Norte cresceu sete vezes mais que a população nos últimos quatro anos. Houve um aumento de 34% na quantidade de veículos entre os anos de 2008 e 2011. No mesmo período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população potiguar cresceu apenas 5%. De acordo com o Detran, o ano passado encerrou com 862.335 veículos transitando em todo Estado. Em 2008, a frota era de 642.625. Naquele ano, havia 3.013.740 habitantes em terras potiguares. Três anos depois, a população norte-rio-grandense soma 3.168.027.  

 Com 32,5 veículos por  mil habitantes, Natal é a segunda capital do Nordeste com mais carros, e fica em 15º lugar em nível nacional. A frota continua a crescer uma média de 2 mil veículos por mês.
Além de cerca de 300 mil carros em Natal, Parnamirim tem mais de 60 mil. Somados, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Extremoz e Ceará-Mirim agregam mais 40 mil à frota. Assim, pode-se falar em mais de 380 mil veículos circulando na Grande Natal.

As facilidades do mercado aliadas à economia forte e crescente do Brasil são alguns fatores que explicam a expansão do poder aquisitivo da população. Atualmente, é possível comprar um veículo sem precisar pagar uma entrada. Esse número exagerado de veículos nas ruas contribui para a piora do problema urbano enfrentado por Natal: carros demais para ruas de menos. 

Essa invasão é um dos fatores que impulsiona os crescentes recordes de congestionamentos registrados na cidade. Como conseqüência desse aumento desordenado de veículos em relação às vias, a velocidade média dos carros na capital caiu.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário