domingo, 11 de novembro de 2012

Ceará Mirim foi palco do1º Seminário dos 8 Objetivos do Milênio

Idosos do Pastoril da terceira idade do CRAS URBANO de Ceará-Mirim, coordenados pela assistente Social Tassiane Úrsula, participaram na manhã desta terça-feira 06/11 da abertura do 1º Seminário em prol dos 8 Objetivos do Milênio, com a apresentação da dança "Aseus até amanhã", dança regional que está sendo resgatada por meio dos projetos Sociais da SEMTHAS, desenvolvidos pela Prefeitura de Ceará-Mirim.

Ceará-Mirim é a segunda cidade potiguar a sediar o Seminário municipal dos ODM e a terceira no país a instituir o Comitê dos 8 Objetivos do Milênio.
Cerca de 150 pesssoas entre órgãos, instituições, ONGs, lideranças sociais se reuniram para debater os processos de mobilização e municipalização dos ODM.
 
A secretária-chefe de gabinete, Luiza Moreira, que representou o prefeito Antônio Peixoto, ressaltou a importância da municipalização dos ODM em Ceará-Mirim, bem como destacou o empenho da equipe da Secretaria de Assistência Social pelo seu empenho na realização do evento.

Luiza destacou também, que além da esfera municipal, a participação social é elemento fundamental para a construção de políticas públicas e que o grande desafio das prefeituras é não perder as conquistas obtidas até agora. "O governo de Peixoto continua comprometido por meio de políticas públicas implementadas no município. E iniciativas como essa, contarão com o apoio irrestrito do nosso prefeito, inclusive para acabar com a fome e a miséria, um dos objetivos do milênio", ressalta Luiza Moreira.

O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, que encontra-se em viagem oficial em Vitória do Espírito Santo, acredita que as metas do milênio são um grande desafio da humanidade para melhorar o mundo. "Falando assim, parece que estamos dizendo que é para as pessoas cumprirem as metas. Mas estamos falando para nós mesmos. E é necessário mudar nós mesmos para melhorarmos o mundo", disse o prefeito.

Peixoto resssaltou que trazer as discussões dos ODM para Ceará-Mirim é muito importante, uma vez que, isso pode ser um motivo de transformação da vida do outro, daquele que não podia e que agora passa a poder e passa a fazer parte das discussões para melhorar o mundo.

Também participaram do evento, Maurício Dutra, assessor da Secretaria-geral da Presidência da República, Socorro Almeida, coordenadora estadual do Núcleo Nós Podemos, Alvamar Queiróz superintendente do Ibama, Roberto Sérgio Linhares, superintendente da Caixa Econômica Federal, além de secretários municipais e representantes da sociedade civil.

O seminário serviu para mobilizar as lideranças, e o resultado concreto será a criação do Núcleo Nós Podemos de Ceará-Mirim, formado com a participação da Prefeitura, Sociedade civil e da iniciativa privada.

A idéia é que os ODM estabelecidos pela ONU sejam cumpridos até 2015.
Entre as 191 nações que apoiam e discutem os Objetivos, está o Brasil. E de acordo com informações da Secretaria-geral da Presidência da República, para que melhore a vida dos brasileiros, é necessário que os municípios discutam esses objetivos.

O QUE A ONU PROPÕE ATÉ 2015
01 - Acabar com a fome e a miséria
02 - Educação básica de qualidade para todos
03 - Igualdade entre sexos e valorização da mulher
04 - Reduzir a mortalidade infantil
05 - Melhorar a saúde das gestantes
06 - Combater a Aids, a Malária e outras doenças
07 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
08 - Todo o mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Jorge Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário