domingo, 18 de novembro de 2012

Piabas no combate a dengue na região do Mato Grande

noticias

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de João Câmara está intensificando a luta no combate a dengue no município com piabas que eliminam ovos do mosquito Aedes Aegyti. Os agentes de saúde estão colocando os peixes em cisternas e reservatórios d'água para eliminação das larvas depositadas pelo mosquito nas bordas umedecidas dos reservatórios que podem conservá-los por período de até um ano.

Além dos ovos e as larvas, as piabas comem também os próprios mosquitos ao fazerem sua postura nos locais com peixes. A prefeitura disponibiliza de um número telefônico para fornecimento das piabas à população. O número é o (84) 3262-3658.
PESQUISA

Pesquisa realizada na UFRN comprova que a piaba pode ser usada no controle de larvas do mosquito transmissor da dengue. Testes em laboratórios revelaram que cada piaba, mesmo medindo entre 4 e 5 centímetros, é capaz de comer cerca de 900 larvas de Aedes a-egypti em 60 minutos. A pesquisa foi coordenada pela professora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, chefe do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Biociências da UFRN.

A descoberta, entanto, não deve ser aplicada em água usada para consumo. "Peixes são carreadores de bactérias e protozoários. Eu não recomendaria o uso da piaba em água que venha a ser ingerida. Mas se a água está armazenada em um tonel, por exemplo, e não é para beber, tudo bem. Esse pequeno peixe dá conta; ele é um excelente predador do mosquito transmissor da dengue", explicou Maria Ximenes.

O uso de piabas no con-trole do mosquito da dengue já vinha sendo adotado em vários municípios do do Rio Grande do Norte. 

Os testes realizados por dois anos em laborátórios comprovam a eficiência do método, mas os resultados não puderam ser testados em campo pelos pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário