domingo, 17 de março de 2013

Igreja do RN enaltece o Papa Francisco

noticias
 
Na tarde da quarta-feira (13), na Praça São Pedro no Vaticano, o mundo conheceu o novo papa. O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, é o novo líder da Igreja Católica. Ele escolheu o nome de Francisco que jamais fora usado em homenagem a São Francisco de Assis.

Bergoglio nasceu em 1936 em Buenos Aires. Ele foi nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II e atualmente era o arcebispo da capital argentina. O novo papa é primeiro sul-americano a ocupar o posto.

Contudo, os católicos não entenderam o fato do Vaticano, através de seu porta-voz, informar que o nome do papa é Francisco e não Francisco I, sob alegação de se tratar do primeiro pontífice com tal nome.  Trata-se de uma contradição, uma vez que quando foi nomeado o primeiro papa com o nome de João Paulo, este recebeu o nome do João Paulo I.

No Rio Grande do Norte, os católicos receberam a chegada do novo Papa com euforia. Para o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio, eleito Papa, será um papa “jesuíta-franciscano”, por se tratar de um arcebispo da Congregação dos Jesuítas e por ter homenageado São Francisco, na esco-lha do nome: Francisco I. “Ele inovou e surpreendeu ao escolher o nome de Francisco”, disse Dom Jaime, que falou sobre o estilo de Bergoglio.

“O novo Papa se portou com humildade, quando pediu para que rezássemos e pedíssemos a Deus que o abençoasse…Parece ser um homem revestido de muitas virtudes”, disse Dom Jaime, que se emocionou com o discurso do novo Papa.

O Arcebispo comentou que ficou emocionado quando assistiu ao pronunciamento do novo Papa e citou quatro palavras que, na visão dele, caracterizam Francisco I: silêncio, oração, acolhimento e simplicidade. “Parece ser um homem revestido de muitas virtudes”, reforçou.

Para o vigário da Paróquia de Parnamirim, padre Antônio Murilo de Paiva,  o Papa Francisco I será um papa que comandará a Igreja Católica dando a todos um exemplo de humildade, amor e fraternidade.  “Nos parece ser um homem revestido de muitas virtudes”, disse o vigário.

Padre Murilo também disse esperar que Sua Santidade Francisco I “lidere a Igreja Católica com amor e sabedoria, inspirando a paz entre os cidadãos do mundo e levando uma palavra de fé e o exemplo da caridade durante seu pontificado“.

Já o vigário-auxiliar padre Antônio Miguel, disse que saudava a escolha do novo papa com alegria, “principalmente pelo fato dele ter adotado o nome de Francisco I numa homenagem àquele que elegeu a pregação da paz, da humildade e a integração entre todos os seres vivos como opção de vida”.

A primeira viagem importante do Papa Francisco deve ser ao Brasil em julho próximo, onde participará da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário