domingo, 10 de março de 2013

MP apura contrações em São José de Mipibu

noticias
 
O Ministério Público Estadual (MPE) está apurando supostas contratações ilegais feitas pela Prefeitura de São José de Mipibu, já na gestão do prefeito Arlindo Dantas (PMDB), empossado no dia 1º de janeiro de 2013. A promotora Heliana Lucena Germano instaurou o inquérito civil número 05/2013.

O foco do MP é a prática de improbidade administrativa "ao efetuar contratações sem a realização de concurso público e criar cargos onerando a folha municipal, quando está em vigor decreto municipal decretando estado de emergência em razão de inexistência de recursos financeiros para pagamento de dívidas, dentre elas o pagamento de servidores efetivos referente ao mês de dezembro de 2012".

Quando assumiu o comando do município, o prefeito Arlindo Dantas anunciou haver encontrado o caos na gestão pública provocado pelo volume de débitos deixados para a atual gestão. Chegou a aletar a população mipibuense sobre os efeitos na economia do município.

Imediatamente, o prefeito tomou a decisão de de-cretar Estado de Emergência, evitando novas despesas para o município.

Com a medida tomada pelo chefe do executivo municipal nenhuma compra de caráter emergencial ou contratação no âmbito da administração deveria ser feita no prazo de 90 dias.  

A intenção da nova gestão era captar receitas para sanar o déficit na folha de pagamento dos trabalhadores em educação e, ao mesmo tempo, sanar as finanças públicas.

Contudo, em seu discurso na Câmara Municipal de São José de Mipibu, na terça-feira (26), o prefeito Arlindo Dantas esclareceu vários pontos do início de sua gestão. 

Disse que o Estado de Emergência decretado no início de 2013 já terminou desde o dia 18 de janeiro. Segundo o prefeito, o decreto durou apenas enquanto estavam havendo negociações com a classe dos educadores.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário