domingo, 10 de março de 2013

Semob implanta mudanças no trânsito de Natal

noticias 08 de Março de 2013

Em toda área da Av. Lima e Silva o trânsito passa por mudanças

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) começou a executar medidas para diminuir, em algumas áreas, os pontos de congestionamento e impacto do trânsito em Natal. As primeiras mudanças foram executadas no trecho da Avenida Lima Silva entre os dois principais corredores de trânsito da cidade - avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho -  com a redução de três para dois os tempos dos semáforos situados em frente à Rua Romualdo Galvão, além de alterações na rota dos carros que por lá circulam.

O secretário municipal adjunto de Trânsito, Walter Pedro da Silva, disse que por conta das dificuldades financeiras da prefeitura, a Semob está fazendo intervenções de menor porte, mas que têm resultado significativo, como no quarteirão entre a rotatória da Prudente de Morais e o Complexo do 4º Centenário: "As intervenções são pontuais, são coisas simples mas que dão um resultado significativo no atendimento da demanda de fluxo de veículos da cidade", destacou.

Walter da Silva cita que "outra medida enxuta" é a implantação do programa Via Livre na Avenida Rui Barbosa, desde a rua Norton  Chaves, em Nova Descoberta, até a Avenida Alexandrino de Alencar, no Tirol. Segundo ele, entre as 7  e 19 horas nos cinco dias úteis da semana, os carros não poderão estacionar junto ao meio fio nos dois sentidos da Rui Barbosa.

Ele disse ainda que a Semob vai começar a avaliar a implantação do Via Livre em outras vias públicas da cidade, começando pelas avenidas Bernardo Vieira, que corta a cidade no sentido norte e sul, e avenida Interventor Mário Câmara, que vai do Alecrim  (Zona Leste) à Cidade da Esperança, na região Oeste de Natal.

 MOBILIDADE
 
Também, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) deu prosseguimento a ação de reintegração de área pública no entorno do Hospital Onofre Lopes, zona Leste da capital. No local, havia construções e cigarreiras irregulares, retiradas em 2012 pelo órgão, e os escombros restantes estavam servindo de abrigo para usuários de drogas. A equipe de fiscalização ambiental demoliu a estrutura de alvenaria, e fez o isolamento e sinalização da área para evitar acidentes. A ação ocorreu na última quinta-feira (28).

Segundo Gustavo Szilagyi, fiscal da Semurb que acompanhou a ope-ração, os escombros estavam sendo utilizadas também como moradia para pessoas que vivem nas ruas. “O objetivo foi promover a completa demolição da área, bem como inviabilizar o acesso de pessoas mal intencionadas aos escombros. Além disso, instalamos uma cerca de isolamento para evitar acidentes”, disse.

Szilagyi esclarece que poucas estruturas foram mantidas no local, em virtude do risco de caírem sobre as casas de moradores da rua de baixo. “A demolição teve inicio pela lado sul da área, próximo à escadaria de acesso a comunidade local, seguindo daí até o último lote, situado vizinho ao Onofre Lopes. Foi construído uma cerca de aproximadamente 15 metros de comprimento, com 1,5 metros de altura”, acrescenta.

Fonte: Jornal Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário