domingo, 17 de março de 2013

Região: Fechamento da Casa de Farinha prejudica Vera Cruz

noticias 

Um projeto inovador que visava a mecanização da produção de farinha no distrito de Cobé, município de Vera Cruz, na Grande Natal, está encerrando a sua produção em decorrência da falta de chuvas na região. Trata-se da Agroindústria Farinha dos Anjos, que fechou as portas, demitiu 20 funcionários e torce agora por chuva para poder reabrir.

A seca que afetou a produção de mandioca - rareando a oferta e elevando o preço da raiz, matéria prima da unidade - foi a razão do fechamento da casa.

Em outras sete casas de farinha da região, a atividade é mantida de forma intermitente - apenas quando aparece mandioca. 

Moradores da região de Cobé que sobreviviam em função do trabalho na fábrica lamentam o fato. "É uma situação triste. Não temos o que fazer. A seca toma conta de toda a nossa região, lamentavelmente", afirma Francisco Canindé, 51 anos.

 O Distrito de Cobé, em Vera Cruz, fica distante 37 quilômetros de Natal. O projeto da Agroindústria Farinha dos Anjos foi ela-borado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). Na empresa, a raspagem era a única fase ainda feita de forma artesanal, enquanto o restante da produção era mecanizada.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário