domingo, 10 de março de 2013

Obras de mobilidade da Copa começam até o mês de junho

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A té o mês de junho a Prefeitura do Natal iniciará o complexo de obras da Copa do Mundo da FIFA de 2014. Os recursos estão orçados em R$ 434 milhões e são advindos dos ministérios da Integração e das Cidades. O referido complexo inclui obras de mobilidade urbana e de drenagem no entorno do estádio da Arena das Dunas. A previsão de conclusão é para o fim do primeiro semestre do ano que vem. 
 
As obras de mobilidade estão divididas em três partes: construção de um corredor viário nas avenidas Felizardo Moura, Napoleão Laureano e Capitão-Mor Gouveia; obras no entorno da Arena das Dunas para beneficiar o entroncamento de algumas avenidas; e construção de calçadas padronizadas nas principais avenidas que levam ao estádio.
A primeira parte das obras, que corresponde ao lote I, diz respeito à construção do corredor viário das avenidas Felizardo Moura, Napoleão Laureano e Capitão-Mor Gouveia. Segundo o secretário adjunto de Planejamento da Sempla, Alexandre Duarte, o projeto original está sendo revisto visando reduzir para 40 o número de desapropriações previstas no projeto original: 339. "Estamos aguardando esta definição para reapresentar o projeto a Caixa Econômica Federal e obter a auto-rização para iniciar as obras no próximo mês de junho".

As obras do lote II serão realizadas no entorno do estádio Arena das Dunas para beneficiar os entroncamentos da avenida Lima e Silva e Prudente de Morais, Lima e Silva com a Romualdo Galvão, Prudente de Morais com a Capitão-Mor Gouveia, Prudente de Morais com a Raimundo Chaves e Marginal da BR 101 com a BR 101.

De acordo com o secretário adjunto, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) está concluindo os projetos executivos para iniciar o processo licitatório. "Cada entroncamento terá uma solução diferente resultando na construção de túneis ou viadutos".

O terceiro lote, por sua vez, consta da construção de 278 mil m2 de calçadas padronizadas com acessibilidade e plataforma de embarque e desembarque para passageiros do transporte coletivo. 

Alexandre Duarte revela que a Semob está desenvolvendo o projeto que irá identificar os locais onde serão feitas as obras do calçadão. A meta é contemplar as principais avenidas que levam ao estádio Arena das Dunas.

Já as obras de drenagem constam da construção de um túnel que tem por objetivo permitir o escoamento das águas de chuvas do Centro Administrativo e Arena das Dunas com destino ao Rio Potengi. O custo está orçado em R$ 200 mi-lhões e as obras serão rea-lizadas em duas etapas, sendo a primeira parte concluída em maio de 2014.

As obras constam da limpeza e urbanização de sete lagoas: a de São Conrado, duas no Centro Administrativo, duas na Cidade da Esperança e duas em Nova Descoberta (Preá e dos Potiguares), drenagem da rua Dr. José Gonçalves e a construção de dois túneis que serão interligados na Avenida Jerônimo Câmara formando o túnel propriamente dito.

 MAIS RECURSOS
 
As ações de reestruturação e melhoria voltadas para a mobilidade urbana em Natal serão impulsionadas por mais de R$ 100 milhões. É isto o que prevê um projeto do Município protocolado no Ministério das Cidades, onde o prefeito Carlos Eduardo esteve na quinta-feira (28) para uma audiência com o ministro Aguinaldo Ribeiro.

O objetivo da reunião foi agilizar a liberação desses recursos, vinculados à linha do Programa de Aceleração do Crescimento direcionada às grandes cidades (PAC Grandes Cidades), bem como de assegurar outras ações compartilhadas entre a pasta e a Prefeitura do Natal. Ao todo, está prevista a aplicação de R$ 104 milhões nessas intervenções.

 




 A caçula das obras de mobilidade sob responsabilidade do governo esta-dual é a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), uma vez que o Estado tomou para si a responsabilidade dos projetos do Pró-Transporte, que seriam realizados pela Prefeitura do Natal para melhorar o trânsito na Zona Norte.
Do Pró-Transporte, apenas um viaduto ficou pronto na Avenida das Fronteiras e o governo ainda está fazendo readequações ao projeto para poder tocar o restante das intervenções - o VLT foi acrescido ao projeto. O veículo é uma espécie de metrô de superfície e a obra já tem assegurada R$ 74 milhões junto a União. Outros R$ 60 milhões serão solicitados como empréstimo para o governo. Ao todo, o VLT custará R$ 134 milhões e a previsão é que fique pronto em dezoito meses.

A obra usará as mesmas rotas de trens da CBTU, que cruza Natal em duas linhas (Norte e Sul), ligando a capital a cidades como Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim. "Ou seja, não é uma obra que requeira desapropriações. Como os trilhos serão modernizados e os trens substituídos pelos VLTs, acreditamos que ainda dê tempo de aprontar essa obra para a Copa. Beneficiará mais de 50 mil pessoas/dia, o equivalente a mil ônibus", contou o secretário de Mobilidade da Copa, Demétrio Torres.

Demétrio Torres afirmou ainda que a vantagem de uma obra como o VLT é que, além da agilidade na condução de passageiros, terá capacidade de transportar 50 mil usuários e será integrada ao sistema de ônibus da capital. 

"Atualmente os trens transportam 4 mil passageiros/dia. Aumentando essa demanda, com os trens de qualidade e os terminais de integração às linhas de ônibus, a quantidade de passageiros de algumas rotas que passam na Avenida Felizardo Moura poderá utilizar o serviço. Será uma solução para os engarrafamentos naqueles trechos. Uma solução de transporte público que ao mesmo tempo melhora a mobilidade", destaca o secretário.

Fonte: Jornal Metropolitano

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