As obras de mobilidade estão divididas em três partes: construção
de um corredor viário nas avenidas Felizardo Moura, Napoleão Laureano e
Capitão-Mor Gouveia; obras no entorno da Arena das Dunas para beneficiar
o entroncamento de algumas avenidas; e construção de calçadas
padronizadas nas principais avenidas que levam ao estádio.
A primeira parte das obras, que corresponde ao lote I, diz respeito
à construção do corredor viário das avenidas Felizardo Moura, Napoleão
Laureano e Capitão-Mor Gouveia. Segundo o secretário adjunto de
Planejamento da Sempla, Alexandre Duarte, o projeto original está sendo
revisto visando reduzir para 40 o número de desapropriações previstas no
projeto original: 339. "Estamos aguardando esta definição para
reapresentar o projeto a Caixa Econômica Federal e obter a auto-rização
para iniciar as obras no próximo mês de junho".
As obras do lote II serão realizadas no entorno do estádio Arena
das Dunas para beneficiar os entroncamentos da avenida Lima e Silva e
Prudente de Morais, Lima e Silva com a Romualdo Galvão, Prudente de
Morais com a Capitão-Mor Gouveia, Prudente de Morais com a Raimundo
Chaves e Marginal da BR 101 com a BR 101.
De acordo com o secretário adjunto, a Secretaria Municipal de
Mobilidade Urbana (Semob) está concluindo os projetos executivos para
iniciar o processo licitatório. "Cada entroncamento terá uma solução
diferente resultando na construção de túneis ou viadutos".
O terceiro lote, por sua vez, consta da construção de 278 mil m2 de
calçadas padronizadas com acessibilidade e plataforma de embarque e
desembarque para passageiros do transporte coletivo.
Alexandre Duarte revela que a Semob está desenvolvendo o projeto
que irá identificar os locais onde serão feitas as obras do calçadão. A
meta é contemplar as principais avenidas que levam ao estádio Arena das
Dunas.
Já as obras de drenagem constam da construção de um túnel que tem
por objetivo permitir o escoamento das águas de chuvas do Centro
Administrativo e Arena das Dunas com destino ao Rio Potengi. O custo
está orçado em R$ 200 mi-lhões e as obras serão rea-lizadas em duas
etapas, sendo a primeira parte concluída em maio de 2014.
As obras constam da limpeza e urbanização de sete lagoas: a de São
Conrado, duas no Centro Administrativo, duas na Cidade da Esperança e
duas em Nova Descoberta (Preá e dos Potiguares), drenagem da rua Dr.
José Gonçalves e a construção de dois túneis que serão interligados na
Avenida Jerônimo Câmara formando o túnel propriamente dito.
MAIS RECURSOS
As ações de reestruturação e melhoria voltadas para a mobilidade
urbana em Natal serão impulsionadas por mais de R$ 100 milhões. É isto o
que prevê um projeto do Município protocolado no Ministério das
Cidades, onde o prefeito Carlos Eduardo esteve na quinta-feira (28) para
uma audiência com o ministro Aguinaldo Ribeiro.
O objetivo da reunião foi agilizar a liberação desses recursos,
vinculados à linha do Programa de Aceleração do Crescimento direcionada
às grandes cidades (PAC Grandes Cidades), bem como de assegurar outras
ações compartilhadas entre a pasta e a Prefeitura do Natal. Ao todo,
está prevista a aplicação de R$ 104 milhões nessas intervenções.
A caçula das obras de mobilidade sob responsabilidade do governo
esta-dual é a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), uma vez
que o Estado tomou para si a responsabilidade dos projetos do
Pró-Transporte, que seriam realizados pela Prefeitura do Natal para
melhorar o trânsito na Zona Norte.
Do Pró-Transporte, apenas um viaduto ficou pronto na Avenida das
Fronteiras e o governo ainda está fazendo readequações ao projeto para
poder tocar o restante das intervenções - o VLT foi acrescido ao
projeto. O veículo é uma espécie de metrô de superfície e a obra já tem
assegurada R$ 74 milhões junto a União. Outros R$ 60 milhões serão
solicitados como empréstimo para o governo. Ao todo, o VLT custará R$
134 milhões e a previsão é que fique pronto em dezoito meses.
A obra usará as mesmas rotas de trens da CBTU, que cruza Natal em
duas linhas (Norte e Sul), ligando a capital a cidades como Parnamirim,
Extremoz e Ceará-Mirim. "Ou seja, não é uma obra que requeira
desapropriações. Como os trilhos serão modernizados e os trens
substituídos pelos VLTs, acreditamos que ainda dê tempo de aprontar essa
obra para a Copa. Beneficiará mais de 50 mil pessoas/dia, o equivalente
a mil ônibus", contou o secretário de Mobilidade da Copa, Demétrio
Torres.
Demétrio Torres afirmou ainda que a vantagem de uma obra como o VLT
é que, além da agilidade na condução de passageiros, terá capacidade de
transportar 50 mil usuários e será integrada ao sistema de ônibus da
capital.
"Atualmente os trens transportam 4 mil passageiros/dia. Aumentando
essa demanda, com os trens de qualidade e os terminais de integração às
linhas de ônibus, a quantidade de passageiros de algumas rotas que
passam na Avenida Felizardo Moura poderá utilizar o serviço. Será uma
solução para os engarrafamentos naqueles trechos. Uma solução de
transporte público que ao mesmo tempo melhora a mobilidade", destaca o
secretário.
Fonte: Jornal Metropolitano
Nenhum comentário:
Postar um comentário