terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Por falta de recursos financeiros, Prefeitura cancela o Auto de Natal

noticias 02 de Dezembro de 2011

O Auto de Natal já era uma tradição na cidade

O espetáculo “Auto do Natal” foi cancelado pela Prefeitura. A informação foi dada ontem, quinta-feira (1º) pela diretora do evento, Diana Fontes. Segundo ela, o motivo foi a falta de tempo hábil para habilitar o projeto na Lei Rouanet, de incentivo à cultura. Porém, há informações também de que o município não tem recursos para custear o evento.

Nas duas últimas semanas, artistas vinham ensaiando o espetáculo. Restaram duas opções: receber mil reais pelo tempo trabalhado ou ingressar no evento “Presente de Natal” e receber um cachê – não revelado – mais alto.

Em anos anteriores, o Auto de Natal era realizado em um palco de 40 metros com um elenco formado por mais de 300 pessoas, sendo atores principais, figurantes de grupos folclóricos, além de uma equipe de produção  entre diretores, coreógrafos, figurinistas, maquiadores, cenógrafos, etc..

Em 2010, a  história do espetáculo “Maria, José e o Menino Deus” abordou o proto-evangelho de Tiago, considerado apócrifo, retrata os acontecimentos que precederam o nascimento de Cristo, contando a história de Maria e da sua natividade, além de trazer pitorescos detalhes da infância de Jesus. O foco em 2010 é o conflito da natividade entre Maria e José.

Também, no ano passado, o Auto do Natal 2010 teve uma novidade para o público, que foi a transmissão ao vivo da programação de shows e do espetáculo Maria, José e o Menino Deus, através do site: www. canal8.net e também pela rádio 95 FM. No primeiro dia do evento acessaram a programação internautas de cidades como Fortaleza/ CE, Recife/PE, São Paulo/ SP, Vila Velha/MG, além de países como Estados Unidos, Holanda.

O espetáculo Auto de Natal também era apresentado dentro das comemorações de aniversário da capital do Rio Grande do Norte, também conhecida como a Cidade do Sol, já que o astro rei brilha mais aqui durante o ano todo. Para os movimentos culturais da cidade, a suspensão do espetáculo, que já era uma tradição na cidade, é mais uma prova inequívoca da má administração que  Natal está submetida, sob o comando da prefeita Micarla de Sousa. 

JORNAL METROPOLITANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário