terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Escolha do nome do novo aeroporto de São Gonçalo é motivo de polêmica

A escolha do nome do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que só será concluído em 2014, começa a gerar polêmica. Inicialmente, lideranças de grupos folclóricos e demais frentes da cultura do município se mobilizaram para referendar o nome da romanceira Militana Salustino para nominar o novo aeroporto internacional sediado no município.

Mais de 50 artistas assinaram o manifesto a ser entregue às autoridades políticas de São Gonçalo. Um dos organizadores da manifestação, o fotógrafo e pesquisador da Comissão Estadual de Folclore, Lenilton Lima, justifica o nome de Dona Militana pela representatividade da cultura popular de São Gonçalo do Amarante e por ter elevado o nome do município para além das fronteiras regionais quando recebeu a Comenda Máxima da Cultura Popular das mãos do então presidente Lula, em 2005. A mesma Comenda foi entregue a nomes como Oscar Niemeyer e Chico Buarque de Holanda. “São Gonçalo precisa de um nome que eleve a sua cultura para fora do Brasil”, acrescenta Lenilton.

Outros nomes já especulados para denominar o Aeroporto de São Gonçalo foram os dos ex-governador e amante da aviação, Juvenal Lamartine; do folclorista Câmara Cascudo; e do ex-prefeito de Natal, Djalma Maranhão.

Na última semana, deputado federal Henrique Eduardo Alves que encaminhou projeto de lei à Seção de Registro, Controle e Análise da Câmara dos Deputados propondo o nome de “Ministro Aluízio Alves” (seu pai) para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Não há previsão de quando a matéria será apreciada.

Aluízio Alves, morreu em 2006. Foi jornalista, ex-governador, deputado federal e ministro de Estado. Henrique justificou a homenagem ao pai alegando que ele foi “a maior liderança popular e carismática do RN”.

Para o líder do PMDB na Câmara, também é justificável a homenagem na medida em que o aeroporto será “uma arrancada no crescimento do RN só vista antes na gestão modernizadora de Aluízio Alves”.

“Questionaremos essa decisão de escolher o nome de Aluízio Alves sem consultar o povo e os artistas da cidade”, adianta Lenilton Lima.

Já o prefeito Jaime Calado é de opinião que o Aeroporto deveria levar o nome do ex-presidente Lula.

Na segunda-feira (28), a presidenta da República, Dilma Roussef desembarcou no aeroporto para a assinatura da concessão para iniciativa privada. O grupo que administrará o aeroporto, o Consórcio Engevix, promete entregar o terminal de passageiros para a Copa do Mundo de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário