O ano chega ao fim com mais uma conquista importante do IFRN: no último dia 20, a aluna Cecília Tavares, 16 anos e aluna do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Caicó, participou da final da Olimpíada Nacional de Geografia, ficando entre os 20 primeiros colocados na competição. A solenidade de premiação foi no Rio de Janeiro, para onde Cecília viajou, acompanhada do pai e do professor, Carlos Eugênio de Faria.
Esta foi a quarta edição da olimpíada, conhecida também como A Viagem do Conhecimento. Promovida Revista National Geographic, da Editora Abril, a competição tem como objetivo aferir o conhecimento de jovens de todas as escolas do território brasileiro na área da Geografia. Participam do desafioalunos matriculados no oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio e escolas públicas e particulares.
A competição é realizada em três etapas: local, regional e final. Na fase local, o próprio educador responsável se encarrega de baixar, imprimir, aplicar e corrigir as provas disponibilizadas na área restrita do site (http://www.viagemdoconhecimento.com.br); na fase regional, os alunos selecionados se deslocam para escolas-sedes, responsáveis por aplicar as provas. Nesta etapa, a organização do Desafio imprime e envia as provas para cada escola-sede; já a fase final é realizada em uma cidade brasileira indicada pelo Comitê Gestor. As provas são impressas, aplicadas e corrigidas pela equipe pedagógica da olimpíada.Esta foi a quarta edição da olimpíada, conhecida também como A Viagem do Conhecimento. Promovida Revista National Geographic, da Editora Abril, a competição tem como objetivo aferir o conhecimento de jovens de todas as escolas do território brasileiro na área da Geografia. Participam do desafioalunos matriculados no oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio e escolas públicas e particulares.
Dos 300 mil alunos que participaram da fase local, apenas 28 mil foram para a fase regional e, desses, só 20 foram para a final. A equipe do IFRN foi a única a representar o Rio Grande do Norte. “Chegamos ao Rio na quinta-feira e, logo na sexta, Cecília teve que encarar uma série de atividades de avaliação: uma prova objetiva, duas atividades de campo, sendo uma no Corcovado e outra no Jardim Botânico, como também uma redação que teve como tema a cidade do Rio de Janeiro”, conta orgulhoso o professor Carlos Eugênio.
Os 20 finalistas foram premiados com medalhas, certificados, livros, revistas, além de terem tido todas as despesas da viagem para o Rio de Janeiro com os pais e professor responsável custeados pela organização.
“Estão todos de parabéns: a aluna, o professor, o Campus Caicó e o nosso Instituto de uma maneira geral. Desempenhos como esse nos enchem de orgulho e nos dá a certeza de que estamos realizando um bom trabalho”, elogiou o reitor Belchior de Oliveira Rocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário