terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Concluintes do curso de corte e costura já estão empregados em Ceará Mirim

Mais de 60 pessoas, incluindo homens e mulheres, residentes no município de Ceará Mirim, receberam no último dia 24 seus certificados de conclusão do curso de qualificação em Corte e Costura, promovido por meio do SINE-RN.  A Cooperativa de Produção Artesanal do Crutac-Coopercrutac, com sede em Natal-RN, foi a instituição responsável por qualificar todo o pessoal, ministrando as aulas práticas e teóricas.

Mas antes mesmo da entrega oficial dos certificados, muitas delas sequer puderam comparecer à própria formatura já comemorava o fato de estar empregada. Parte dos qualificados foi contratada por uma empresa local, do setor têxtil, que se instalou na cidade de Ceará Mirim. A outra parte trabalha agora em um dos maiores grupos têxteis do Estado - Guararapes.  

Entre os novos trabalhadores formais está a dona de casa Gislaide Câmara, 33 anos e mãe de três filhos. Recém contratada pela empresa do segmento têxtil que se instalou em Ceará-Mirim no início deste mês de novembro, ela conta que estava desempregada havia dois anos. "Estou muito feliz por ter conseguido esse emprego e mais ainda porque é a primeira vez que tenho um trabalho com carteira assinada", comemora.

Entre os concluintes estão uma mãe e seu filho. A mãe, Elaine Cristina Câmara, 36 anos, já está trabalhando, mas o filho, Francisco Crisóstomo Melo, 18, ainda espera por uma vaga de trabalho.  "Quis fazer esse curso de olho numa oportunidade em qualquer uma dessas grandes fábricas têxteis", confessa.  Já Mário do Nascimento, aos 19 anos, comemora o primeiro emprego de sua vida. "Costuro botões em camisas, mas precisei fazer um curso de corte e costura para conseguir um trabalho", ressalta.

O curso de qualificação em Corte e Costura foi executado via Plano Territorial de Qualificação-Planteq, programa do governo federal, executado por meio do Ministério do Trabalho e Emprego-MTE.  Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador, mas há uma contrapartida financeira por parte do Governo do Estado, através da Sethas. Neste, os investimentos foram de R$ 54,9 mil. A prefeitura entrou com a estrutura do local para a realização das aulas, que duraram 50 dias utéis, segundo Letícia Emerenciano, técnica supervisora do SINE-RN. Máquinas, tecidos e utensílios de costura foram adquiridos para as aulas práticas.  Outro município da Grande Natal contemplado pelo Planteq foi São Gonçalo do Amarante. Lá, 42 pessoas, distribuídas em duas turmas, fizeram o curso de eletricistas. As aulas foram ministradas pela FCDL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário