segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Câmara Municipal recebe Decoração Natalina

A ESTRELA E A ESPERANÇA.

A estrela no mundo antigo grego era o símbolo de Vênus, regente da força feminina, “Observando o céu e anotando a posição da “Estrela Matutina” durante 8 anos, o traçado do chamado período sinódico, de Vênus forma um Pentagrama (período sinódico), é o tempo que um planeta leva para retornar a uma mesma posição em relação ao sol por um observador na Terra.

No cristianismo a estrela simboliza a esperança que sempre existirá no fim do túnel, ou seja, aquele pontinho de luz na imensidão noturna, sempre a cintilar mostrando que sempre existirá luz, mesmo quando o Astro Rei adormece.

O culto da Deusa Vênus, no mundo contemporâneo cristão se desdobrou no inconsciente coletivo da humanidade da Grande Mãe Maria, invocada na Ladainha de Nossa Senhora como a “Estrela de Davi”.
Também é símbolo do microcosmo, revelando a sua analogia e identidade com o universo ou macrocosmo. Suas cinco pontas representam: a superior - a cabeça, as laterais - os dois braços; as inferiores - as duas pernas. Esta é uma postura que procura refletir, em termos de estado de consciência, um equilíbrio ativo e a capacidade de compreensão que deve possuir cada homem para transformar a si mesmo num centro irradiante de vida “como uma estrela no firmamento”. Esta figura geométrica pentagonal representa também um cânone estético arquetipal denominado “divina proporção”. Como fonte de luz e inspiração celestial, a estrela de cinco pontas é considerada, esotericamente, emblema do princípio inspirador do bem, do verdadeiro e do belo, tanto no mundo como no homem.
Na realidade existem muitos outros símbolos atribuídos a estrela, mas o que quis realmente os parlamentares do Município de Ceará-Mirim/RN, todos representados na pessoa do presidente, vereador Ronaldo Venâncio (PMN), presentearem os munícipes com uma decoração de fim de ano, inspirada na simbologia de esperança e fé das estrelas.
Tal decoração se observa e se escuta diuturnamente no belo e elegante prédio de arquitetura neoclássica e Sede do Poder Legislativo.

Bem, assim como as estrelas, o Poder Legislativo levou para o povo de Ceará-Mirim, sua mensagem simbólica de fé e esperança, mais uma vez reafirmando o compromisso que tem com o povo canavieiro, que espera destes homens e mulheres públicos, a esperança de dias melhores para si e suas famílias.

O Poder Legislativo através do “múnus público” dado pelo Povo, que tem na Casa Legislativa sua verdadeira casa, presenteou o povo na decoração em comento, transliterando os desejos de esperança em dias melhores da população, esta que é na realidade a verdadeira “Constelação” de “Estrelas” que conduz os sentimentos dos vereadores que fazem a Câmara Municipal de Ceará-Mirim, amam seu povo, e fielmente aprenderam a lição de Olavo Bilac que assim reza:

"Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas”

DENILSON VENÂNCIO RODRIGUES.
(Executor da decoração de Natal e fim de ano acima referida).

87fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário