domingo, 24 de fevereiro de 2013

Apresentação do Estádio Barretão

Aconteceu hoje pela manhã, no Estádio O Barretão, Ceará Mirim, Café da Manhã promovido pelo empresário Marconi Barreto à imprensa e convidados para tomar conhecimento de como andam as negociações entre a MPB EMPREENDIMENTO e o América. Na ocasião Marconi falou sobre a proposta apresentada ao time alvirrubro para médio prazo. ‘O América optando para jogar no Barretão, ‘encontrará toda essa estrutura que vocês estão vendo e, mais, conseguirá recursos para ajudar na construção da Arena América’, disse Marrconi.

Confira os Flashs:

 
Falou na ocasião parabenizando a iniciativa do empresário Marconi Barreto o Presidente da FNF; deputado Gustavo Fernandes; o comentarista Lauro Neto e este blogueiro e jornalista Iran Costa. Resta agora esperar que o Presidente do América Alex Padangue e sua diretoria executiva amadureçam e anuncie qual o estádio o América irá disputar seus jogos pelo campeonato Potiguar e pelo Brasileiro Série B.

 
Se depender de um Estádio, sem dúvida o escolhido será o Barretão com capacidade para 7 mil torcedores já e 10 para abril.

 
O evento contou com o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF Dr. José Vanildo; ex-presidente do Alecrim Orlandinho; do deputado estadual Gustavo Fernandes; representante do prefeito Antônio Peixoto, Dr. Pedro Avelino Neto; do presidente da Câmara Municipal, Renato Martins, além de vários vereadores; ex-prefeito de Etremoz, Enilton Trindade entre outras autoridades.



Fonte: Iran Costa

Policial militar do RN morre em acidente de trânsito, entre Extremoz e Ceará-Mirim



Um soldado da PM morreu por volta das 20h30 de hoje, vítima de um acidente de trânsito na rótula entres as BRs 101 e 406 (entre Extremoz e Ceará Mirim).O soldado Junior Silva, lotado no GTO de Goianinha, estava pilotando uma motocicleta quando foi atingido pelo motorista de um Celta de cor prata, pertencente a uma locadora de veículos.O militar morreu na hora.

Ele tinha saído de serviço em Goianinha hoje cedo e se preparava para fazer um curso de operações no Choque na próxima semana.A PM está mobilizada para localizar o carro que matou o soldado. A placa foi anotada. Um outro fato lamentável: logo após um acidente um homem parou em um Fiat Uno branco e pegou a pistola nas costas do soldado, alegando que era sargento da polícia. Este homem também está sendo procurado.


Fonte: 87 FM

Ceará-Mirim: Adolescente de 17 anos é morto a tiros em Capela

Um estudante identificado como João Manoel de Sousa Barbosa, 17 anos, foi morto na madrugada deste domingo no distrito de Capela. Ele foi atingido por vários tiros no bar Beira Rio, junto com um colega também adolescente identificado apenas como 'Doriva', e morreu no hospital de Ceará-Mirim.

A família teria sido informada do crime por uma vizinha por volta das 4h, que disse não ter visto quem atirou nos dois jovens. Segundo os familiares de João Manoel, o estudante não tinha passagem pela polícia nem era usuário de drogas. Doriva, no entanto, já havia sido preso e tinha envolvimento com drogas ilícitas, segundo a família de João.


Fonte: 87 FM

Natal recebe competição regional de jiu-jitsu em abril no SESI

noticias 
 
O Ginásio do SESI recebe nos dias 27 e 28 de abril o Nordeste Open de Jiu-Jitsu, campeonato regional que reunirá cerca de dois mil atletas de todo o Brasil em Natal.  Serão R$ 20 mil em prêmios e disputas em todas as categorias.

O torneio será o maior realizado na capital potiguar e promete ser uma das melhores do Nordeste. O evento seguirá todas as normas técnicas e de segurança, estabelecidas no Livro de Regras da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e terá muitos diferenciais, entre eles alojamento com café da manhã; seguro de vida para todos os atletas; atendimento médico e ambulância equipada com desfibrilador, premiação para academia campeã e com o maior número de atletas inscritos; entre outros.

A apresentação oficial do evento com lançamento do site e início das inscrições será no próximo dia 26 de fevereiro. O Nordeste Open de Jiu-Jitsu é mais um grande evento esportivo com a qualidade da HC Sports (Hora de Correr) que tem em seu portfólio eventos como o Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos; Circuito Qualidade de Vida Nordestão; Corrida Soldados do Fogo, Corrida Miranda; Expedição 4x4 Rally In Mare; entre outros.  

Fonte: Tribuna do Norte

Professores de Ceará Mirim exigem pagamentos de direitos antes do início do ano letivo de 2013

noticias

A Regional do Sinte/RN de Ceará-Mirim esteve reunida com o prefeito Antônio Peixoto, na sexta-feira (15), para tratar de assuntos emergenciais com relação ao início do ano letivo. Além do prefeito, participaram da reunião no gabinete do Executivo, as secretárias Ângela Aquino (Educação), Glauciane Tavares (Administração) e Luiza Moreira (Gabinete Civil).

Na pauta, o sindicato abordou o calendário de pagamento dos salários dos educadores (a proposta é fixar uma data para evitar atrasos), a quitação do 1/3 de férias da categoria e o cumprimento do acordo da última greve, que previa o pagamento parcelado do piso dos professores.

Além disso, o Sinte também reivindicou o reajuste de 7,97% do piso salarial da categoria para 2013. O fechamento arbitrário do turno noturno de duas escolas de Ceará-Mirim também foi pautado pelo sindicato, bem como a realização do concurso público para a educação, conforme prometido pela Prefeitura.

Em nota divulgada, a Regional do Sinte/Ceará Mirim informou que a pressão dos trabalhadores neste momento é muito importante para que as reivindicações sejam alcançadas. "Sem a participação e a luta dos educadores, não será possível avançar. Por isso, o sindicato convida a categoria a retomar as mobilizações para que tenhamos condições de iniciar o ano letivo. Não podemos aceitar  o descaso", diz a nota.

Para a prefeitura de Ceará Mirim, a reunião foi considerada bastante positiva, porque houve alguns avanços, dentro das possibilidades do município. Com relação ao calendário de pagamento impresso, o prefeito Peixoto informou aos educadores que até o final do mês de março o município implantará e apresentará à categoria.

Já no ponto em relação ao ajustamento do piso, o prefeito também garantiu que atenderá a partir do mês de março, enquanto que no ponto apresentado pelos sindicalistas em relação ao concurso público, o prefeito garantiu que até o final do primeiro semestre de 2013, pretende realizar. Alguns pontos dos oito que compuseram a pauta não avançaram porque dependem de alguns estudos por parte das secretarias de educação e administração, o que foi determinado pelo prefeito Peixoto.
 
Fonte: Jornal Metropolitano

Comunidade da Raposa vai ganhar estação ferroviária da CBTU


A Prefeitura de Ceará-Mirim, em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está começando as obras de construção da Estação Ferroviária da comunidade rural de Raposa. O empreendimento atende a um antigo pedido dos moradores daquele distrito, pleiteado à CBTU.

A construção da estação beneficiará todos os moradores da comunidade, que atualmente precisam caminhar cerca de 4,5 km até a estação mais próxima, em Massangana, para poder ter acesso ao transporte férreo, já que o trem é o único meio de transporte público utilizado pela população interiorana, nessa região de Ceará-Mirim.

O superintendente da CBTU, João Maria Cavalcante, esteve visitando o local da obra. "Essa obra na verdade, é um grande avanço, graças aos esforços do prefeito Peixoto, que empreendeu luta e determinação na busca de sua realização atendendo ao pedido desses moradores", destacou o supe-rintendente.

De acordo com a parceria, a CBTU disponibilizará parte do material e a orientação técnica para a construção da parada, cabendo à Prefeitura a outra parte do material, bem como a mão de obra.

A construção da estação, a ser implantada entre as estações de Extremoz e Massangana, beneficiará diretamente, 1.500 habitantes das comunidades de Raposa, Timbó, Oitizeiro e Nova Esperança. A ação, oferecerá aos usuários do transporte ferroviário mais uma opção de embarque e desembarque ao longo da Região Metropolitana de Natal.

Municípios da Grande Natal com risco “muito alto” de dengue

de dengue

noticias
 
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou no dia 15 o Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência de dengue no ano de 2013.

São 48 municípios com risco muito alto de dengue, 40 apresentam risco alto, 42 com risco moderado e 37 estão com risco baixo para uma epidemia de dengue.

A finalidade do mapa é fornecer subsídios que possam auxiliar na delimitação das áreas que necessitam de maior fortalecimento das ações de combate ao vetor e organização dos serviços de saúde. 

O Mapa de Vulnerabilidade é elaborado a partir de uma matriz estatística, cuja classificação final de risco é um indicador composto pelos seguintes parâmetros: Incidência de dengue nos últimos 10 anos (número de casos suspeitos por cada 100.000 habitantes), Índice de Infestação Predial de 2009 a 2011 (Porcentagem de imóveis que possuíam focos positivos de dengue), Índice de Infestação Predial de 2012, Índice de Pendências de 2012 (Porcentagem de imóveis que não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e Densidade Demográfica de 2012.

"Estamos programando um cronograma de visitas de monitoramento nos municípios da Grande Natal, que são os que apresentam grande densidade populacional e maior risco de chuva, por estarem na região litorânea. Trabalhando com estes municípios o nosso objetivo é diminuir a sobrecarga na assistência dos hospitais", explicou Stella Leal, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Na Grande Natal, os municípios com risco "muito alto" são: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Ceará Mirim. Para o restante dos municípios a Sesap irá trabalhar junto com as Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) para que façam um acompanhamento mais de perto.

Ceará-Mirim: Novo estádio “Barretão” está quase pronto!

Ceará Mirim

noticias
 
Uma mini cidade está sendo construída em Ceará-Mirim, município localizado a 28 quilômetros de Natal. Em uma área de mais de 250 hectares, o Estádio Manoel Barreto, já chamado de Barretão, está sendo construído e será o "coração" do complexo que ainda conta com mais de 6.000 casas populares, além de cinco campos de treinamento, pista de kart e arrancada.

O projeto e todo o investimento são do empresário Marconi Barreto, que é filho da terra e, após passar duas décadas e meia morando fora do País, retornou para realizar este antigo sonho.

Iniciado no dia 1º de outubro do ano passado, o Estádio Barretão irá receber 6.400 espectadores num primeiro momento. A previsão é de que até o final de março os 10 mil lugares planejados para essa primeira etapa estejam concluídos, atendendo às exigências da CBF. 

Mas há outro interessado nessa conclusão, o América, que precisou adotar outra cidade para sediar seus jogos e acabou seguindo para Goianinha, onde vinha jogando. No entanto, o alto custo para a instalação de arquibancadas metálicas fez o clube repensar a parceria, até que surgiu o estádio em Ceará-Mirim, que está sendo bem-vindo para as pretensões alvirrubras.

Segundo Marconi Barreto, empresário e idealizador do projeto, está fechado um acordo entre ele e o time alvirrubro, que irá disputar três competições em 2013: o Campeonato Potiguar, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

“O estádio está sendo construído para 20 mil pessoas e chegamos agora à capacidade de 6.400 lugares, de acordo com os padrões da Fifa. 

Nosso planejamento é chegarmos até antes do final de março com 10 mil lugares construídos", diz Marconi Barreto, que não esconde o desejo de tornar a região como referência esportiva.

Meteorologistas discutem o quadro de chuvas para a região Nordeste

noticias
 
Desde ontem e por todo o dia de hoje - sexta-feira (22) - acontece a IV Reunião de Análise Climática para a Região Nordeste do Brasil, na sede da Emparn, na base física do Jiqui, em Nova Parnamirim. Na ocasião, os meteorologistas do Nordeste fazem uma análise das condições oceânico-atmosféricas e a previsão de chuvas para o trimestre março, abril e maio de 2013.

Segundo Gilmar Bristot, os modelos de precipitações pluviométricas analisados indicam chuvas para o Rio Grande do Norte. Não é possível prever, porém, se serão suficientes para abastecer os reservatórios e causar a sangria de barragens.

Caso o aquecimento do Oceano Atlântico ocorra de forma mais acelerada, diferente do modo como está ocorrendo agora, conforme dados da Emparn, novas chuvas poderão cair no Estado.

Além disso, o aquecimento das águas do oceano são responsáveis também pela manutenção da zona de convergência intertropical em cima do RN.

Na última reunião rea-lizada em Fortaleza, nos dias 23 e 24 de janeiro, sob a coordenação da Fundação Cearense de Meteorologia do Estado do Ceará (Funceme), com participação dos núcleos estaduais de meteorologia do Nordeste, CPTEC, INMET e participação de outros órgãos por intermédio de áudio-conferência de todo Brasil, foi concluído que com as condições apresentadas pelos campos dos parâmetros oceânicos-atmosféricos, durante o mês de dezembro de 2012, indicam que durante os próximos três meses (fevereiro, março e abril de 2013), as chuvas no semiárido da região Nordeste do Brasil ocorrerão entre as categorias abaixo do normal a normal.

Mesmo sem esta confirmação, o volume de chuvas que caiu sobre a região Oeste trouxe esperança para o sertanejo. Na cidade de Luís Gomes, distante 452 quilômetros de Natal, não chovia há mais de um ano e o abastecimento da cidade era feito através de carros-pipa. Somente no final de semana passado, o índice de precipitação registrado superou os 150 milímetros. Motivo de festa para quem não via água cair do céu havia tanto tempo. 
 
Fonte: Tribuna do Norte

Comitê da Seca aprova plano de trabalho para instalação de 270 poços no RN

instalação de 270 poços no RN

noticia

Durante a reunião semanal do Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca, realizada na segunda-feira (18), o grupo aprovou o novo plano de trabalho para a instalação de mais 270 poços em 49 municípios do Rio Grande do Norte. A reunião foi realizada na Governadoria e foi coordenada pela governadora Rosalba Ciarlini. Para a instalação destes poços, serão utilizados recursos na ordem de R$ 5 milhões oriundos da Defesa Civil Nacional.

A decisão do Comitê segue a determinação dada pela chefe do Executivo Estadual de que as ações e projetos iniciados visando o combate à estiagem não podem ser cessados com a chegada do inverno. “O quadro agora mudou e a previsão da Emparn é de que teremos muitos dias de chuva. Porém, as ações já iniciadas e as que serão executadas pelo nosso go-verno terão continuidade, pois devemos estar preparados com ou sem inverno”, pontua a governadora.

A reunião desta segunda-feira também marcou a inserção de quatro novas instituições que passam a compor o Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca, são elas: Assembléia Legislativa, Cruz Vermelha do RN e as igrejas católica, por meio da Arquidiocese de Natal, e evangélica, através da Assembleia de Deus. Os demais órgãos participantes também ressaltaram a importância da inserção de instituições que representam a sociedade civil como forma de fortalecer o combate à seca.

De acordo com o re-presentante da Defesa Civil Nacional, esta é uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Norte. “Tenho visitado muitos estados do País e esta é a primeira vez que vejo instituições como as ligadas à igrejas participando de discussões deste tema tão importante que é a seca”, destacou.

Também estiveram presentes na reunião, o secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales; de Trabalho e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro; de Agricultura, José Simplício; além de representantes do Instituto de Assitência Técnica e Extensão do Rio Grande do Norte (Emater), da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetarn), da Federação de Municípios do RN (Femurn), do BNB, do Exército Brasileiro, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Fonte: Jornal Metropolitano

Natal: Espanhol encontrado morto em apartamento teria deixado casa de pôquer com R$ 2 mil

O empresário espanhol Francisco Angel Moreno Matellano, de 61 anos, encontrado morto na manhã de ontem em seu apartamento em Ponta Negra, teria deixado uma conhecida casa de pôquer em Natal com R$ 2 mil, por volta das 4h de sexta-feira, em seu veículo, segundo o proprietário do estabelecimento.

Matellano, segundo a mulher dele, Eliane Caetano Pereira, em depoimento à Polícia Civil, era um frequentador bastante assíduo de casas de pôquer. O espanhol, segundo ela, já tinha perdido dois apartamentos no Brasil e muito dinheiro. Ainda assim tinha muitas dívidas de jogo.

Eliane, que mora no mesmo condominio, mas em outro apartamento, teria ido até o apartamento do espanhol horas depois e sem obter respostas, teria caminhado até a janela e avistado sangue. Ela teria chamado um vizinho, que estava passando uma temporada no condomínio, e pedido para ele arrombar a porta. O empresário, que era dono do Edifício Residencial Porto Novo, foi encontrado morto no banheiro com um grande corte na garganta, na cabeça e nas mãos, o que segundo a perícia, indicaria sinais de defesa.

Marcas de sangue também foram encontradas nos puxadores das gavetas, armários e no colchão, o que segundo a perícia, indica que o suspeito do crime estava procurando algo. O dinheiro que Matellano levava da casa de pôquer não foi encontrado nem no seu corpo nem no local do crime.

A Polícia Civil ainda não tem pistas dos suspeitos, mas usará as informações do celular da vítima como ponto de partida. Pegadas também foram encontradas nas marcas de sangue e serão analisadas. O caso será investigado pela 15ª Delegacia.

Fonte: Tribuna do Norte

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Entidades farão visita ao novo Aeroporto Internacional

noticias
 
Uma visita técnica às obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante vai marcar o encontro de diversas entidades do Rio Grande do Norte. A iniciativa de reunir representantes de instituições como IFRN, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SENAI, SENAC, SESI, e o Consórcio Inframérica é da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

A ideia é aproximar os setores que podem ajudar o município nas ações de capacitação e desenvolvimento social. A visita, que estava agendada para esta sexta-feira (25), foi adiada para o pró-ximo dia 31, a partir das 9h, e será iniciada pelas instalações do Campus do IFRN de São Gonçalo, logo depois, seguindo para o canteiro de obras do terminal passageiros.

Na ocasião, gestores, empresários, representantes das entidades convidadas e a imprensa vão poder acompanhar o andamento das obras do terminal de passageiros, que já entrou na primeira laje, bem como o cronograma de entrega do empreendimento.

 
AEROPORTO 

O novo Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante está sendo construído em uma área de 15 milhões de metros quadrados e será dotado de duas pistas de pousos/decolagens, medindo 3.000 x60m, possibilitando a operação das grandes aeronaves de passageiros e cargas.

O consórcio Inframérica, vencedor do primeiro leilão que concedeu à iniciativa privada a administração deste tipo de empreendimento no País, espera entregar a obra em abril de 2014 em plena operação para a Copa do Mundo.

O presidente do conselho do Consórcio Inframérica, José Antunes Sobrinho, destaca que é do interesse da própria empresa entregar as obras antes do Mundial . “Para nós a Copa do Mundo é uma grande oportunidade de consolidar o novo terminal”, ressalta.

A previsão é de que até o ano de 2024, o fluxo de passageiros no terminal seja de 6,2 milhões por ano. A construção está no estágio da fundação da estrutura, com 250 estacas fixadas.

"Nós temos capacidade de expansão. À medida que o aeroporto for requerendo, iremos ampliar", afirmou. Conforme projeto arquitetônico, o aeroporto terá oito pontes de embarque e desembarque, capacidade de pouso para aviões de grande porte, incluindo o modelo Airbus-380, considerado o maior avião de passageiros em operação.

Fonte: Tribuna do Norte

Extremoz intensifica apreensão de animais no verão

noticias 
 
A Secretaria de Agricultura de Extremoz intensificou a fiscalização de animais soltos nas ruas e estradas município, visando aumentar a segurança dos habitantes e turistas, principalmente na região litorânea. Outra medida foi a implantação de um sistema de multas para os proprietários infratores através do decreto 164/2013 publicado no Diário Oficial no último dia 10, regulamentado no Código de Postura do Município.

As multas descritas no decreto executivo variam de acordo com o número de apreensões, sendo que no caso da primeira apreensão o proprietário fica isento de multa e a partir da segunda, terceira e quarta aprensão os valores são de 20, 40 e 100 reais respectivamente.

O prazo máximo de retenção do animal é de trinta dias e após esse período o proprietário arcará com os custos das despesas de manutenção.

De acordo com o prefeito Klauss Rêgo, diante da aplicação da Lei a tendência é diminuir o número de animais soltos nas ruas. "Atendendo ao artigo 194 do Código de Postura regulamentei a tabela de preços visando reduzir o número de animais soltos na cidade", reforçou o prefeito.

Cerca de 294 animais foram apreendidos em 2011 e 2012, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura de Extremoz. A grande quantidade gerou a preocupação do executivo, que determinou a intensificação da fiscalização. O telefone da Secretaria de Agricultura para denúncias é 3279-2031 das 07h às 13h.

Fonte: Jornal Metropolitano

Natal já tem Rei e Rainha do Carnaval 2013

noticias



Natal já tem Rei Momo e Rainha do Carnaval. Na noite de quinta-feira, na praça André de Albuquerque (Cidade Alta), durante a tradicional roda de samba promovida pelo grupo Arquivo Vivo, Charles Campos Gonçalves e Chimene dos Santos Nunes foram eleitos respectivamente Rei e Rainha do Carnaval 2013, que tem apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (funcarte). 

A eleição do Rei e Rainha do Carnaval 2013 levou um bom público para a noitada de samba da Cidade Alta. Na passarela montada para os candidatos, Charles e Chimene levaram a melhor e foram eleitos pela comissão julgadora.

Charles Gonçalves tem 130 quilos e mede 1,75 metro. Já Chimene dos Santos Nunes tem 1,52 metro. Charles Gonçalves será Rei Momo pela terceira vez. Ele já venceu nos concursos de 2006 e 2010. Segundo o Rei Momo do Carnaval 2013: “Tem que ter simpatia, carisma, desenvoltura, humildade, tem que ter disposição de entrar num hospital e numa favela. E amar o carnaval”, afirmou.


Fonte: Jornal Metropolitano 

Corpo de Bombeiros do RN abre seleção para compor Força Nacional

noticias   
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte abriu seleção de efetivo para compor a Força Nacional de Segurança Pública durante a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, que serão realizados nos meses de junho a agosto do corrente ano.

Os Militares participarão de uma seleção a qual avaliará as documentações necessárias, exames de saúde e teste físico. Para participar da seleção os Bombeiros Militares devem possuir a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), curso realizado pelo Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, além de possuir, no mínimo, três anos de experiência profissional na atividade operacional da CBMRN; não responder Processo Administrativo Disciplinar ou Processo Criminal na Justiça Comum ou Militar; não ter sido condenado pela prática de infração administrativa grave ou condenação penal nos últimos cinco anos; estar classificado, no mínimo, no “Bom” comportamento e ser considerado apto pela Junta Médica do RN.

Fonte: Jornal Metropolitano

Com base em pericia da PF, procurador geral sustenta que Osvaldo Cruz autorizou pagamentos a laranjas

noticias


O julgamento no Conselho Nacional de Justiça dos desembargadores afastados Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro acerca do envolvimento no desvio de recursos para pagamento de precatórios começou. O procurador-geral de Justiça do RN, Manoel Onofre Neto, fez a sustentação oral das acusações contra os desembargadores. Segundo Manoel Onofre, um laudo da Polícia Federal confirmou que as assinaturas nos documentos de autorização de pagamentos a laranjas no esquema de desvios de precatórios eram de Osvaldo Cruz.
Como amplamente divulgado no ano passado, a defesa de Osvaldo Cruz questiona a autenticidade das assinaturas do desembargador afastado nos ofícios de autorização de pagamento para o esquema. Um perito particular atestou que as assinaturas não eram do desembargador e portanto falsificadas. Contudo, segundo Onofre, uma outra perícia, realizada pela Polícia Federal, confirmou a autenticidade das assinaturas. A perícia foi realizada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, onde os desembargadores são investigados no âmbito criminal.

A defesa de Osvaldo Cruz questionou durante o julgamento do Conselho Nacional de Justiça a validade da delação premiada celebrada entre o Ministério Público Estadual e a ex-chefe de precatórios Carla Ubarana. Para o advogado Ademar Rigueira Neto, que representa Osvaldo, a delação foi feita sem respeitar as regras deste tipo de procedimento.

“A delação da senhora Carla Ubarana foi realizada sem voluntariedade, porque ela exigiu do Ministério Público a revogação da prisão para poder acusar os desembargadores. A revogação para ela e para o seu marido. E o Ministério Público concordou com isso, mesmo com a senhora Carla afirmando que não tinha provas”, disse Ademar Rigueira.

O advogado Bóris Trindade, que representa o desembargador afastado Rafael Godeiro, no processo administrativo que tramita no Conselho Nacional de Justiça, argumentou que Carla Ubarana é “protegida do Ministério Público”. Trindade argumentou que as palavras Carla Ubarana e George Leal, considerados os principais operadores do esquema de desvio de recursos para pagamentos de precatórios, não são confiáveis.

Divulgados editais de técnico subsequente e cursos superiores

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) divulgou na sexta-feira os editais referentes aos processos seletivos de alunos para ingresso em 2013.1 nos cursos técnicos de nível médio subsequente,  e cursos superiores de graduação e pós-graduação latu sensu. No total são oferecidas 3670 vagas em cursos presenciais e a distância.
Os interessados devem se inscrever no período que vai das 14h do dia 5 de fevereiro de 2013 às 22h do dia 18 de fevereiro de 2013. A inscrição será feita exclusivamente pela internet, no endereço ingresso.ifrn.edu.br. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20, até 18 de fevereiro em qualquer agência bancária. Para se inscrever, o candidato deve possuir documento de identidade e CPF, pois serão exigidos no formulário de inscrição. Não será cobrada taxa de inscrição para os cursos superiores de graduação e para as especializações em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Os candidatos poderão requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição de 5 a 8 de fevereiro, através de requerimento no Setor de Serviço Social do câmpus para o qual se candidata. Junto ao requerimento, o candidato deve comprovar:

1 - número de Identificação Social – NIS (cópia do cartão, quando for beneficiário de algum programa social), atribuído pelo CadÚnico;
2 - declaração assinada pelo candidato (ou responsável legal, para candidatos menores de 18 anos) que, pertence a família de baixa renda;
3 - comprovante de inscrição do candidato neste Processo Seletivo, e
4 - cópia do CPF do candidato.

Os cursos técnicos subsequentes são voltados para alunos que já concluíram o ensino médio, com duração de um ano e meio a dois anos de duração. Os candidatos deverão fazer prova escrita. Os cursos superiores de graduação englobam os cursos de tecnologia e licenciatura. Os cursos de tecnologia duram em média 3 anos e os de licenciatura 4. Nos cursos de pós-graduação latu sensu, os alunos graduados podem optar pelas especializações presenciais ou à distância.

As provas dos cursos técnicos vão ser aplicadas no dia 10 de março, das 14h às 18h (horário oficial local), nas cidades onde os candidatos, se aprovados, serão matriculados e frequentarão os cursos. A seleção para ingresso nos cursos superiores utilizará para classificação dos candidatos,exclusivamente, as notas obtidas nas edições 2010, 2011 ou 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).O preenchimento das vagas dos cursos de pós-graduação será através de processo classificatório e eliminatório,realizado por meio de análise do currículo acadêmico e do histórico acadêmico do curso de graduação dos candidatos inscritos, observando-se, neste, o Índice de Rendimento Acadêmico (I.R.A.).

O Cartão de Inscrição, documento que indica o dia, a hora e o local de realização das provas, estará disponível para impressão a partir de 28 de fevereiro, no site ingresso.ifrn.edu.br. O candidato precisará informar o número da inscrição e a da data de nascimento utilizados no momento da inscrição. Através desse endereço, será possível acompanhar todas as fases do processo seletivo, como notas preliminares individuais e o desempenho final do aluno.

Confira os editais:

Edital 02/2013 Técnico Subsequente
Edital 04/2013 Cursos Superiores de Graduação

Sai resultado do Exame de Seleção 2013



A Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulgou quinta-feira (31) o resultado final do Exame de Seleção 2013 do IFRN (edital 24/2012). Foram preenchidas 1110 vagas dispostas em 47 cursos e distribuídas nos 14 câmpus do Instituto. Esse total corresponde a 50% do total de vagas disponibilizadas para os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada. O restante das vagas foram destinados aos alunos das escolas públicas do Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC). As provas foram aplicadas no dia 6 de dezembro de 2012.