domingo, 24 de fevereiro de 2013

Professores de Ceará Mirim exigem pagamentos de direitos antes do início do ano letivo de 2013

noticias

A Regional do Sinte/RN de Ceará-Mirim esteve reunida com o prefeito Antônio Peixoto, na sexta-feira (15), para tratar de assuntos emergenciais com relação ao início do ano letivo. Além do prefeito, participaram da reunião no gabinete do Executivo, as secretárias Ângela Aquino (Educação), Glauciane Tavares (Administração) e Luiza Moreira (Gabinete Civil).

Na pauta, o sindicato abordou o calendário de pagamento dos salários dos educadores (a proposta é fixar uma data para evitar atrasos), a quitação do 1/3 de férias da categoria e o cumprimento do acordo da última greve, que previa o pagamento parcelado do piso dos professores.

Além disso, o Sinte também reivindicou o reajuste de 7,97% do piso salarial da categoria para 2013. O fechamento arbitrário do turno noturno de duas escolas de Ceará-Mirim também foi pautado pelo sindicato, bem como a realização do concurso público para a educação, conforme prometido pela Prefeitura.

Em nota divulgada, a Regional do Sinte/Ceará Mirim informou que a pressão dos trabalhadores neste momento é muito importante para que as reivindicações sejam alcançadas. "Sem a participação e a luta dos educadores, não será possível avançar. Por isso, o sindicato convida a categoria a retomar as mobilizações para que tenhamos condições de iniciar o ano letivo. Não podemos aceitar  o descaso", diz a nota.

Para a prefeitura de Ceará Mirim, a reunião foi considerada bastante positiva, porque houve alguns avanços, dentro das possibilidades do município. Com relação ao calendário de pagamento impresso, o prefeito Peixoto informou aos educadores que até o final do mês de março o município implantará e apresentará à categoria.

Já no ponto em relação ao ajustamento do piso, o prefeito também garantiu que atenderá a partir do mês de março, enquanto que no ponto apresentado pelos sindicalistas em relação ao concurso público, o prefeito garantiu que até o final do primeiro semestre de 2013, pretende realizar. Alguns pontos dos oito que compuseram a pauta não avançaram porque dependem de alguns estudos por parte das secretarias de educação e administração, o que foi determinado pelo prefeito Peixoto.
 
Fonte: Jornal Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário