domingo, 24 de julho de 2011

Festa da padroeira terá participação da Academia Cearamirinense de letras e Artes

ACLA SE REÚNE COM O PADRE BIANOR

O almoço de ontem ocorreu no restaurante "Recantão" em Ceará-Mirim, a pretexto de uma conversa que teríamos com o Padre Bianor. O novo dirigente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição é alguém que poderíamos definir como um empreendedor, daquela linha apostólica que também reconhece no homem necessid...ades temporais que devem ser supridas. Vem se preocupando em rastaurar a arte sacra e em aumentar a prestação de serviços de sua igreja, cuja jusrisdição se estende a mais de 50 núcleos assistenciais apenas no município de Ceará-Mirim.

O convite foi nosso, aceito sem maiores dificuldades pelo pároco. Na pauta, dois assuntos da maior relevância para os interesses comuns da cidade, da paróquia e da Academia Cearamirinense de Letras e Artes: a festa da padroeira e um espaço físico para abrigar a ACLA.

Verificamos que no tocante à chamada "festa do dia oito", nossos interesses e projetos convegiam para a mesma direção. Depois de ouvir o nossa proposta, o Padre Bianor nos surpreendeu afirmando que tinha a mesma visão e o mesmo propósito - enriquecer a festividade mantendo, durante as nove noites do ciclo festivo, uma programação voltada para a cultura local. E manifestou interesse em que a ACLA assumisse a coordenação desse projeto. Sugerimos então o nome de Gibson Machado, Vice-Presidente da Academia e o mais ativo produtor e animador cultural do município, para, em nme da ACLA, assumir a coordenação do projeto, proposta aceita entusiasticamente pelo Padre e pelo indicado.

Em seguida, tratamos da possibilidade de cessão, pela paróquia, de um prédio sem utilização, para sediar a ACLA. Duas possibilidades foram consideradas pelo prórpio sacerdote e em ambas nos foi asegurado que uma das duas hipóteses seria viabilizada - a cessão integral de um dos prédios, ou o uso comum de outra área.

Foi marcada uma nova reunião, no dia 3 de agosto, na Casa Paroquial, para discussão das propostas e o ajuste de um Protocolo de Intenções entre a Academia e a Paróquia.

Os novos parceiros têm um ponto em comum: pretendem que a Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, tradicionalmente realizada no dia 8 de dezembro - daí a explicção de "festa do dia oito" - iguale ou suplante a maior festa religiosa do Rn, a de Santana, em Caicó, integrando ainda o Projeto de Turismo Cultural proposto pela ACLA, tornando-se, além de uma demonstração da devoção da cidade à sua padroeira, um evento capaz de gerar ocupação e renda para o município, que atravessa a sua mais rigorosa crise econômica

Nenhum comentário:

Postar um comentário