domingo, 21 de outubro de 2012

CBTU realiza abertura de licitação para compra de VLT’s da Grande Natal no dia 31

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A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) publicou no Diário Oficial da União de quarta-feira (10) o edital para abertura de Licitação referente à aquisição de 12 Veículos Leves Sobre Trilhos, chamados VLT's, destinados à Superintendência de Trens Urbanos de Natal (STU/NAT).

A licitação seguirá o Regime Diferenciado de Contratações Públicas - RDC, na forma presencial e será realizada em sessão pública, conduzida por Comissão Especial de Licitação nomeada para esse fim, observando, obrigatoriamente, as condições estabelecidas na legislação específica e no edital e seus anexos.

O critério de julgamento será o de menor preço, no modo fechado e o regime de execução é o de fornecimento integral.

Será aplicada a margem de preferência para a aquisição de veículos para vias férreas, apenas para os produtos manufaturados nacionais, estipulada pelo Decreto nº 7.812, de 20/09/ 2012. Sendo admitida a participação isolada de empresa estrangeira com re-presentação própria no país.

O agrupamento em consórcio de no máximo duas empresas também será admitido. A contratada deverá apresentar Garantia de Execução em percentual equivalente a 5% do valor total do contrato.

As propostas deverão ser recebidas e abertas até às 10:00h do dia 31/10/2012 (horário de Brasília), na Gerência Geral de Licitações da CBTU, situada na sala 408 do edifício sede, sob o nº 86 da Praça Procópio Ferreira, no Centro do Rio de Janeiro. 

De acordo com o cronograma previsto, o primeiro veículo será entregue com 15 meses após a assinatura do contrato e o segundo com 18 meses, ou seja, antes da Copa poderemos ter no mínimo dois VLT's entregues a Natal.

Após a licitação, será realizada a assinatura do contrato e a previsão é que o primeiro veículo será entregue  15 meses depois e o segundo com 18 meses. A previsão da CBTU é que até a Copa de 2014 Natal conte com, pelo menos, dois VLTs até agora.

recuperação

A CBTU também fará a ampliação e recuperação da linha férrea da cidade. De acordo com João Maria Cavalcanti, os R$154 mi-lhões do PAC Equipamento vai ser suficiente para adquirir os VLTs e fazer a modernização das linhas.

"Os  12 veículos vão custar em torno dos R$ 50 mi-lhões. Sobrará R$100 mi-lhões para utilizarmos na recuperação e modernização das linhas. Inclusive já foram comprados os materiais para recuperar as li-nhas, que dá algo em torno de 17km, já que nem todos os pontos precisarão ser recuperados", explicou o superintendente.

Também será feita a recuperação das paradas de embarque e desembarque. O processo de licitação para essa obra já está sendo feito e a verba já está assegurada para o Plano de Ação 2013 da CBTU, mas o superintendente não quis divulgar o valor para não interferir nas propostas da licitação.

A previsão da CBTU é que o VLT comece a funcionar em Natal entre maio e junho de 2014. A Companhia ainda não definiu como será o funcionamento das linhas. 

Antes, os 12 veículos seriam utilizados para a linha Norte (Natal/Ceará-Mirim) e a cada seis minutos sairia um VLT.

Agora, a CBTU está avaliando como será a divisão e o tempo de espera, mas  João Maria Cavalcanti garantiu que será bem inferior a uma hora que os usuários esperam hoje. Com relação a tarifa, pelo menos,  inicialmente, vai permanecer o valor de R$ 0,50. 

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