sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ceará-Mirim: Sinte protesta contra avaliação de desempenho realizada pela Prefeitura

noticias 
A Prefeitura de Ceará-Mirim está fazendo reuniões com os professores da rede municipal para apresentar os critérios da Avaliação de Desempenho, que é feita por uma comissão formada, principalmente, por gestores indicados pela administração municipal. A avaliação é um mecanismo que determina se o educador vai ou não progredir na carreira dependendo da forma que for avaliado. 

Nas reuniões ocorridas na Estação Cultura, a Secretaria de Educação tem dito que deseja discutir com a categoria os aspectos desta avaliação de desempenho e fazer ajustes. Entretanto, os pontos centrais do projeto não poderão ser mudados, já que estão ligados ao Plano de Cargos da Educação. 

A diretora Sinte/RN de Ceará-Mirim, Ana Célia Siqueira, considera que "essa avaliação de desempenho deveria começar pela Prefeitura e pelo prefeito Antônio Peixoto (PR), responsáveis diretos pelos problemas enfrentados na educação pública do município". 

Segundo Ana Célia, a Prefeitura remunera mal seus profissionais, nega direitos garantidos por lei, como é o caso do piso dos professores, deixa faltar merenda, não paga o transporte escolar e ainda mantém escolas caindo aos pedaços, sem estrutura. "Quem é que deve, então, ser avaliado aqui?", questiona a diretora do sindicato, para em seguida acrescentar: "A Prefeitura fala que a avaliação de desempenho é parte do Plano de Cargos e que este precisa ser cumprindo. Aí nós perguntamos: se é para cumprir o plano, por que não cumprem a parte que fala da eleição direta para diretores de escolas?".

Na terça-feira (21), o Sinte-Ceará Mirim realizou uma assembléia na Escola Adele de Oliveira, com professores e funcionários. Entre os pontos de pauta, esteve o debate sobre a Avaliação de Desempenho, oportunidade em que foram tiradas alguns posicionamentos da categoria sobre o tema.

 

ABANDONO

O Sinte-Ceará Mirim também denuncia a situação de abandono em que se encontra a Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva, situada no distrito de Ponta do Mato, zona rural de Ceará-Mirim. Segundo os professores, são muitos e gravíssimos os problemas. Dois banheiros funcionam dentro de uma das salas de aula; não há descargas nem portas. As crianças e os funcionários utili
zam os banheiros nessas condições, provocando um forte mau cheiro terrível e colocando a própria saúde em risco. Ainda, segundo o Sinte, outro problema enfrentado por estudantes e educadores que frequentam a escola é o matagal situado ao redor do prédio, que tem atraído muitos insetos e gerado insegurança entre todos. Os pais dos alunos estão revoltados com essa situação de abandono. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário