sábado, 3 de março de 2012

Terra volta a tremer na região do Mato Grande

Pouco ou quase ninguém percebeu, mas os sismógrafos da estação de sismologia instaladas no município de Riachuelo, registram um abalo ocorrido às 03:08 UTC, 8h local, um sismo de magnitude 1.5 na região de João Câmara. 

O epicentro do tremor foi localizado no município de Pureza, na parte norte da Falha de Samambaia. Desde o início da atual fase da sismicidade na região de João Câmara, apesar da falha de Samambaia ser muito extensa (mais de 40 km), a ativi-dade sísmica só tem ocorrido nos locais próximos aos epicentros dos sismos de magnitude 5.1 (1986, pino amarelo ao sul, Figura 2) e 5.0 (1989, pino amarelo ao norte, Figura 2). 

O retorno da atividade sísmica em João Câmara desde o ano passado, levou autoridades municipais e estaduais a discutirem a elaboração de um plano de contingência para a região, com objetivo de instalar uma cultura preventiva. A idéia é realizar palestras em escolas e nas comunidades.

Além de tranquilizar, a Defesa Civil quer conscientizar as pessoas para agir em situações de risco. "Estamos aqui para tratar de um plano preventivo, não apenas na área da sismologia, mas em outras áreas. Não queremos que ele venha a ser “startado” somente na emergência", afirma o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário