terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CBTU fará estudo sobre ampliação do VLT para a Grande Natal


O presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Francisco Colombo, comprometeu-se durante audiência requerida pela deputada fe-deral Fátima Bezerra (PT) na CBTU, em apresentar um estudo técnico para a ampliação do projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para os demais municípios da Região Metropolitana de Natal (RMN).

O projeto original, orçado em R$ 136 milhões e apresentado pelo Governo do Estado ao Ministério dos Transportes, trata apenas da modernização da frota e recuperação da linha férrea e terminais de embarque e desembarque do trajeto que liga a Ribeira a Nordelândia, em Natal.

Fátima Bezerra se esforça para incluir Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, São José de Mipibu, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante e Macaíba no projeto. Ela vem tratando do assunto em reuniões com a ministra Miriam Belchior (Planejamento) e Mário Negromonte (Cidades), além de participar de audiências públicas e promover seminário em Natal.

"Desde que eu entrei para a Companhia, Fátima militou para que esse VLT saísse do papel. Sou testemunha do empenho que ela tem feito por Natal e cidades vizinhas. Nós precisamos que vocês a ajudem nesse esforço", disse Colombo durante a reunião. "Nós nos comprometemos em fazer o estudo de viabilidade e entregá-lo até o fim do ano".

Participaram também da audiência o superintendente da CBTU no Rio Grande do Norte, Erly Bastos, re-presentantes das prefeituras de Ceará-Mirim, Extremoz, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e o vereador e presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana, George Câmara (PCdoB).

A idéa é, com o estudo de viabilidade em mãos, provocar novas audiências com o Ministérios das Cidades e Planejamento e, com apoio dos prefeitos da RMN e Governo do Estado, pressionar o Governo Federal para liberar recursos e concretizar o projeto.

"A Região Metropolitana de Natal possui uma alta densidade populacional e uma malha viária sa-turada. A população que usa diariamente o que chamamos carinhosamente de “trem do grude” precisa de um transporte mais moderno. Nós temos também que pensar na mobilidade urbana durante a Copa de 2014 e oferecer infraestrutura adequada para o uso do aeroporto de São Gonçalo do Amarante", argumentou Fátima Bezerra.

O Censo de 2010 mostrou que a população da Região Metropolitana de Natal cresceu 20,12% nos últimos dez anos - a população de Parnamirim mais que dobrou no período. "A ausência de uma intervenção de impacto potencializa a deteriorização da qualidade de vida dos cidadãos e contribui para uma redução do crescimento da economia local", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário