sábado, 9 de junho de 2012

Vem ai o Trem Potiguar do Forró 2012

TREM DO FORRÓ 2012.
DIAS :  16 , 23 e 30 DE JUNHO
LOTE PROMOCIONAL : 60,00
SAIDA: 17H . RETORNO CEARÁ MIRIM : 22h30min
LOCAL: ESTAÇÃO RIBEIRA CBTU NATAL

Em cada vagão vagão 01 Trio de Sanfoneiro , apoio de bar , coordenadores com rádio , primeiros socorros e animadores.

Natal – O evento começa com um forrozinho na estação. Embarque com muita festa e animação em todos os vagões. Ceará Mirim- Quadrilha improvisada, comidas típicas e bebidas no Mercado Público e muito forró pé de serra.

Quadras em Conclusão

Veja como estão ficando as quadras de esportes cobertas que estão sendo construídas pela Prefeitura de Ceará-Mirim em parceria com o Governo Federal por meio de convênio com o Ministério da Educação.

Ceará-Mirim: Treze partidos podem se unir para formar a 3ª via

No município de Ceará-Mirim ganha força o movimento em torno da formação de uma 3ª via na política local para atender os eleitores insatisfeitos com a atual administração do prefeito Peixoto e com a ex-prefeita Edinólia Melo.

Pelas esquinas, ruas, avenidas, bares, feiras, butecos e “rodinhas” não se falar em outra coisa a não ser a formação dessa terceira via para concorrer a prefeitura de Ceará-Mirim. Essa essa terceira via seria fruto da junção dos partidos: PT, PP, PSL, PMN, PPS, PTB, PSD, PSB, PTC, PSC, PSDC, PV e PDT.


FONTE :RÁDIO 87

IFRN e Sebrae promovem lançamento de Incubadora de Cultura e Artes

IFRN e Sebrae promovem lançamento de Incubadora de Cultura e Artes

 

 


IFRN e SEBRAE lançaram oficialmente hoje (6) a Incubadora de Cultura e Artes do Câmpus Natal-Cidade Alta. Na ocasião, também aconteceu a assinatura dos convênios para a implantação de novas incubadoras nos Câmpus Caícó, Ipanguaçu, João Câmara e Pau dos Ferros. O evento faz parte das ações do Programa Sebrae de Incubadoras de Empresas do Rio Grande do Norte, que tem como objetivo apoiar os habitats de inovação existentes e fomentar a criação de novos, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de ações inovadoras e competitivas nas micro e pequenas empresas.
Iniciando a programação, o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bosco Freire, fez uma apresentação da incubadora recém-lançada, que tem o foco em projetos e empresas que tenham arte e cultura como valor agregado aos seus produtos e serviços. Em seguida, o Diretor Superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a importância das incubadoras para o desenvolvimento do estado, consolidando cada vez mais o entrosamento entre as micro e pequenas empresas com as instituições de ensino de ciência e tecnologia. Por fim, o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, agradeceu todo o apoio recebido e enfatizou a importância que o Instituto tem de formar não apenas profissionais, mas também verdadeiros empreendedores.
A Incubadora de Cultura e Artes foi a quarta implantada no Instituto. As outras três funcionam no Câmpus Natal-Central, focada em tecnologia da informação, automação, e-comerce, confecções e serviços; no Câmpus Mossoró, na área de petróleo e gás, e no Câmpus Currais Novos, voltada ao melhoramento genético. Com a assinatura dos convênios de mais quatro Incubadoras, o IFRN expande o foco nos arranjos produtivos. Abaixo segue a relação das áreas de atuação dos novos Câmpus contemplados:
- Câmpus Caicó: indústria de confecção nos segmentos de bordados, bonelaria e têxtil; agronegócio, no segmento da pecuária e laticínios.
- Câmpus Ipanguaçu: agronegócio nos segmentos da agricultura irrigada, fruticultura e pecuária; indústria, no segmento da cerâmica vermelha.
- Câmpus Pau dos Ferros: agronegócio, nos segmentos do beneficiamento do leite e do mel, bem como nos segmentos da ovinocaprinocultura e pecuária.
- Câmpus João Câmara: agronegócio, nos segmentos da pecuária, extrativismo, cajucultura e apicultura.
É importante salientar que todos eles também terão o foco no segmento da Tecnologia da Informação (TI).
As incubadoras têm o objetivo de potencializar as chances de sucesso de empresas que entraram há pouco tempo no mercado. Para isso, prestam o auxílio e acompanhamento de questões relacionadas à infraestrutura e serviços necessários ao funcionamento, desde assessorias técnicas até a ajuda para a captação de recursos financeiros.

fonte: ifrn.edu

IFRN: Prorrogado prazo para inscrição de tutores à distância

Em virtude de  não haver expediente no IFRN Câmpus EaD nem no IFRN Câmpus Natal-Central no dia oito de junho de 2012 (sexta-feira), a Coordenação da Rede e-Tec Brasil decidiu prorrogar até o dia 12 de junho as inscrições para o processo seletivo para tutores à distância que atuarão nas disciplinas do segundo semestre de 2012.
Os candidatos interessados deverão comparecer, nos dias úteis, na Coordenação da Rede e-Tec Brasil,  no IFRN Câmpus EAD (próximo ao Auditório do IFRN Câmpus Natal-Central), das 8h às 11 h e das 14h às 17h, para entrega da documentação necessária:

Formulário de Inscrição (disponível no Anexo I do edital) devidamente preenchido;
Curriculum Vitae, com fotocópia dos documentos comprobatórios (modelo do Anexo II do edital);
comprovante de experiência profissional no exercício docente como professor(a) de, no mínimo, um ano;
uma foto 3x4 recente;
Carteira de identidade;
Documento de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
Título de Eleitor;
Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino.
A seleção dos tutores à distância vai acontecer em quatro fases distintas (análise do currículo; entrevista; produção escrita; curso de formação em EaD). O resultado da primeira fase vai ser divulgado dia 22 de junho, neste site.
O Câmpus EaD fica localizado no Câmpus Natal-Central do IFRN, Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol.

Fonte: ifrn.edu

IFRN: Comissão do CPPD divulga resultado final de eleição

A Comissão do processo eleitoral para escolha do membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) divulgou nesta segunda-feira (4) o resultado final da eleição.
Foram eleitos como membros titulares da CPPD os servidores Carlos Eduardo Campos Freire (128 votos), Valdileno Souza Vieira (76 votos), Cleonilson Mafra Barbosa (75 votos), Alessandro Vinicius Pereira Rolim de Araújo (53 votos) e Erico de Moura Neto (42 votos). Os dois servidores suplentes são: Cleverton Hentz Antunes, que obeteve 40 votos; e Enzio Gercione Soares de Andrade, com 34 votos.
Os servidores eleitos terão mandato de 2 anos, podendo reeleger-se por mais uma gestão.
Para mais informações, acesse a página das Eleições CPPD 2012.

Fonte: ifrn.edu

MP quer coibir retenção de cartões bancários de idosos

A Promotoria de Justiça da Comarca de Ceará-Mirim expediu Recomendação aos comerciantes dos municípios da Comarca - Ceará-Mirim, Pureza e Rio do Fogo - para que estes não retenham cartões bancários de consumidores idosos, e de quaisquer ou-tros consumidores, para garantir o pagamento das dívidas, sob pena de ajuizamento de ação penal.

A Recomendação também se estende aos delegados de polícia e comandantes de destacamento da Polícia Militar dos municípios. Estes deverão, ao tomar conhecimento da mencionada infração, instaurar o procedimento investigatório e promover todas as diligências necessárias ao esclarecimento dos fatos e punição dos responsáveis.

O Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/2003) estabelece em seu artigo 104 que constitui crime "reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida" e prevê multa de seis meses a dois anos.

Os recomendados deverão informar à Promotoria de Justiça de Ceará-Mirim as providências adotadas para o cumprimento da Recomendação no prazo de 15 dias.

Em muitos casos, o que acontece é que de posse do cartão e da senha, agiotas sacam quantias relativas aos benefícios recebidos pelas vítimas, descontam valores exorbitantes a título de juros que afirmam  serem devidos a eles e repassam às incautas pessoas as quantias restantes, quando não retém certas parcelas por inteiro.

A Justiça já tem emitido julgados considerando real culpabilidade e responsabilidade criminal de quem se aproveitava da necessidade financeira de idosos aliada à baixa escolaridade das vítimas para obter proveito ilícito.

O Ministério Público de Ceará Mirim também orienta os segmentos da sociedade que têm mais contato com pessoas idosas (como os servidores da área da saúde e membros do Conselho do Idoso) a denunciarem os fatos de retenção dolosa ou a utilização indevida dos cartões de beneficio. A realização de empréstimos consignados fraudulentos também deve ser denunciada.

Municípios cancelam São João por causa da seca

noticias

 


A seca que castiga o interior do Estado levou 13 municípios a suspender os tradicionais festejos de São João. A decisão foi tomada após deliberação de representantes da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte - AMORN, na última se-mana, em de Pau dos Ferros. Para os prefeitos, não seria nada justo realizar os festejos estando as cidades sob o estado de emergência decretado em razão da seca.

Também foi levado em consideração as orientações do Procurador Chefe do Ministério Público de Contas junto ao TCE/RN, Thiago Guterres, no seminário de Gestão Pública promovida pela Femurn, e do Procurador do Ministério Público Federal, Ronaldo Pinheiro.

Os municípios que cancelaram as festividades até agora são: Coronel João Pessoa, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Itaú, Martins, Messias Targino, Paraná, Pilões, Portalegre, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Venha Ver. 


Ceasa se prepara para a Feira do Milho 2012

noticia




A Ceasa-RN iniciou a contagem regressiva para a edição 2012 da Feira do Milho. Do dia 15 ao dia 30 de junho, produtores de milho de várias regiões vão expor seu produto no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar - na esquina da Jaguarari com a Capitão Mor Gouveia, em Lagoa Nova.

A feira, além da venda de milho de qualidade aos consumidores por um preço justo - seu objetivo maior - se propõe também a trazer diversão para o povo, com a apresentação de grupos folclóricos e quadrilhas juninas, além de bandas de forró. A venda do milho começa às 6h e só encerra à meia-noite; as apresentações de grupos de forró e quadrilhas serão à noite, a partir das 19h30.

Uma das preocupações da Ceasa foi o período de duração da feira - inicialmente prevista para começar no dia 10, a abertura passou para o dia 15; a previsão de uma oferta reduzida do milho, dada a estiagem e a seca em várias regiões produtoras, pesou na decisão, tomada após muito estudo.

Neste momento, busca-se garantir a estrutura da Feira, considerada um evento tradicional. "O pórtico e o palco já estão confirmados; estamos acertando outros itens, como mesas, cadeiras e tendas, assim com os eventos", explica Gilbran Olímpio, coordenador administrativo operacional da Ceasa-RN, que destaca - "Estamos trabalhando junto a órgãos do Estado (como a PM) e do Município (como a STTU), com a Cosern e outros".

Os interessados em montar uma barraca na Feira do Milho 2012 devem procurar a gerência comercial da Ceasa-RN.

Grande parte do milho vendido na Ceasa-RN vem de setores irrigados de dentro e fora do Estado e evidente que a seca que assola o interior potiguar será sentida na safra de maio à junho. Esta semana, a cotação da mão de milho (valor referente à compra conjunta de 50 espigas) estava cotada a R$ 20, representando R$ 0,40 por unidade.

Mas, mesmo com a diminuição da oferta, o presidente da Ceasa, José Adécio, descarta que o milho venha faltar no mercado potiguar e a população pode manter a tradição de fazer comidas típicas no período junino. "Faltar não vai. O milho está garantido para o São João, logicamente com uma oferta menor que no ano passado". 

Fonte: Jornal Metropolitano