quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Festa da Padroeira: Está chegando mais uma

Festa da Padroeira de 2010

Faltam apenas 3 dias para o início da maior festa social da cidade: A festa da Padroeira de Ceará-Mirim, Nossa Senhora da Conceição. São 11 noites onde as famílias cearamirinenses se reúnem uma única vez ao ano.

Claro, passados mais de 115 anos desde a primeira festa, em 1900, tudo mudou. Ou pelo menos quase tudo. 

Depois de tantos anos, altos e baixos já aconteceram durante as festividades. É na festa, onde as principais lideranças políticas do municipio - e da região do mato grande - ficam "mais próximos" da população... Ou talvez isso. 



Festa da Padroeira de 2009.
 Mais o que realmente importa não é nada disso. É a festa. Todo cearamirinense adulto ou um pouquinho mais jovem já ouviu as perguntas: "Vai descer pra festa?", "Quais as bandas que vão tocar?", "O Parque já chegou?", "Vamos no bate-bate?", ou ainda cresceu com a famosa frase de nossas mães: "Vamos lá embaixo comprar roupa nova pra festa do dia 8". 

A Festa do dia 8 vai começar novamente.


Festa da Padroeira de 2009

 Porém, a população da cidade está com medo. Muito medo. É notável que os últimos governos municipais (e PRINCIPALMENTE o atual) está, aos poucos, findando - ou melhor, destruindo - um patrimônio imaterial da cidade. Não falo pela questão religiosa, pois esse continua sendo o principal motivo do acontecimento da festa. Mas falo da questão social, da influência que a festa têm (ou tinha) na cidade e na região. 

Até pouco tempo atrás, a festa era a razão de orgulho da cidade. Grandiosa tal como sua matriz. Barracas, leilão, os shows diários, e até mesmo o parque de diversões. 

Hoje, a falta de vontade política (SIM, somente política) está destruindo e descaracterizando a imagem da nossa festa. Comparem as fotos de 1936 (essa abaixo a seguir), as de 2009 e 2010 e compare todas essas com algumas de 2013 e de 2014 (que facilmente podem ser encontradas no google). É de lamentar.

Festa da Padroeira em 1936. Foto: Gibson Machado
Acreditamos, sim, que a nossa festa voltará a ser o que era em muito pouco tempo. O que nos resta é pedir somente, para quem é católico - ou que possuem algum tipo de fé - que a Nossa Padroeira possa abençoar-nos durante essas 11 noites de festas e os dias seguintes após ela. Isso é o que nos resta. 

Logo, acreditamos em Ceará-Mirim. O povo dessa cidade fará com que esta festa continue brilhando e que a força que a quarta maior festa do estado volte novamente. Nos precisamos de Nossa Senhora. A festa de Nossa Senhora precisa dos homens de bons corações.

Viva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário