domingo, 8 de setembro de 2013

FIERN na Conferência do Meio Ambiente

A 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente começou na última terça-feira, dia 3, para discutir vinte propostas de melhoria ambiental no Rio Grande do Norte e no país. Coube ao vice-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e presidente do Conselho Superior do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER), Flávio Azevedo, representar a FIERN na solenidade de abertura, ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, da secretária de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mariana Meireles, e do de-putado estadual Fernando Mineiro, que representou a Assembleia Legislativa.
Na quarta-feira, as discussões prosseguiram. Na ocasião, foram definidas as propostas que vão constar nas resoluções da Conferência Estadual. Cada um dos 300 delegados municipais, entre representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil, apresentaram sugestões relacionados com a situação local e as perspectivas para uma politica ambiental, com desenvolvimento sustentável, com foco no tratamento e destinação de resíduos sólidos.

Entre as 120 ideias propostas anteriormente pelos delegados, vinte ações essenciais serão eleitas para que sejam apresentadas na Conferência Nacional de Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro, em Brasília.

Também estavam presentes, na solenidade de abertura, o secretário estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Leonardo Rego, o diretor do IDEMA, Jamir Fernandes, além de técnicos, estudiosos, gestores, delegados regionais do meio ambiente, empresários, magistrados, promotores de Justiça,  trabalhadores e representantes da sociedade civil.

Segundo Mariana Meireles, a coordenadora da Conferência Nacional, essa é uma oportunidade para o país e os estados definirem seus projetos para o tratamento de resíduo. "É admirável ver essa mobilização e articulação aqui no Rio Grande do Norte. Rosalba Ciarlini enfatizou a importância do encontro, que reúne diversos setores da sociedade. “De forma integrada, é possível realmente mudar o futuro do nosso planeta”, comentou.

Ela acrescentou que a saúde depende diretamente da qualidade do meio ambiente: “A nossa consciência ambiental é peça chave para a melhoria da natureza, queremos aqui que cada um de vocês potencializem essas ideias para que o resultado possa acontecer no futuro. Foi pensando assim, que me preocupei com o esgotamento e saneamento das cidades”.


Fonte: Jornal Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário