CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Segurança Pública de Ceará-Mirim é tema de Audiência Pública na Câmara.
A Câmara Municipal de Ceará-Mirim realizou uma audiência pública nesta terça-feira (27), para discutir a situação da Segurança Pública.
A idéia , proposta pelo vereador Júlio César (PSDB), contou com a participação do capitão Harrison Moreira de Oliveira, Comandante da Polícia Militar do município desde o início deste mês.
O capitão iniciou a participação, informando as condições de trabalho das quais dispõe como: o efetivo de 66 policiais e 05 viaturas, além de destacar as ações realizadas já no mês em que assumiu o comando da Polícia Militar no município, que resultou na redução dos arrombamentos em residências, na prisão de três homens que pretendiam assaltar a Agência dos Correios de Ceará-Mirim e ainda no estouro de uma boca de fumo na praia de Muriú, em uma ação realizada em parceria com a Polícia Civil, onde foram apreendidos, 400g de maconha, 50 pedras de crack e um revolver calibre 38.
“A realidade de Ceará-Mirim não é diferente de qualquer outro lugar do país que enfrenta problemas sérios, gerados principalmente pelo tráfego e consumo de drogas”, frisou o comandante, citando como referência o trabalho desenvolvido pela ONG Amor Exigente que abrange a problemática da dependência de entorpecentes, prestando assistência às famílias dos usuários.
No tocante a perturbação do sossego alheio, que também registra um alto índice de ocorrências, relacionados à poluição sonora, as providências já estão sendo tomadas, para combater está prática.
O comandante também afirmou que para coibir a criminalidade, pretende trabalhar de forma articulada, em parceria com a polícia civil, guarda municipal e outros seguimentos da sociedade, e que se necessário baterá todas as portas. Ele concluiu agradecendo o convite feito pelo Poder Legislativo e pediu a colaboração da população no combate a criminalidade.
Na concepção do vereador Júlio César, é preciso aumentar o número do efetivo de policiais e viaturas, para que a polícia tenha melhores condições de trabalho. Ele ainda chamando a atenção dos presentes ao plenário dos ouvintes das rádios que transmitem as sessões, para a importância da integração dos poderes e das famílias no combate a marginalidade.
Os vereadores Graça Freitas (PR), Zélia Santos (sem partido), Patrícia Juna (PDT), Elcio Clemente (PSC), Carlos Alberto Carvalho de Pereira (PSDB), Roberto Lima (PR) e Franklin Júnior (DEM), destacaram situações específicas vividas pelos moradores da sede do município, da região do litoral e das comunidades rurais, onde a criminalidade está presente das mais diversas formas.
Além da secretária municipal interina de Defesa Social e Cidadania, Aretuza kaline, que também falou da importância do fortalecimento das ações integradas das Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, dois representantes da população participaram da audiência para destacar o que consideram prioridade no processo de transformação do atual cenário de insegurança vivido na cidade, o policial Etevaldo Júnior que sugeriu a criação de um Conselho de Segurança Pública, e Ivo Aquino presidente do Conselho Comunitário do bairro Santa Águeda que pontuou os problemas enfrentados na comunidade.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Ronaldo Venâncio (PMDB), ressaltou o papel da Câmara Municipal em acompanhar as ações realizadas para garantir a segurança do cidadão e disse que o tema tem sido alvo de constantes debates no plenário. “A Câmara está presente nos debates sobre a segurança pública, precisamos encontrar estratégias para mudar essa situação”, finalizou Ronaldo, acrescentando que o Poder Legislativo está à disposição do Comandante, para ajudar no que for preciso.
Assessoria de Imprensa
Texto: Jhancy Richelm (84) 8126-6692