segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Festa da Padroeira 2015: Veja a programação religiosa de amanhã, 30





3º Dia, 30 de Novembro de 2015

05h00 - Terço Caminhante
06h30 - Missa (Pe. Helenildo Marques)
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
15h00 - Hora da Misericórdia
19h30 - 2º Novena (Pe. Júlio César Souza Cavalcante)


Noiteiros do dia: Setor São Leão Magno


#FestaDaPadroeira2015 #EuNaFesta

Siga mais no nosso facebook: Ceará-Mirim Online

domingo, 29 de novembro de 2015

Festa da Padroeira 2015: Lançada a programação de shows

Foto: Gibson Machado
Confira, a seguir, as atrações confirmadas para a Festa da Padroeira 2015, que acontecerá entre os dias 6,7 e 8 de dezembro próximo ao Palácio dos Esportes!

06/12 Dom. - Atração Local + Cavaleiros do Forró
07/12 Seg. - Atração local + Eliane a Rainha Do Forró + Rainhas Da Balada.
08/12 Ter. - Atração Local + Banda Circuito Musical + Bonde Do Brasil


O acesso será pago em valores populares.

sábado, 28 de novembro de 2015

Festa da Padroeira 2015: Veja a programação religiosa de amanhã, 29







2º Dia, 29 de Novembro de 2015

05h00 - Terço Caminhante
06h30 - Missa (Pe. Helenildo Marques)
09h00 - Batizados
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
15h00 - Hora da Misericórdia
16h00 - Missa Pelas Crianças (Dom Matias Patrícia de Macedo)
19h30 - 1º Novena (Dom Matias Patrícia de Macedo)


Noiteiros do dia: Setor Santa Cecília


#FestaDaPadroeira2015 #EuNaFesta

Siga mais no nosso facebook: Ceará-Mirim Online

Prefeito Peixoto é novamente investigado por crimes contra a administração pública



clique para ampliar

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Festa da Padroeira 2015: Veja a programação religiosa de amanhã, 28



1º Dia, 28 de Novembro de 2015

05h00 - Terço Caminhante
06h00 - Missa
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
19h30 - Missa de Abertura (Dom Magnus Henrique Lopes)

Noiteiros do dia: Setor Pe. André Soveral
Setor Social da Paróquia
Poder Judiciário & Cartórios da Cidade


#FestaDaPadroeira2015 #EuNaFesta

Siga mais no nosso facebook: Ceará-Mirim Online

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Festa da Padroeira: Está chegando mais uma

Festa da Padroeira de 2010

Faltam apenas 3 dias para o início da maior festa social da cidade: A festa da Padroeira de Ceará-Mirim, Nossa Senhora da Conceição. São 11 noites onde as famílias cearamirinenses se reúnem uma única vez ao ano.

Claro, passados mais de 115 anos desde a primeira festa, em 1900, tudo mudou. Ou pelo menos quase tudo. 

Depois de tantos anos, altos e baixos já aconteceram durante as festividades. É na festa, onde as principais lideranças políticas do municipio - e da região do mato grande - ficam "mais próximos" da população... Ou talvez isso. 



Festa da Padroeira de 2009.
 Mais o que realmente importa não é nada disso. É a festa. Todo cearamirinense adulto ou um pouquinho mais jovem já ouviu as perguntas: "Vai descer pra festa?", "Quais as bandas que vão tocar?", "O Parque já chegou?", "Vamos no bate-bate?", ou ainda cresceu com a famosa frase de nossas mães: "Vamos lá embaixo comprar roupa nova pra festa do dia 8". 

A Festa do dia 8 vai começar novamente.


Festa da Padroeira de 2009

 Porém, a população da cidade está com medo. Muito medo. É notável que os últimos governos municipais (e PRINCIPALMENTE o atual) está, aos poucos, findando - ou melhor, destruindo - um patrimônio imaterial da cidade. Não falo pela questão religiosa, pois esse continua sendo o principal motivo do acontecimento da festa. Mas falo da questão social, da influência que a festa têm (ou tinha) na cidade e na região. 

Até pouco tempo atrás, a festa era a razão de orgulho da cidade. Grandiosa tal como sua matriz. Barracas, leilão, os shows diários, e até mesmo o parque de diversões. 

Hoje, a falta de vontade política (SIM, somente política) está destruindo e descaracterizando a imagem da nossa festa. Comparem as fotos de 1936 (essa abaixo a seguir), as de 2009 e 2010 e compare todas essas com algumas de 2013 e de 2014 (que facilmente podem ser encontradas no google). É de lamentar.

Festa da Padroeira em 1936. Foto: Gibson Machado
Acreditamos, sim, que a nossa festa voltará a ser o que era em muito pouco tempo. O que nos resta é pedir somente, para quem é católico - ou que possuem algum tipo de fé - que a Nossa Padroeira possa abençoar-nos durante essas 11 noites de festas e os dias seguintes após ela. Isso é o que nos resta. 

Logo, acreditamos em Ceará-Mirim. O povo dessa cidade fará com que esta festa continue brilhando e que a força que a quarta maior festa do estado volte novamente. Nos precisamos de Nossa Senhora. A festa de Nossa Senhora precisa dos homens de bons corações.

Viva!


sábado, 14 de novembro de 2015

Festa da Padroeira 2015: Paróquia divulga programação religiosa


Embora desde o dia 06 de outubro as imagens peregrinas percorram os setores territoriais preparando os fieis de cada região para participarem da Festa de Nossa Senhora da Conceição, ela será iniciada oficialmente no próximo dia 28 de novembro. Este ano, os integrantes do Conselho Pastoral Paroquial escolheram o tema "Maria, Mãe da Misericórdia, Intercedei pela Paz nas Famílias" fazendo alusão ao ano da misericórdia que será aberto oficialmente pelo Papa Francisco no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, e também referência ao Sínodo das Famílias vivido pelos bispos dos diversos continentes no mês de outubro. 

Como vem acontecendo nos últimos anos, a programação religiosa consta de terço caminhante - diariamente às 05h, seguido de missa; canto do Ofício da Imaculada Conceição ao meio-dia; Hora da misericórdia às 15h; e missa ou novenas a partir das 19h30. Além dos arcebipos Dom Jaime Vieira Rocha e Dom Matias Patrício de Macedo e alguns outros sacerdotes do clero da Arquidiocese de Natal, colaboram nas reflexões Dom Magnus Henrique Lopes (Bispo de Salgueiro/PE), que preside a missa de abertura no dia 28 e o Pe. José Eudes da Cunha, Capelão do Quartel General do Exército Brasileiro em Brasília/DF.

O encerramento se dá no dia 08 de dezembro, com missas às 06h30 e 10h e procissão seguida de missa a partir das 16h.

Clique aqui para ver a programação

Ceará-Mirim entre as melhores cidades do estado


Nesta semana, foi divulgado pela revista Exame.com a lista das 100 melhores cidades do país em termos de qualidade de vida. Nesta lista, Ceará-Mirim não se fez presente.

Entretando, por estado, a capital do mato-grande coloca-se na 10º posição entre as melhores cidades do Rio Grande do Norte, ficando atrás de cidades menores, como Caicó, e à frente de outras cidades principais do estado, como Currais Novos e Pau dos Ferros.