segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Curta a nossa página no Facebook!







Agora o blog Ceará-Mirim News lançou a sua "fan page" no Facebook!
Curta a nossa página e recebe, sempre em primeira mão, as principais informações sobre a cidade de Ceará-Mirim e a sua região.

Curta a nossa página!

Mensagem de Feliz Ano Novo do prefeito Antônio Peixoto

Com o ensejo das festividades de fim de ano, o prefeito reeleito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, aproveita para agradecer a população do seu município, desejar Feliz Ano Novo, e destacar conquistas e avanços obtidos.

Eis a íntegra da mensagem:
"Meus amigos e minhas amigas de Ceará-Mirim.
Nesses quatro anos de nossa gestão, muitos sonhos se tornaram realidade, em virtude da força do nosso trabalho e na confiança da nossa capacidade.

Força, que venceu obstáculos e plantou alicerces sólidos para o desenvolvimento do nosso município e a construção do nosso futuro.

Com esta esperança, desejamos a todos os cearamirinenses, muitas bênçãos e um Ano Novo de paz, saúde e muitas realizações.

Que 2013 seja um tempo de fé, sonhos e novas conquistas.
Feliz Ano Novo!
E que DEUS abençoe a todos nós


Antônio Peixoto
Prefeito reeleito de Ceará-Mirim

domingo, 16 de dezembro de 2012

Jornal inglês anuncia título do Corinthians como ‘fim do mundo’

Os principais veículos de comunicação da Inglaterra acompanharam a final do Mundial de Clubes com comentários ao vivo. E a atuação do Corinthians foi vista como surpreendente pelos ingleses. O time brasileiro foi considerado dominante no segundo tempo. O ‘The Sun’, porém, foi além dos gramados, e anunciou a conquista da equipe brasileira como ‘O fim do mundo’ em sua página, provavelmente relacionando à profecia maia de que o mundo acabará no dia 21 de dezembro.

Já os destaques citados foram Cássio, chamado de “tigre” pelo site do jornal “The Guardian”, e a presença da torcida corintiana no estádio em Yokohama. “Incrível a atuação do tigre Cássio. Ele foi em busca da presa na partida, defendendo bolas impressionantes”, definiu o site.

“A partida do goleiro Cássio foi fundamental. Fez defesas valiosas, e garantiu que o time não sofresse um gol sequer”, postou o “BBC”.

Já a invasão da Fiel foi outro detalhe considerado surpreendente. Os torcedores do Chelsea passaram despercebidos, segundo os ingleses.

“A torcida do Chelsea vai ter que gritar muito se quiser ser reconhecida aqui em Yokohama. É fantástico o que faz a torcida do Corinthians”, disse o “The Guardian”.

“Vejo uma torcida que empurra o time do Corinthians com muita força. As coisas estão complicadas para o Chelsea de todas as maneiras”, comentou o site da “BBC”.

Já o destaque negativo foi Fernando Torres. O atacante espanhol do Chelsea perdeu boas oportunidades e não foi perdoado pela crítica.

“Torres parece um atacante com um pé de pano. Não pode perder gols mais fáceis do que marcar em campo. Esse não vai ser o dia do Chelsea”, antecipou o “The Guardian”, assim que o espanhol perdeu um gol no segundo tempo.

O duelo foi narrado como surpreendente pelo fato de o Corinthians ter superado o Chelsea em volume de jogo em diversos momentos. A marcação corintiana foi enaltecida.

“Vejo um time brilhante em campo, com muita marcação. Jorge Henrique fecha os espaços de Mata, e todos os demais jogadores da linha de frente acompanham os jogadores do Chelsea”, comentou o “BBC”.

“Um time mais dedicado que o outro na marcação. Isso é fato. Vejo o Corinthians muito bem postado em campo”, postou “The Guardian”.
 
Fonte: Minilua

Zona Norte de Natal vai ganhar reforço no abastecimento de água

A Zona Norte de Natal terá um significativo reforço na distribuição de água, com a entrada em operação da Estação Elevatória de Água (EEA) do Rio Doce, que vai aumentar a oferta de água em 200 mil litros por hora. 

A unidade vai receber a produção de seis poços tubulares e distribuir o líquido para a Zona 16, onde serão beneficiadas 57 mil pessoas, nos conjuntos Pajuçara, Guamoré, Nova Natal, Parque das Dunas, Vila Verde, Além Potengi e adjacências.

A expectativa dos técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é de ativar a estação nas próximas horas.

A estação elevatória vai distribuir por hora 515 mil litros de água, dos quais 315 mil litros já estão sendo bombeados a partir e três poços tubulares, diretamente na adutora. Esse volume será desviado para o poço de reunião da elevatória que, somados à produção de água de outros três poços, reforçará a distribuição de água em mais 200 mil litros por hora.

O técnico Eduardo Fonseca de Oliveira, da Gerência de Obras da Caern, informa que a EEA está sendo implantada à margem esquerda do Rio Doce e terá, além do poço de reunião, uma moderna sala de bombas e quadro de comando.

A Caern está investindo no benefício, com recursos próprios, mais de R$ 1 milhão, na aquisição de equipamento e execução do serviço.
 
Fonte: TN Online

MP recomenda afastamento de Ney Júnior e que Edivan assuma a Prefeitura

noticia

 O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou que Edivan Martins assuma o cargo de prefeito de Natal. Em ofício publicado nesta sexta-feira (14), assinado pelos promotores Afonso de Ligório Bezerra Júnior, Giovanni Rosado Diógenes Paiva e Flávio Sérgio de Souza Pontes Filho, o MP afirma que Edivan não renunciou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Natal, portanto deveria suceder Paulinho Freire, que renunciou ontem (13) para poder ser diplomado como vereador de Natal.

Segundo a recomendação, para o cargo de presidente da Câmara, não há a possibilidade de escolha sobre assumir ou não o cargo de prefeito em caso de vacância e Edivan Martins deve ser empossado gestor municipal ou renunciar ao cargo na presidência.

De acordo com o MP, a posse de Ney Lopes Júnior tem que ser declarada ilegal e ele não deve praticar qualquer ato administrativo enquanto não houver qualquer motivo legal para o afastamento do atual presidente da Câmara.

Fonte: Jornal Metropolitano

domingo, 9 de dezembro de 2012

Avião da Gol faz pouso de emergência no Aeroporto Internacional Augusto Severo

Uma aeronave da Gol Linhas Aéreas que saiu de Natal com destino ao Rio Janeiro, na madrugada deste domingo (9), precisou retornar ao aeroporto Internacional Augusto Severo porque apresentava problemas em um dos trens de pouso, segundo informações da Infraero. O voo 1703 já estava sobrevoando a cidade de Recife (PE) quando o comandante informou aos passageiros que seria necessário voltar ao Rio Grande do Norte, mas sem dizer o motivo.

Avião teve de retornar ao aeroporto Augusto Severo para pouso de emergência

Parte dos passageiros, segundo informações apuradas junto à Infraero, foi realocada em voos de outras companhias, e outros enviados para hotéis em Natal. O voo 1703 da Gol Linhas Aéreas voltou a decolar por volta de 2h da madrugada de hoje, mas não há confirmação se era a mesma aeronave.

A reportagem manteve contato com a assessoria de imprensa da Gol Linhas Aéreas, que enviou uma nota oficial da companhia, conforme segue:

"A GOL informa que a aeronave que operava o voo G3 1703 (Natal/Rio Grande do Norte - Rio de Janeiro), precisou retornar ao aeroporto de origem após decolagem para passar por manutenção corretiva no sistema hidráulico. O desembarque dos 133 clientes ocorreu normalmente e a aeronave irá passar por manutenção.

Para melhor atender os clientes, a GOL providenciou alimentação, acomodação de três clientes em congênere e a substituição do avião, que decolou do Aeroporto de Salvador com destino a Natal. Onze clientes optaram por efetuar a remarcação do voo.

O pouso no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão ocorreu normalmente, assim como o desembarque dos 119 clientes a bordo. A companhia lamenta o desconforto, mas reitera que ações como essa visam garantir a segurança operacional, item prioritário em sua gestão."

SUS oferece qualificação técnica gratuita aos trabalhadores da saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece formação e qualificação técnica de nível médio gratuitamente aos trabalhadores da área de saúde. Os cursos são disponibilizados por uma rede de 36 escolas públicas espalhadas pelo País. A Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) oferta habilitação técnica (formação de auxiliares e técnicos), formação inicial e continuada, qualificações e especializações.

 A RET-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, enfatiza a importância da formação e qualificação dos trabalhadores de nível médio para o SUS. "O funcionamento de um sistema de saúde não se resume à atuação do médico e de outros profissionais de nível superior. Os trabalhadores de nível médio também têm um papel de grande importância. 

Ao lado de todo médico, enfermeiro, dentista, nutricionista, existem vários técnicos e auxiliares realizando atividades vitais para o bom funcionamento do serviço", esclarece.

 As instituições que compõem a RET-SUS estão presentes em todas as unidades federadas, sendo 33 delas estaduais, duas municipais e uma federal. 

As escolas oferecem cursos em áreas como Enfermagem, Farmácia, Radiologia, Nutrição e Dietética, Vigilância em Saúde, Saúde Bucal, Hemoterapia, Citopatologia, entre outras.

Verão: Alta estação traz boas expectativas para comerciantes e hoteleiros do RN

noticias 
 
Chegou o mês de dezembro. Mês de oprtunidades não só para o comércio, mas também para os hotéis e pousadas de todo o Brasil. Pelo menos é o que espera a maioria dos hoteleiros do País. É nesta época do ano que grande partedos brasileiros tiram férias para viajar em família. Natal, como é uma das capitais brasileiras que mais recebem turistas brasileiros e estrangeiros, as expectativas são positivas para co-merciantes e donos de hotéis.

 Representantes dos setores hoteleiro e turístico do Rio Grande do Norte se mostram otimistas com a próxima alta estação, período que está se iniciando. Neste mês de dezembro os turistas já começam a chegar a capital potiguar.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande Norte (ABIH/RN), que tem como presidente Habib Chalita Junior, a entidade está realizando uma pesquisa sobre os índices de ocupação prevista para o período que vai de dezembro até o domingo após o Carnaval.

Segundo a assessoria de imprensa da ABIH/RN, o levantamento da quantidade de visitantes que o Estado receberá servirá de orientação para o setor. Habib Chalita acredita na recuperação do setor turístico do RN, que fará com que o Estado volte a receber um número maior de visitantes. Segundo ele, o principal compromisso da instituição neste momento é recuperar a imagem do Estado como destino e investir maciçamente em promoção, dando continuidade ao trabalho que já começou, mas que ainda precisa de muito reforço.

O presidente da ABIH/ RN afirma que só poderá falar em termos percentuais de reserva e ocupação após a conclusão da pesquisa, mas adianta que alguns hotéis de Natal já estão com 100% de suas reservas fechadas para este mês de dezembro. 

O RN aparece como um dos principais destinos turísticos do País. Com isso, o setor de turismo do Rio Grande do Norte se mostra otimista com a chegada da alta estação, período que, de acordo com o secretário de Turismo do Estado, Renato Fernandes, o RN receberá nesta época um grande número de turistas e visitantes.

Ele afirmou, em uma entrevista a um jornal local, que, mesmo com os problemas registrados em algumas praias da capital que são o carro-chefe em atratividade ao turista, a situação está sendo contornada e o RN continua sendo um dos principais destinos turísticos do Nordeste.

Pela quarta vez, o Rio Grande do Norte recebeu o prêmio "melhor destino Estado" no Top de Qualidade de 2012 pela Associação dos Agentes de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (AVIESP). O Rio Grande do Norte recebe uma media anual de 2,5 milhões de turistas.
 
Fonte: TN Online

Alunos da UnP trabalham na recuperação Rio Ceará-Mirim

noticias 
 
Discentes do curso de Gestão Ambiental da Universidade Potiguar estão desenvolvendo um trabalho pioneiro no estuário do Rio Ceará-Mirim, na altura da localidade de Barra do Rio, em Extremoz, recuperando o ecossistema local das depredações provocadas pela ação do homem. O trabalho é realizado sob a coordenação do professor Paulo Gerson de Lima, responsável pela disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas.

O docente está à frente de 14 estudantes da turma 4NA, que fizeram um Estudo de Impacto Ambiental da área afetada, o que possibilitou identificar a restauração da mata ciliar nas margens do rio como a melhor ação a ser empregada para o caso. Em duas etapas, realizadas no mês de novembro, foram plantadas 1.800 mudas de mangue vermelho (Rhyzofora mangue) e até o início de dezembro a meta é atingir o número de 3.000 mudas plantadas. 

O pedido de ajuda para o rio chegou até a universidade através da Cooperativa de Balseiros - Coopbalsas, entidade local que entrou em contato com a coordenação do curso em busca de uma solução para os diversos problemas enfrentados pelas pessoas que vivem ou trabalham próximo ao manancial.

Entre os desafios a serem corrigidos estão: o assoreamento do rio e a escassez de peixes, caranguejos e camarões, o que afeta diretamente as comunidades de pescadores e dos trabalhadores que fazem a travessia do rio via balsas.

Com a iniciativa da comunidade acadêmica da UnP, a população ribeirinha percebeu algumas mudanças positivas de imediato na área afetada e os alunos puderam vivenciar na prática os conhecimentos construídos ao longo do curso. 

Uma vez transformado em atividade de extensão o trabalho proposto ganhará continuidade, tendo em vista o compromisso da Universidade Potiguar com as questões ambientais no Rio Grande do Norte e pelo importante valor para a formação dos seus alunos.

Fonte: Jornal Metropolitano

Seca: Convênio de R$ 33 milhões vai garantir água em 62 municípios do RN

noticias 
 
O secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa, formalizou convênio com o Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, para a execução de projetos sociais que assegurem o acesso e o armazenamento de água em 62 municípios do Rio Grande do Norte.

O convênio em referência prevê, além do acesso e o armazenamento de água, por meio de cisternas, para consumo humano, também, a produção de alimentos, uma vez que o termo do contrato está em conformidade com o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional. 

O convênio tem dotação orçamentária de R$ 33.892.823,00, sendo que destes recursos, R$ 338.928,23 são referentes à contrapartida contratual do Governo do Estado, por meio da SETHAS.

Luiz Eduardo lembra que o Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, vai investir recursos de quase R$ 40 milhões na construção de cisternas no RN, sendo R$ 4,7 milhões de um convênio já em execução, com o Serviço de Apoio aos Projetos Comunitários Alternativos-SEAPAC, que iniciou a construção de 2.800 cisternas de placas (número que subirá para 3.100 cisternas logo que um termo aditivo a este contrato for assinado), em 47 municípios do Estado, e agora este novo convênio que contempla outros 62 municípios potiguares.

Fonte: TN Online

Operação Limpa Natal recolhe mais de mil toneladas de lixo da zona leste

noticia
 
A Operação Limpa Natal, mutirão de limpeza da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) iniciado neste final de se-mana retirou da zona leste da capital mais de mil toneladas de lixo. O trabalho foi iniciado nas primeiras horas da manhã do sábado e teve continuidade no domingo, 02/12. Durante dois dias, cerca de 150 garis realizaram a limpeza nos bairros de Mãe Luiza, Cidade Alta, Rocas, Ribeira, Santos Reis, Praia do Meio, Petrópolis, Tirol, Alecrim, Lagoa Seca, Quintas e Bairro Nordeste. Para otimizar a ope-ração, foram utilizadas 6 máquinas, 32 caçambas e equipamentos da Urbana, Exército, Marinha, Aeronáutica, CBTU, DER, Sinduscon, Fecomercio e demais parceiros do mutirão Limpa Natal, com apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

O trabalho de limpeza foi acompanhado pelo prefeito de Natal, Paulinho Freire, juntamente com o presidente da Urbana, João Bastos, o promotor de Defesa do Meio Ambiente, João Batista Machado, o interventor da Urbana, Lúcio Henrique Pereira Torres, além do diretor da empresa Líder, Alexandre Maia, que foi convocado pelo promotor do Meio Ambiente para acompanhar a operação em razão das muitas reclamações de moradores das áreas visitadas sobre a falta de coleta regular. 

O chefe do executivo municipal iniciou a visita aos pontos por um trecho localizado embaixo do viaduto do Baldo, na Cidade Alta, entre a avenida Deodoro da Fonseca e rua Mermoz, onde havia uma grande quantidade de lixo acumulado. "Este e diversos outros pontos da cidade, já estavam se transformando em áreas de grande lixão. Nossa atuação, em conjunto com as entidades parceiras, deixará a cidade limpa até o final do ano", disse o prefeito Paulinho Freire.
 
Fonte: Jornal Metropolitano

Banco do Nordeste anuncia inauguração de agência em Ceará-Mirim



O Banco do Nordeste anunciou que pretende inaugurar, ainda neste mês de dezembro, mais duas agências na Grande Natal: na capital, dia 19, e em Ceará-Mirim, dia 27. As solenidades, sinda segundo a instituição, contará com a presença de Ary Joel Lanzarin, presidente do banco, além de diretores e autoridades locais. Para o próximo ano ainda estão previstas outras duas unidades no Rio Grande do Norte: em Macaíba e São Gonçalo do Amarante, ambas também na região metropolitana.

As novas unidades, segundo informou o Banco do Nordeste, fazem parte da estratégia de expansão da rede da instituição, iniciada neste semestre. “O planejamento prevê a inauguração, em toda a área de atuação do Banco, de 108 agências até o final do próximo ano, das quais 26 serão instaladas ainda este ano”, confirmou.
A assessoria de imprensa do BNB diz que todas as novas unidades vão funcionar com a quantidade mínima de papel. Para isso, toda documentação utilizada pela agência será digitalizada e transferida para um arquivo central. “Além da economia de papel, esta tecnologia gera a redução da necessidade de espaço físico, simplifica a armazenagem de dados, traz agilidade e mobilidade e diminui custos do processo”, explicou.

“Para melhorar sua eficiência operacional, o Banco do Nordeste está investindo na modernização do seu parque tecnológico, adquiriu recentemente 584 terminais e salas de autoatendimento, além de servidores, computadores e uma rede wan, que promoverá um aumento na velocidade de comunicação entre as unidades do BNB, proporcionando uma maior disponibilidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes e está implantando uma nova plataforma de sistemas”, acrescentou a assessoria.

Por fim, o Banco do Nordeste também anunciou que, em 2013, pretende realizar a contratação de R$ 11,5 bilhões com recursos do FNE e R$ 3,6 bilhões para micro e pequenas empresas. Para alcançar este desafio, segundo o presidente Ary Joel Lanzarin, além da inauguração das novas agências, o Banco estará expandindo sua rede de atendimento. “Estamos trabalhando na abertura de novos Espaços Nordeste e em tratativas com outras instituições para o compartilhamento de terminais de autoatendimento”, finalizou.

Fonte: G1

Festa da Padroeira 2012: Momentos finais



Confira algumas fotos dos momentos finais da procissão que reuniu mais de 16 mil devotos de Nossa senhora da Conceição, padroeira de Ceará-Mirim.


 

 

sábado, 8 de dezembro de 2012

América-RN confirma que vai jogar em novo estádio da Grande Natal

 
 
O América-RN vai ter dois estádios inscritos para o início da temporada 2013, quando jogará a Copa do Nordeste e o Campeonato Potiguar. O Nazarenão, na cidade de Goianinha, a 60 quilômetros de Natal, é a casa do torcedor alvirrubro desde 2011, mas não é a prioridade da diretoria do Mecão. Segundo o presidente Alex Padang, a preferência será mandar jogos no Estádio Barretão, cujas obras já começaram em Ceará-Mirim, a 30 quilômetros da capital.

Ainda de acordo com o mandatário, cada clube pode inscrever até três estádios, e o motivo do América para a escolha de dois é apenas precaução, caso o novo Estádio Manoel Dantas Barreto não fique com 5.000 lugares até janeiro do ano que vem, conforme prometido. O estádio seria utilizado pelo América na Copa do Nordeste e na segunda fase do Campeonato Potiguar.

- O conselho do clube me deu aval positivo para inscrever os dois estádios. Como ninguém sabe se vai ficar tudo pronto a tempo, em Ceará-Mirim, vamos deixar o Nazarenão como plano B - declarou Padang ao GLOBOESPORTE.COM.
 
Também está nos planos do alvirrubro utilizar o Barretão - que foi preterido pelo Alecrim - na Série B de 2013, mas para isso é preciso que se totalize os 10 mil lugares previstos na arquibancada. E essa segunda etapa da obra só deve ser entregue em março.

- Existe um compromisso do proprietário do estádio, Marconi Barreto. Isso dando certo, a gente jogaria a Série B lá. Mas é importante lembrar que o carinho que Goianinha tem com o América é recíproco. Deixar o Nazarenão será apenas uma opção mais viável - explica o presidente alvirrubro.

Seja qual for o estádio utilizado, deve ser apenas durante o primeiro semestre, afinal, está nos planos do Mecão utilizar a Arena América, em Parnamirim, na Grande Natal, a partir de agosto de 2013. Segundo Padang, nesta data, muro, gramado, arquibancada para 5.000 pessoas, vestiários e cabines devem estar prontos. Devido à capacidade reduzida, cogita-se o aluguel de arquibancadas metálicas, como as utilizadas na Segundona deste ano no Estádio Nazarenão.
 
Fonte: Globoesporte.com

FESTA DA PADROEIRA 2012: Confira a programação religiosa para hoje, 08/12




08 DE DEZEMBRO  (SÁBADO) - 11º DIA DE FESTA/ÚLTIMO DIA
  
 05h00 - Terço Caminhante 
 06h00 - Missa 
10h00 - Missa solene - celebração Eucarística
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição e Pipocaço
16h00 - Procissão com a imagem de Nossa senhora da Conceição/Missa de encerramento 
 
 
FESTA SÓCIAL DA PARÓQUIA
 
Almoço com Nossa Senhora
Barraca da Festa às 12h00
BARRACA DA FESTA A PARTIR DAS 21h00
Relançamento do Livro "Os Cinquentões" (do Prof. Iran Costa)
Leilão de Garrotes e Música Ao Vivo
Atração Musical: Benê e Banda
Patrocínio: Deputado Ezequiel F. de Souza e Supermercado Serve Bem.


Encerramento da Festa da Padroeira de Ceará Mirim






Fonte: 87FM

08 de Dezembro - Dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Ceará Mirim

 
Mais do que memória ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos.

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.

A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant'Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: "Ó Mariaconcebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: "Maria isenta do pecado original".

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: "Eu Sou a Imaculada Conceição".

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Festa da padroeira 2012: Confira a programação social de hoje, 08

Confira o programação de hoje, 08 de dezembro

- BANDA NABAHLADA
- FORRÓ BOCA A BOCA
- BANDA CLÍNICA GERAL

Os shows tem inicio logo após a novena no local de sempre. 
Hoje, a festa começa um pouco mais cedo, às 20h da noite

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Festa da padroeira 2012: Confira a programação social de hoje, 07

Confira o programação de hoje, 07 de dezembro

- GUTO E FORRÓ UNIVERSITÁRIO
- PEGADA FORROZEIRA


Os shows tem inicio logo após a novena no local de sempre. 
A Festa começa sempre às 22h da noite. 

FESTA DA PADROEIRA 2012: Confira a programação religiosa para hoje, 06/12




07 DE DEZEMBRO  (SEXTA-FEIRA) - 10º DIA DE FESTA
  
 05h00 - Terço Caminhante 
 06h00 - Missa 
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
15h00 - Hora da misericódia com Maria
19h30 - Novena da Imaculada Conceição


Presidente: Pe. Ajosenildo Nunes (Reitor do seminário de São Pedro - Natal/RN)
Noiteiros: Setores urbanos, comerciantes e prestadoras de serviços, CDL, Correios, COSERN, e agências bancárias da Cidade.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA A FESTA SÓCIAL DA PARÓQUIA:


07 DE DEZEMBRO (SEXTA-FEIRA)
Ação Entre Amigos
Pátio da Matriz às 21h00

BARRACA DA FESTA A PARTIR DAS 21h00
Relançamento do Livro "Os Cinquentões" (do Prof. Iran Costa)
Leilão de Garrotes e Música Ao Vivo
Atração Musical: Benê e Banda
Patrocínio: Deputado Ezequiel F. de Souza e Supermercado Serve Bem
 
 


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FESTA DA PADROEIRA 2012: Confira a programação religiosa para hoje,05/12




05 DE DEZEMBRO  (QUARTA-FEIRA) - 8º DIA DE FESTA
 05h00 - Terço Caminhante 
 06h00 - Missa
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
15h00 - Hora da misericódia com Maria
19h30 - Novena da Imaculada Conceição


Presidente: Pe. Janilson Francisco de Macedo (Paróquia da Imaculada Conceição - Nova Cruz/RN)
Noiteiros: Setor São Leão Magno e associação de Taxistas  e mototaxistas

Festa da padroeira 2012: Confira a programação social de hoje, 05

Confira o programação de hoje, 05 de dezembro

- FORRÓ RODADO
- VIRGÍLIO NETO e DJ HÉRICO HEYNAN


Os shows tem inicio logo após a novena no local de sempre. 
A Festa começa sempre às 22h da noite. 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Festa da padroeira 2012: Confira a programação social de hoje, 04

Confira o programação de hoje, 04 de dezembro

- FORRÓ AQUILO BOM
- FORRÓ DA PEGAÇÃO


Os shows tem inicio logo após a novena no local de sempre. 
A Festa começa sempre às 22h da noite. 

FESTA DA PADROEIRA 2012: Confira a programação religiosa para hoje, 05/12




04 DE DEZEMBRO  (TERÇA-FEIRA) - 7º DIA DE FESTA
 
 
 05h00 - Terço Caminhante 
 06h00 - Missa
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
15h00 - Hora da misericódia com Maria
19h30 - Novena da Imaculada Conceição


Presidente: Pe. Francisco de Assis Inácio (Paróquia da Imaculada Conceição - Nova Cruz/RN)
Noiteiros: Setor Beato Mateus Moreira, 5ª DIRED (Funcionários e escolas da rede estadual)
 
 
 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

FESTA DA PADROEIRA 2012: Confira a programação religiosa para hoje, 03/12




03 DE DEZEMBRO  (SEGUNDA0FEIRA) - 6º DIA DE FESTA
 05h00 - Terço Caminhante 
 06h00 - Missa
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
15h00 - Hora da misericódia com Maria
19h30 - Novena da Imaculada Conceição


Presidente: Frei Edvan dos Santos, OFMcap (Fraternidade Nossa senhora dos Remédios/Catolé dos Rocha - PB)
Noiteiros: Setor Pio XII, Rotary clube, Casa da amizade e Rotaract, escolas da rede privada.
 
 

Festa da padroeira 2012: Confira a programação social de hoje, 03

Confira o programação de hoje, 03 de dezembro

- MÁXIMO COMANDO
- SOLTEIRÕES DO FORRÓ


Os shows tem inicio logo após a novena no local de sempre. 
A Festa começa sempre às 22h da noite. 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Cearamirinenses participam do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

 
Neste sábado (01) a Pastoral da AIDS/DST realizou em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Potiguar (unP) uma manhã de testagem para o vírus do HIV na E.E. Ubaldo Bezerra de Melo.

Os interessados em fazer o exame inicialmente realizam um cadastro e passam a uma sala de pré-teste onde ouvem as recomendações de enfermeiros e/ou estagiários de enfermagem sobre a doença e como é possível ter qualidade de vida mesmo sendo portador do vírus. Realiza-se então o exame e passam para a sala de espera, onde um vídeo educativo é apresentado.

Com o resultado em mãos, passam a uma sala pós-teste, onde caso diagnosticado como positivo são encaminhados para acompanhamento e tratamento, caso contrário recebem orientações de como podem se prevenir. Segundo Manoel Pinheiro, coordenador da Pastoral da AIDS em Ceará-Mirim, essa é a etapa onde entra também o trabalho da pastoral, dando novo sentido a vida, pois, para ele, pior que o medo de ter a doença é ser portador do vírus e não saber.
 
Fonte: Site 87FM

Câmara Municipal de Ceará-Mirim homenageia Robinson Faria

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim homenageou na noite de ontem (29) o vice-governador Robinson Faria (PSD) com o título de cidadão cearamirinense. A cerimônia contou com homenagem a autoridades da área militar, civil, religiosos e empresários da região.

A homenagem ao vice-governador foi entregue pelo presidente da Câmara, Júlio César (PSD) que destacou a importância do trabalho de Robinson Faria no Rio Grande do Norte.

O vice-governador agradeceu o título lembrando a importância da cidade no desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Ceará-Mirim é uma das cidades mais importantes do nosso estado pela contribuição na economia e na área cultural. Estou agradecido pelo título de cidadão cearamirinense, uma homenagem que me traz alegria e ao tempo aumenta o desafio em contribuir como cidadão e como agente público”, argumentou Robinson.

Os homenageados pela Câmara receberam os títulos de cidadãos cearamirinenses numa solenidade que contou com a apresentação de teatro e de música
 
Fonte: Blog do Xereta

FESTA DA PADROEIRA 2012: Confira a programação religiosa para hoje, 02/12




  02 DE DEZEMBRO  (DOMINGO)

 05h00 - Terço Caminhante 
 06h00 - Missa
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
16h00 - Missa da Investidura de Ministros Extraordinários da Segrada Comunhão
19h30 - Novena da Imaculada Conceição


Presidente: Pe. Clemente Karson Klay M. da Rocha (Secretário do Arcebispo/Paróquia de Nossa senhora das Graças e Santa Terezinha - Tirol/Natal, RN)
Noiteiros: Setor Santo Antônio de Santana Galvão, setor Juventude e Abrigo de Idosos São Vicente de Paula.
 
 
 


 
 

BNDES financia R$ 329,3 milhões para o aeroporto de São Gonçalo

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) aprovou no último dia 22, o financiamento de R$ 329,3 milhões para a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. 

Além disso, foi aprovado um crédito de R$ 1,64 milhões para realização de investimentos sociais na área de abrangência do empreendimento. A intenção é que o aeroporto esteja pronto antes de começar a Copa do Mundo de 2014.

O terminal aéreo será administrado pelo consórcio Inframérica e vai ser o primeiro aeroporto a ser construído por iniciativa privada. A empresa será responsável pela construção dos terminais de passageiros e carga, torre de controle, via de acesso à área do terminal e estacionamento. E, as pistas e pátio de aeronaves estão a cargo do Exército.

Durante a fase de construção, a expectativa é que sejam gerados 400 empregos diretos e indiretos. Na fase de operação, devem ser mobilizados 292 funcionários.

Após inauguração do novo terminal, o aeroporto Augusto Severo, que atualmente atende o Estado, será desativado e será usado somente para aviação militar. 

O Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante também tem potencial para transformar-se em um centro de conexões para vôos originados e destinados à Europa. O novo aeroporto foi projetado para oferecer uma capacidade inicial de 6,3 milhões de passageiros por ano.  

Fonte: Jornal Metropolitano

Oito cidades do RN correm risco de epidemia de dengue

Oito municípios do Rio Grande do Norte correm risco de ter uma epidemia de dengue a qualquer momento e a pior situação é a de Campo Redondo, na região do Agreste, a 136 quilômetros de Natal. Com índice de infestação predial de 12,1%, Campo Redondo divide o quarto lugar com Cafarnaum/BA no ranking dos piores do Brasil.

A informação é do Ministério da Saúde e consta de balanço divulgado esta se-mana em Brasília. Este ano, o governo federal ampliou a pesquisa sobre a dengue e usou o LIRAa - Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti - realizado em 1.239 municípios. Campo Redondo só perde para Itabuna/BA, com 18,4, Emas/PB 14,1 e Calumbi/PE, 12,4.

Na lista de risco estão também Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Jardim do Seridó, Mossoró, Parelhas, Brejinho e Pau dos Ferros. Nestas cidades vivem 400 mil habitantes. O levantamento inclui em situação de alerta os municípios de Ceará-Mirim, Caicó, Cruzeta e Jaçanã.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 6 de outubro, o RN havia notificado 31.548 casos suspeitos de dengue, dos quais 11.210 confirmados.

Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, sendo índice é satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti. 

Fonte: Jornal Metropolitano

Festa da padroeira 2012: Confira a programação social de hoje, 02

Confira o programação de hoje, 02 de dezembro

- LAYRTON DOS TECLADOS


Os shows tem inicio logo após a novena no local de sempre. 
A Festa começa sempre às 22h da noite. 

sábado, 1 de dezembro de 2012

FESTA DA PADROEIRA 2012: Confira a programação religiosa para hoje, 01/12




  01 DE DEZEMBRO  (SÁBADO)

 05h00 - Terço Caminhante 
 06h00 - Missa
12h00 - Ofício da Imaculada Conceição
15h00 - Hora da Misericórdia com Maria
19h30 - Novena da Imaculada Conceição


Presidente: Frei Xavier, OFMcap (Convento Santo Antônio / Natal-RN)
Noiteiros: Setor Santa Clara, Setor social, Órgãos e secretárias da prefeitura municipal e Câmara municipal.
 
 
 

 
 

Confira os vencedores de título de "Cidadão Cearamirinense" 2012

 

 
 
 
 
1º - Francisco Roberto de Lima - Proposição Ver. Júlio César
2º - Robinson Faria - Proposição Ver. Júlio César
3º - José Gilmar de Carvalho Lopes -  Proposição Ver. Carlos Alberto
4º - José Dantas de Lira - Proposição Ver. Júlio Cesár
5º - Rui Cadete - Proposição Ver. Roberto Lima
6º - Francisca Maria B. Lopes - Proposição Ver. Roberto Lima
7º - Pe. Bianor Jr. - Proposição Ver. Zélia Santos
8º - Reverendo Dom Matias - Proposição Ver. Roberto Lima
9º - Francisco Chagas - Proposição Ver. Graça Freitas
10º - Gilvan da silva Dantas - Proposição Ver. Patricia Juna
11º - Clarice Rodrigues - Proposição Ver. Graça Freitas
12º - Roberto da Mata Fragoso - Proposição Ver. Patricia
13º - Cleber Ribeiro da Silva - Proposição Ver. Patricia Juna
14º - Múcio Barbosa Cunha - Proposição Ver. Chico Neguinho
15º - Samuel Camilo Guedes - Proposição Ver. Carlos Alberto
16º - Harrison Moreira Oliveira - Proposição Ver. Júlio César
17º - Pe. Abelardo Freitas Barros - Ver. Júlio César
18º - Elias Taveira - Proposição Ver. Júlio César
19º - Wilson Fernandes Neto - Proposição Ver. Franklin Jr.
20º - Getulio Jorge Torres - Ver. Franklin Jr.
21º - Kaio Cesár Carneiro - Proposição Ver. Claudia Roberta
22º - Joaquim Paulo Filho - Claúdia Roberta
23º - Ramilson P. Tito - Proposição Ver. Zélia Santos
24º - João André Neto - Proposição Ver. Zélia Santos
25º - Ciro José Peixoto Pedroza - Proposição Ver. Claudia Roberta

Nesta quinta-feira (29) na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, em Ceará-Mirim, aconteceu a entrega de títulos de cidadãos cearamirinenses. Sob a presidência do vereador Júlio César, a cerimônia contou com a presença de todos os agraciados e prestigiada por um grande número de pessoas.
 

Festa da padroeira 2012: Confira a programação social de hoje, 01

Confira o programação de hoje, 01 de novembro.

- MAIORAIS DO FORRÓ
- DEIXE DE BRINCADEIRA (DDB)

Os shows tem inicio logo após a novena no local de sempre. 

Brasil estreia contra Japão, depois pega México e Itália

A seleção brasileira de futebol vai abrir a Copa das Confederações de 2013 contra o Japão no dia 15 de junho, às 16h, no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Além dos japoneses, os brasileiros vão ter como adversários do grupo A México e Itália.

O sorteio realizado neste sábado, no complexo do Anhembi, em São Paulo, foi comandado por Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa, que contou com o auxílio do chef Alex Atala e da modelo Adriana Lima para mostrar os grupos da Copa das Confederações. Antes, a presidente Dilma Rousseff, Joseph Blatter, mandatário da Fifa, e José Maria Marin, da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, discursaram para os convidados presentes.

A Copa das Confederações vai ser disputada por oito seleções divididas em dois grupos com quatro seleções cada. Serão ao todo terá 16 jogosque vão ser disputados em seis cidades, de 15 a 30 de junho de 2013 nas seguintes cidades: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

A partir da próxima segunda-feira (03), o torcedor poderá comprar ingressos para os jogos da Copa das Confederações no site da fifa  www.fifa.com.

Confira os grupos

Grupo A
A1 - Brasil
A2 - Japão
A3 - México
A4 - Itália

Grupo B
B1 - Espanha
B2 - Uruguai
B3 - Taiti
B4 - Campeão Africano