segunda-feira, 23 de julho de 2012

154 anos: Prefeitura de Ceará-Mirim divulga programação da Semana de Emancipação Política

 
 
Prefeitura de Ceará-Mirim divulga programação oficial das festividades de Emancipação Política do Município
O município de Ceará-Mirim estará comemorando 154 anos de sua Emancipação Política no próximo dia 30 deste mês de julho.
A data será festejada com diversas atividades cívicas, culturais e de lazer, organizadas pela Prefeitura, com o apoio de todas as secretarias municipais. Na ocasião, o prefeito Antônio Peixoto, fará a abertura oficial do evento como ato institucional do calendário de eventos do município.
A programação  tem início no próximo dia 24, com a solenidade oficial de hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda de Música Ten. Djalma Ribeiro, do município, e se estenderá até o dia 31/07.
A programação inclui também, palestras, Sarau Lítero-musical, missa em ação de graças, pelestras, literatura na rua, além de exposição cultural e das produções das escolas, além de muitas outras atividades.
"A cidade estará em festa. Esta será um data importante, pois o município comemora 154 anos de emancipação. E a Prefeitura está fazendo a sua parte, trazendo desenvolvimento, paz e cidadania para os cearamirinenses", enfatiza o secretário de articulação política e institucional do município, Edmilson Rodrigues, ao mesmo tempo em que convida toda a população para prestigiar todos os eventos da semana do município.
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
 
*24/07
 
- 8h: Abertura Oficial das Comemorações
- Local: Prefeitura de Ceará-Mirim
 
- 8h30: Abertura Solene das Atividades Educativas e Culturais
 Local: Centro Esportivo e Cultural
 Apresentação da Banda da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada Felipe Camarão

Palestra: "Ceará-Mirim Cidade de Cultura" por Gibson Machado Alves (Professor)
Momento Cultural: "Ceará-Mirim em Cordel" por Cosme Lopes
Apresentação do Grupo de Teatro da Fundação de Cultura Nilo Pereira
 
- Abertura da Exposição dos Artistas da Terra
- 14h: Visitação aos Estandes
- Local: Centro Esportivo e Cultural
- Palestra: "Felipe Camarão: Herói Nacional" por Alcides Bezerra Sales (Professor)
- Apresentação do Grupo Para-folclórico Caboclinhos

19h: Visitação aos Estandes
- Local: Centro Esportivo e Cultural
- Sarau Lítero-musical com a participação de artistas da terra e convidados
- Lançamento do livro "Breve Notícia sobre a Província do RN - de Manoel F. Nobre
 
*24/07 a 31/07
 
- I Campeonato de Futsal das Escolas da Rede Municipal de Ensino
- Hora: 9h
- Local: Ginásio Aderson Elói de Almeida
 
*25/07
- Literarura no meio da rua - II Ano
- Hora: 8h às 11h
- Local: Diversos pontos da cidade
 
*26/07
- Inauguração da Réplica do Marco Religioso dos Colonizadores do Povoado Boca da Mata
- Hora: 8h
- Local: Av. Presidente Café Filho
 
*27/07
- Exposição das Produções das Escolas e Apresentações Culturais dos Alunos da Rede Municipal, Grupos Para-folclóricos convidados
- Hora: 8h às 11h / 14h às 17h / 19h às 21h
- Local: Secretaria Municipal de Educação
 
*29/07
- Missa em Ação de Graças
- Hora: 19h
- Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
 
*30/07
- Corrida Rústica 30 de Julho
- Hora: 8h
- Local: Prefeitura de Ceará-Mirim
 
- Culto Evangélico em Ação de Graças
- Hora: 19h
- Local: Congregação Assembléia de Deus - Av. Gal. João Varela / Centro

Paroquia dá inicio aos preparativos da festa da Padroeira

Cartaz oficial da festa desse ano
Após a apresentação oficial à comunidade do Cartaz da Festa da Padroeira 2012 no último domingo, que teve por vencedor do Concurso Cultural o designer Jefferson Melo, o administrador Paroquial Pe. Bianor Júnior convida os interessados em colaborar com o evento este ano para a primeira reunião que acontece amanhã (22/07) após a missa da noite na Casa Paroquial. "Este momento não é apenas para as pessoas que já costumam contribuir com a Festa, mas para todos que se sintam tocados a colaborar, através de sugestões e ações, de modo que possamos fazer um evento mais bonito do que o do ano passado", afirmou o sacerdote nas comunicações paroquiais da missa da noite.

Anualmente são organizadas equipes que trabalham separadamente em alguma atividade inerente à festa sob a coordenação de uma comissão geral, que tem a frente uma pessoa para fazer a ligação entre todas. Na última reunião do Conselho Pastoral Paroquial foi solicitado indicação de um nome, porém não chegou-se a um consenso, o que deve ser definido durante a reunião de amanhã.

Este ano, o evento acontece de 28/11 a 08/12 e tem por tema: "A Exemplo de Maria, animados pela fé, sejamos promotores da vida".

Conheça Jefferson Melo e o significado dos elementos presentes na obra.

Ele tem 20 anos, é Designer Gráfico formado pela Universidade Potiguar de Natal e morador do Conjunto Novos Tempos de Ceará-Mirim. Foi motivado a participar ao visualizar o Cartaz do Concurso Cultural e como oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.

No topo do Cartaz, a denominação do Evento: Festa de Nossa Senhora da Conceição, assim como o período e o local de sua realização: De 28 de novembro a 08 de dezembro de 2012 em Ceará-Mirim.

Para representar a religiosidade do povo cearamirinense estão presentes a imagem da padroeira, do lado direito, e ao fundo, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

No lado esquerdo, os símbolos que representam a promoção da vida: uma mulher grávida segurando uma muda de planta e sobre eles o tema da Festa de 2012 “A EXEMPLO DE MARIA, ANIMADOS PELA FÉ, SEJAMOS PROMOTORES DA VIDA”

A programação vai ser inserida na parte inferior direita do cartaz assim que for definida pelas diversas comissões que ajudam a organizar a Festa da Padroeira.
 
Fonte: Pascom de Ceará-Mirim

No RN apenas 17 Prefeitos são Candidatos a Reeleição

No Rio Grande do Norte apenas 17 prefeitos serão candidatos a reeleição, o que representa apenas 3,64% dos prefeitos potiguares. Já o número de vice-prefeito candidato a reeleição é a mesma, 17.

Quando a análise é da possibilidade de reeleição nas Câmaras Municipais, a estatística aponta que 387 vereadores tentarão se manter no mandato, o que representa 5% do total de legisladores municipais.

O pleito de 2012 no Rio Grande do Norte conta no total com 412 candidatos a prefeito e 5.046 candidatos a vereador.

Conheça os prefeitos candidatos a reeleição:

CEARÁ MIRIM - ANTÔNIO MARCOS DE ABREU PEIXOTO - PR

APODI – MARIA GORETI DA SILVEIRA PINTO – PMDB

BENTO FERNANDES – IVANILDO FERNANDES DE OLIVEIRA – PP

BOM JESUS – EDMUNDO AIRES DE MELO JÚNIOR – PMDB

CANGUARETAMA – WELLINSON CARLOS DANTAS RIBEIRO – PR

ENCANTO – ALBERONE NERI DE OLIVEIRA LIMA – DEM

JARDIM DO SERIDÓ – JOCIMAR DANTAS DE ARAÚJO – PMDB

JOÃO CÂMARA - ARIOSVALDO TARGINO DE ARAÚJO - DEM

LUCRÉCIA – ANTONIO WALTER DE ARAUJO – PSB

MACAÍBA – MARÍLIA PEREIRA DIAS – PMDB

MONTANHAS – MARIA ELIETE COUTINHO BISPO – PMDB

PARELHAS – FRANCISCO ASSIS DE MEDEIROS – PT

PATU – EVILÁSIA GILDÊNIA DE OLIVEIRA – PSB

POÇO- BRANCO JOSE MAURICIO DE MENEZES FILHO- PSD

SÃO BENTO DO NORTE – LUIZ LUCAS ALVES JUNIOR – PR

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ – JACKSON DANTAS – PMDB

VILA FLOR – GRINALDO JOAQUIM DE SOUZA -PSD

Ceará Mirim foi um dos 21 Municípios do RN que tiveram saldo zero nas duas primeiras cotas do FPM de Julho


 Confira, abaixo, as outras cidades que também estão na "lista" das cotas do FPM de Julho de 2012.

Alto do Rodrigues

Areia Branca

Angicos

Arês

Assu

Caicó

Ceará-Mirim

Currais Novos

Extremoz

Goianinha

Guamaré

Luís Gomes

Nova Cruz

Parnamirim

Pau dos Ferros

Pendências

São José de Mipibu

Tibau do Sul

Umarizal

Upanema

domingo, 1 de julho de 2012

Prefeitura de Ceará-Mirim realiza 3º Encontro de Formação Continuada


Prefeitura de Ceará-Mirim realiza 3º Encontro de Formação Continuada para Educadores Infantís
A Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação-SME, realizou nesta última semana deste mês de junho, o 3º Encontro de Formação Continuada sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
O encontro aconteceu no último dia 21/06 no auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural e contou com a participação de cerca de 240 profissionais da educação infantil entre professores, supervisores e auxiliares.
Coordenado pelo setor de educação infantil da SME, os encontros vêm acontecendo desde o último de 05 de deste mês de junho, nos turnos matutino e vespertino, discutindo temáticas sobre as concepções, finalidade e objetivos da educação infantil.
De acordo com Fátima Vital, coordenadora da educação infantil do município, o principal objetivo do evento, é atualizar a resolução municipal que trata da educação infantil, bem como, a proposta municipal que irá tratar dos fundamentos legais e teóricos que definem uma educação infantil de qualidade.
"Com o apoio da atual administração municipal, como se pode perceber, estamos investindo na formação dos nossos professores, o que resulta num ensino de qualidade para todos os nossos alunos da educação infantil", ressalta a coordenadora Fátima Vital.
Nesse 3º Encontro, o curso teve como formadora, Elaine Sobral que faz doutorado em educação infantil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Os Encontros de Formação Continuada acontecem uma vez por semana, sempre nos horários compreendidos entre 8h às 12h e 13h30 às 17h30 na auditório da Estação Cultural, e de acordo com Fátima, os próximos encontros estão agendados para os dias 05, 13, 19 e 27 de julho.
Ainda segundo a coordenadora de educação infantil, Fátima Vital, dias 20 e 21 de setembro, acontece o seminário para a entrega de certificado dos educadores, e que contará com a participação de professores da UFRN e do NEI - Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Programa do leite irregular na zona rural de Ceará Mirim

Algumas comunidades da zona rural de Ceará Mirim vêm sofrendo com a irregularidade da distribuição do leite. Segundo denúncias de moradores, o problema atinge as comunidades Rio dos Índios, Coqueiros, Capela, Boa Vista, Sítio, Jacumã, Caiana, Aningas e Gravatá.

O Programa do Leite integra as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na área de segurança alimentar junto às comunidades mais carentes. O leite também é distribuído para crianças desnutridas de três a seis anos de idade, gestantes, nutrizes, idosos a partir de 60 anos, portadores de deficiência impossibilitados para o trabalho, portadores do vírus HIV e tuberculose e pessoas com câncer.

Na conseqüência do sucesso do programa, o RN foi indicado pelo UNICEF como o Estado do Brasil com o menor índice de desnutrição e menor taxa de mortalidade infantil. Seu objetivo principal é reduzir as carências nutricionais de crianças na faixa etária entre seis meses e três anos. 

 

ESTIAGEM

O diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater-RN), Ronaldo Cruz, esclareceu que a seca no Rio Grande do Norte, que já atinge seriamente mais de 139 municípios, compromete a produção de leite do Estado e o abastecimento do Programa Leite Po-tiguar, que tem uma demanda diária de aquisição e distribuição de 155 mil litros por dia, sendo 145 mil de leite de gado e 10 mil de leite de cabra.

A estiagem já provocou uma redução no abastecimento em torno de 30%, que corresponde a aproximadamente 50 mil litros diários.O desabastecimento desses 50 mil litros por dia afeta diretamente a população mais vulnerável que é beneficiária do Programa

Em algumas regiões, a escassez do produto compromete sua oferta para o Programa, como nas regiões do Seridó e da área me-tropolitana de Natal, uma vez que os produtores contam com mais opções para comercialização do produto. É o caso do Seridó, onde o produto escasso, é direcionado para venda às queijeiras.

Segundo Ronaldo Cruz, as medidas governamentais para minimizar a escassez do produto vêm sendo tomadas. "O preço do leite de cabra foi ampliado para R$ 1,50. Já o leite da vaca saiu de R$ 0,80 para R$ 0,83. Isso para atenuar o comprometimento da produção da bacia leiteira. Não descartamos a ampliação deste valor para assegurar ao be-neficiário do programa que este receba o leite diariamente", explicou. 

Fonte: Jornal Metropolitano

Açucareira Vale do Ceará Mirim encabeça lista de devedores na Justiça do Trabalho


A Justiça do Trabalho divulgou a lista dos 100 maiores devedores do Rio Grande do Norte. São 16.294 dívidas provenientes de empresas ou pessoas jurídicas e 587 processos de débitos de pessoas físicas. A relação de todos os devedores  pode ser vista  no site do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21), que disponibilizou as informações do banco de dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Encabeça a lista a Companhia. Açucareira Vale do Ceará-Mirim, com 727 processos, seguida da Mossoró Agroindústria S.A.(Maísa), com 714, Maísa Indústria, 583 processos, Companhia de Dados do Rio Grande do Norte (Datanorte), com 446 processos, e A&G Locação de Mão-de-Obra, com 443 processos.

O restante da lista contempla várias prefeituras de municípios do interior, encabeçadas pela de Caicó, com 389 dívidas na Justiça do Trabalho.

A Companhia Açucareira Vale do Ceará-Mirim encontra-se me litígio entre o seu antigo dono - o ex-senador Geraldo Melo - e o empresário cearense Manuel  Dias Branco.

O ex-senador acusa o empresário de não honrar com diversos pagamentos acertados com os vendedores, iniciando ainda um processo de esvaziamento do patrimônio imobiliário da Companhia Açucareira, composto por mais de 15 mil hectares de terra, para evitar o pagamento de tri-butos e, permitindo que diversas fazendas da Usina fossem levadas a leilão.

A justiça afastou totalmente o empresário M. Dias Branco da diretoria e nomeou um interventor Judicial que atualmente, administra e apura a situação econômica e saúde financeira deixada pela gestão do empresário enquanto administrou a Companhia Açucareira e a Ecoenergias.

ProITEC 2012: Cartão de Inscrição já está disponivel



 O Cartão de inscrição para o ProITEC (Programa de Iniciação tecnologica e cidadania) 2012 já está disponivel para os candidatos inscritos no processo seletivo para a entrado no IFRN no próximo ano letivo, 2013.
 Para o candidato pode ter acesso ao cartão, ele deve entrar no site oficial do IFRN (Clique aqui) , entrar na seção "ProITEC" e ir até a pagina do processo, onde terá o link do candidato. Para pode ter acesso à página, o candidato terá que ter em mãos o dia de nascimento, o número de inscrição e o CPF do mesmo.
   O Cartão de inscrição para a primeira prova do processo - que acontece no dia 22 - estará disponivel até a manhã do dia da mesma.

UPA de Pajuçara apta para atender casos na zona Norte

A UPA antende os casos da Zona Norte

Ao apresentar febre constante, dor de cabeça, dor nas articulações e  manchas na pele, sintomas comuns da dengue, é recomendando àqueles que moram na zona Norte e região a procurarem imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Pajuçara, na Zona Norte de Natal. A unidade funciona 24 horas por dia e a prioridade é o atendimento de urgência e emergência. 

"A orientação é no sentido de que as pessoas não procurem os Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs), como é muito comum. Os AMEs funcionam sob agendamento de consulta, dife-rente da UPA onde o foco é o pronto atendimento em urgência e emergência. No caso da dengue, quanto antes o paciente receber atendimento médico, melhor", enfatiza o médico Danton Novaes, diretor técnico da UPA.

 

Casos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do seu Programa de Controle da Dengue, divulgou mais um boletim com os números da doença no RN. Os dados são refe-rentes à Semana Epidemiológica 24, que corresponde até o último dia 16 de junho deste ano. São 19.486 casos suspeitos de dengue em todo o estado, com 5.154 casos confirmados.

Setenta e nove municípios apresentam alta incidência da doença. A capital, Natal, apresenta 7.257 casos suspeitos, seguida de Mossoró (1.451 casos suspeitos), Parnamirim (1.043), João Câmara (728) e Ceará-Mirim (595).

O ano de 2012 registra até o momento 35 óbitos suspeitos de dengue, mas apenas seis óbitos foram confirmados, oito foram descartados e 21 aguardam confirmação.

A Sesap orienta a população para manter os cuidados básicos, tais como: limpar os quintais, fazer a higienização de cozinhas e banheiros, não deixar embalagens e pneus expostos à chuva e sol, evitar a água parada onde o mosquito da dengue. 

Fonte: Jornal Metropolitano

Pronatec vai beneficiar 55 municípios do RN com novos cursos técnios

Prefeituras de 55 municípios do Rio Grande do Norte serão contempladas este ano com as ações do Pronatec Social. O Pronatec é um programa de formação profissional do Ministério da Educação-MEC, mas teve suas vagas estendidas, também, para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS por se constituir numa das ações do Plano Brasil sem Miséria, do governo federal.

Serão beneficiados com os cursos de qualificação profissional os municípios de Acari, Assú, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Barcelona, Caicó, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Ceará Mirim, Cruzeta, Currais Novos, Doutor Severiano, Extremoz, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Galinhos, Ipanguaçu, Jandaíra, Japi, Jardim de Angicos, João Câmara, Lagoa Nova, Luiz Gomes, Macaíba, Major Sales, Marcelino Vieira, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Olho D'Água dos Borges, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pilões, Poço Branco, Porta Alegre, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rio do Fogo, Santa Cruz, São Gonçalo, entre outros.

RN é primeiro lugar no Nordeste em vacinação contra a Poliomielite

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite teve início no último dia 16 e prossegue até o dia 6 de julho. Somente no Dia D de Mobilização da Campanha o Rio Grande do Norte já conseguiu vacinar 141.953 crianças, o que representa 58,86% da sua população-alvo, e coloca o Estado em primeiro lugar do Nordeste em cobertura vacinal.

Os estados de Alagoas e Sergipe estão em segundo e terceiro lugar do Nordeste em cobertura vacinal contra a pólio, com porcentagens de 56,63% e 53,14%, respectivamente. A meta do Rio Grande do Norte para este ano é vacinar 95% da população na faixa etária de 0 a 4 anos, o que representa 241.417 crianças.

A vacinação é indiscri-minada, ou seja, todas as crianças com idade entre zero a 4 anos e 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a vacina oral contra a poliomielite, independente de tê-la recebido anteriormente. Os pais devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, levando a carteira de vacinação da criança.

Mês Especial!


   
  Durante todo esse mês de Julho, o blog Ceará-Mirim News fará uma cobertura especial sobre o aniversário da cidade, que está completando no próximo dia 30, 154 anos de emancipação politíca. Todos os finais de semana de Julho, o blog trazerá histórias, curiosidades, fotos, vídeos, enfim, tudo que possa mostrar a indentidade de Ceará-Mirim!

Então, temos um encontro marcado!
No próximo sábado, 07/07/12, confira as primeiras homenagens à cidade dos verdes canaviais.