domingo, 24 de julho de 2011

ABC/RN NA SÉRIE "B" ENTRA NO G-4



ABC arranca empate com Boa e volta ao G4 da Série B



O ABC entrou em campo precisando apenas de um empate diante do o Boa Esporte - MG para entrar no G4 do Campeonato Brasileiro da Série B, no estádio Melão, na cidade de Varginha, Minas Gerais, em partida válida pela 12ª rodada, e conseguiu o seu objetivo. Em um jogo tecnicamente fraco, o placar em 0 a 0 levou o time potiguar aos 21 pontos, roubando a vaga do Americana-SP, e ocupando a quarta posição. Já os mineiros alcançam os 13 pontos junto com o Icasa-CE, e saíram do Z4 pelos critérios de desempate.
Na próxima terça-feira (26), o Campeonato Brasileiro da Série B tem rodada completa, a 13ª terceira, onde o alvinegro encara o São Caetano – SP, às 21h50, no estádio Frasqueirão. Mais cedo, o Boa enfrenta o Bragantino, às 19h30, no estádio Nabi Abi Chedid, em São Paulo.

Ficha do jogo (Boa 0 x 0 ABC):
Estádio: Melão
Boa Esporte: Luis Henrique, Carlos César, Tiago, Marcelinho e Magalhães(Laércio); Claudinei. Valdson, Moises (Olívio) e Esquerdinha; Maclei(Jame) e Carlos Magno (Técnico: Nedo Xavier).
ABC: Welligton, Nêgo, Tiago Garça, Alessandro Lopes e Renatinho Potiguar(Cauê); Bileu, Marcus Vinícius, Makelelê e Cascata(Samuel); Malaquias e Éderson(Leonardo). (Técnico: Leandro Campos).
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES/Asp. FIFA)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES/Asp. FIFA) e José R. Maciel Linhares (ES)
Cartões: Renatinho Potiguar (ABC, amarelo); Magalhães (Boa, amarelo); Nêgo (ABC, amarelo); Nêgo(ABC, segundo amarelo – vermelho); Makelelê(ABC, amarelo). 

BLOG CEARÁ-MIRIM LIVRE

PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM ENTREGA MAIS UM CEI

Agora é a vez do distrito de Primeira Lagoa receber o seu Centro de Educação Infantil

Nesta quarta-feira 20/07, às 16h, a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugura mais um Centro de Educação Infantil no interior do município.

Desta vez, é a comunidade do distrito de Primeira Lagoa que ganha o seu estabelecimento de ensino infantil “Maria de Lourdes Ferreira do Nascimento”, com uma estrutura física totalmente adaptada para a faixa etária de ensino.

O novo CEI segue o modelo de referência em educação infantil no município e atenderá inicialmente a cerca de 120 crianças de 3 a 5 anos.

A nova unidade conta com salas de aula e espaço para refeitório. Além disso, o prédio, que pertence ao município, mas que estava fechado desde a gestão anterior, passou por uma reforma em toda sua estrutura, recebendo novo reboco, cerâmica nova, construção de um banheiro para professores que não existia, restauração das instalações elétrica e hidráulica, retelhamento e mobília nova completa, tendo sido tudo adquirido com recursos próprios do município e também do Fundeb.

Este é o oitavo Centro de Educação Infantil entregue a comunidade Cearamirinense pela Prefeitura de Ceará-Mirim em pouco mais de dois anos e meio de administração. Já foram reformados e entregues os CEIs das seguintes comunidades: Massaranduba, Gravatá, e Riachão (na zona rural), CEIs Ruy Pereira dos Santos, Rafael Sobral, Menino Jesus, Rui Miranda (zona urbana), e agora o CEI “Maria de Lourdes Ferreira do Nascimento” no distrito de Primeira Lagoa.

“Estamos empenhados em garantir uma educação de qualidade e uma formação integral aos cearamirinenses a partir dos primeiros anos de vida. Daí, a nossa preocupação em melhorar mais e mais a nossa educação, tomando por base o ensino infantil”, destaca o prefeito Antônio Peixoto, enfatizando que a educação é uma das prioridades da administração municipal.

De acordo com a secretária de educação do município, Ângela Aquino, a educação infantil vem passando por um importante processo de transformação em Ceará-Mirim, graças a atenção especial que o governo do prefeito Antônio Peixoto vem dando a essa faixa etária de ensino. “Estamos trabalhando para proporcionar uma melhor qualidade na educação de nossas crianças e adolescentes”, disse a secretária Ângela.

SERVIÇO

DATA: 20 de julho de 2011

HORA: 16h

LOCAL: Distrito de Primeira Lagoa

EVENTO: Inauguração do CEI “Maria de Lourdes Ferreira do Nascimento”

Informativos da Camara de Vereadores de Ceará Mirim

SESSÃO ITINERANTE

A exemplo da Sessão Itinerante realizada na última quinta-feira 14, em Gravatá, região central do município de Ceará-Mirim, o plenário da Câmara Municipal, será transferido pra outra localidade. Na próxima quinta-feira 21, o projeto contemplará parte da região oeste, composta pelas comunidades de: Matas, Capela, Mineiro e Pedregulho. Desta vez a Sessão será realizada na sede do Conselho Comunitário de Matas, localizado vizinho ao campo de futebol, com início às 19 horas. A intenção dos vereadores é ouvir os reclames da população e apresentar o trabalho do poder legislativo municipal.

TÍTULO DE CIDADÃO CEARÁ-MIRIM


A Câmara Municipal de Ceará-Mirim, confere Título de Cidadão Cearamirinense, através de Decreto Legislativo nº 1 de 16 de junho de 2011, a Governadora Rosalba Ciarlini, Robinson Mesquita de Faria, Antônio Ivo Maia, Wilma Maria de Faria, Nevaldo Rocha, Severino Xavier, Márcia Faria Maia Mendes, Severino Pinheiro Martiniano, José Gilmar de Carvalho Lopes, Paulo César Batista de Faria, Edvaldo Morais Lopes, Mágna Céli Santos de Melo, José Bezerra de Araújo Júnior, João Raimundo de Souza, Wanilda Nicácio Barbosa, José Dantas de Lira e ao Almirante - Airton Teixeira Pinho Filho, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados ao município. O evento para entrega do Título de Cidadão Cearamirinense será realizado no dia 26 de julho, na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, às 19 horas.



Visita

A Sessão Plenária desta terça-feira 19, recebeu um grupo de alunos do 5º ano, da Escola Municipal Sérgio Varela Santiago, da comunidade de Coqueiros. A visita ao Poder Legislativo foi realizada dentro do projeto “Conhecendo Ceará-Mirim”, coordenado pela professora Nara Melo, desenvolvido pela entidade escolar com o objetivo de apresentar aos alunos a história do município, em razão dos 153 anos de emancipação política.

 
Vigilantes

Os vigilantes mais uma vez compareceram ao plenário da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta terça-feira 19, para solicitar dos parlamentares, apoio no sentido de cobrar poder executivo, a criação do plano de cargos e salários, em benefício dos servidores municipais, que não estão recebendo horas extras. Os vereadores Patrícia Juna (PDT) e Franklin Marinho Júnior (DEM), se pronunciaram demonstrando solidariedade a situação da categoria.



Assessoria de Imprensa
Jhancy Richelm 8126-6692

PODER PÚBLICO MUNICIPAL PARTICIPA DO SHOW DA FÉ

Representantes da Prefeitura de Ceará-Mirim e Câmara Municipal marcaram presença no “Festival das Maravilhas” promovido pela Igreja Internacional da Graça de Deus, através do seu fundador, missionário Romildo Ribeiro Soares, conhecido por R.R Soares. O pastor apresenta o programa “Show da Fé” exibido na rede Bandeirantes, Rede TV!, CNT e Rede Internacional de Televisão (Rit). O festival evangélico foi realizado ontem (18), no Ginásio de Esportes Anderson Elóy de Almeida. Na ocasião aconteceu diversas pregações, curas e show com cantores gospel. O evento foi transmitido em tempo real para o Brasil e mais de 100 países.

O Festival das Maravilhas acontece em diversos estados brasileiros. No Rio Grande do Norte existem 80 sedes da Igreja Internacional da Graça de Deus, e 10 cidades potiguares foram incluídas na programação. Natal, Areia Branca, Mossoró, Caicó, São José de Mipibu, Nova Cruz, Ceara Mirim, João Câmara, Touros, Assu e Santa Cruz.
“É um festival de evangelização, louvores e muitas graças onde mostramos que Jesus é a solução para qualquer problema. E terá um foco especial na cura das vidas”, afirmou o missionário em notícia publicada no jornal Tribuna do Norte.

No município de Ceará-Mirim muitos fiéis foram curados em nome de Jesus, conforme depoimentos e afirmações do missionário R.R Soares. O Prefeito Antônio Peixoto fez questão de participar do festival de evangelização, prestigiar o missionário e conversar com os fiéis. Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Juventude, Esporte, Cultura e Lazer, Luiz de Oliveira e o vereador Carlos Pereira, conhecido como irmão Carlos.

Semarh garante apoio a projeto de Tilapicultura no Mato Grande

O projeto responsável pela pesca de tilápia na região do Mato Grande – o Pólo de Tilapicultura – receberá ainda este ano investimentos estruturais na área de beneficiamento de pescado. Os novos investimentos fazem parte do planejamento do Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) que irá garantir a perfuração de poços para incrementar a atividade.

A novidade foi anunciada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Robinson Faria na manhã desta segunda-feira (18) em reunião com a coordenadora do projeto no Ministério da Pesca e Aquicultura, Livânia Frison. “O apoio do Governo na perfuração de poços irá reduzir os gastos com estrutura e impulsionar a atividade no Estado que este ano receberá uma unidade de beneficiamento ampliando as oportunidades de geração de emprego e renda para a população”, argumenta o secretário.

O Pólo de Tilapicultura está presente em quatro municípios do Mato Grande: Ceará-mirim, João Câmara, Pureza e Touros em 45 hectares de área irrigada e 58 viveiros em atividade no Rio Grande do Norte, beneficiando mais de 750 pessoas.

Natal e Ceará-Mirim aparecem entre as 50 cidades que mais demitiram no primeiro semestre

O Ministério do Trabalho divulgou nesta quarta-feira (20) os dados municipais de criação de empregos formais do primeiro semestre de 2011. Natal aparece na 33º posição entre as cidades do país que mais demitiram. Ceará-Mirim ficou em 48º. Coruripe (AL) foi a cidade que mais demitiu no ano, com 7,26 mil postos de trabalho formais a menos, seguida por Santa Rita (PB), que perdeu 1,1 mil vagas.

Confira os dados completos da pesquisa no Ministério do Trabalho

Em todo o país, foram criados 1,41 milhão de empregos com carteira assinada no primeiro semestre, queda de 13,4% frente ao mesmo período do ano passado, quando foram abertas 1,63 milhão de vagas. De acordo com o levantamento, nove dos dez municípios que mais criaram postos de trabalho com carteira assinada foram capitais.

São Paulo lidera, com 136,4 mil vagas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 47,7 mil novos postos. Na décima posição do ranking aparece a primeira cidade fora das capitais: Campinas, no interior de São Paulo, criou 13,6 mil postos de trabalho entre janeiro e junho deste ano.

Televisão: Luciano Hulk grava quatro programas em Natal


O apresentador Luciano Huck desembarca em Natal, agora em agosto, para gravar seu programa Caldeirão em terras potiguares.

As negociações com o astro global foram intermediadas pelo secretário de turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro, que está em São Paulo, representando a capital dos Reis Magos no XI Salão de Turismo. A produção de Huck já desembarca na cidade nesta terça-feira, 19, para realização das primeiras providências.

Luciano gravará em Natal, nos primeiros dias de agosto, uma série quatro programas especiais que irão ao ar em setembro pela Rede Globo de Televisão, na TV aberta, e pelo Canal Viva, na TV fechada.

Segundo Tertuliano Pinheiro, o marido de Angélica está muito animado com a perspectiva de trazer seu “Caldeirão” para Natal e quer mostrar todas as belezas e potencialidades da região.

Idema suspende despejo de lixo industrial no Aterro Sanitário de Ceará Mirim

 
seis carretas estão paradas em um posto de combustível na BR-406 e não podem transitar no RN

Dentro de duas semanas o Instituto Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN) vai emitir parecer sobre a carga de "resíduo de cascalho" extraído de um campo de petróleo e gás, no município maranhense de Capinzal do Norte, para então decidir se autoriza ou não o seu despejo no aterro sanitário da Braseco, em Ceará-Mirim. Como medida imediata, o Idema suspendeu, ontem de manhã, o descarregamento da carga de seis carretas que estão estacionadas no pátio de um posto de revenda de combustível, na BR-406.

Além disso, o diretor geral do Idema, engenheiro civil Marcelo Toscano, informou que a Coordenação de Meio Ambiente do órgão notificou a empresa transportadora - a Transpinheiro -, "porque não tinha autorização" para transitar com esse tipo de carga dentro do Rio Grande do Norte. As carretas também não poderão sair do posto de combustível até a Braseco, enquanto a Transpinheiro não obter autorização para trafegar com aquele tipo de carga nas estradas do RN.

Marcelo Toscano explicou que o procedimento, agora, é esperar pela defesa da Transpinheiro, e só depois disso o Idema poderá se posicionar se estipula ou não uma multa relacionada ao nível de infração cometida pela empresa.

Toscano informou que na tarde de quarta-feira, dia 21, a Braseco foi notificada e ontem de manhã, o diretor Henrique Dantas, comparecer ao órgão ambiental para prestar esclarecimentos.

Segundo Toscano, o diretor da Braseco compareceu ontem de manhã ao Idema, trazendo uma documentação, em que mostra, inclusive, que sua empresa teria um contrato com mineradora OGX Maranhão Petróleo e Gás, controlada pelo megainvestidor Eike Batista. Também foram apresentadas informações sobre o tipo de carga, que está sendo objeto de análise por parte dos técnicos do Idema.

O diretor do Idema ainda disse que "se houver necessidade", os técnicos do órgão voltam ao local para colher amostras do material, que pela documentação apresentada, trata-se de resíduos sólidos de classe II, tido na norma ABNT 10.004 como "não perigoso", segundo explicação dada pelo coordenador de Meio Ambiente do Idema, Sérgio Macedo.

A Transpinheiro é uma empresa de logística, locação de máquinas e gerenciamento de resíduos industrias e atua há 28 anos na região Nordeste, com sede em Salvador (BA). A TRIBUNA DO NORTE tentou falar com a empresa e, por telefone, um funcionário que disse não poder falar em nome da Transpinheiro, disse que só o seu diretor de Operações, Jadiel Barros Santos, que estaria chegando ontem à noite em Natal, poderia falar sobre o caso.

Festa da padroeira terá participação da Academia Cearamirinense de letras e Artes

ACLA SE REÚNE COM O PADRE BIANOR

O almoço de ontem ocorreu no restaurante "Recantão" em Ceará-Mirim, a pretexto de uma conversa que teríamos com o Padre Bianor. O novo dirigente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição é alguém que poderíamos definir como um empreendedor, daquela linha apostólica que também reconhece no homem necessid...ades temporais que devem ser supridas. Vem se preocupando em rastaurar a arte sacra e em aumentar a prestação de serviços de sua igreja, cuja jusrisdição se estende a mais de 50 núcleos assistenciais apenas no município de Ceará-Mirim.

O convite foi nosso, aceito sem maiores dificuldades pelo pároco. Na pauta, dois assuntos da maior relevância para os interesses comuns da cidade, da paróquia e da Academia Cearamirinense de Letras e Artes: a festa da padroeira e um espaço físico para abrigar a ACLA.

Verificamos que no tocante à chamada "festa do dia oito", nossos interesses e projetos convegiam para a mesma direção. Depois de ouvir o nossa proposta, o Padre Bianor nos surpreendeu afirmando que tinha a mesma visão e o mesmo propósito - enriquecer a festividade mantendo, durante as nove noites do ciclo festivo, uma programação voltada para a cultura local. E manifestou interesse em que a ACLA assumisse a coordenação desse projeto. Sugerimos então o nome de Gibson Machado, Vice-Presidente da Academia e o mais ativo produtor e animador cultural do município, para, em nme da ACLA, assumir a coordenação do projeto, proposta aceita entusiasticamente pelo Padre e pelo indicado.

Em seguida, tratamos da possibilidade de cessão, pela paróquia, de um prédio sem utilização, para sediar a ACLA. Duas possibilidades foram consideradas pelo prórpio sacerdote e em ambas nos foi asegurado que uma das duas hipóteses seria viabilizada - a cessão integral de um dos prédios, ou o uso comum de outra área.

Foi marcada uma nova reunião, no dia 3 de agosto, na Casa Paroquial, para discussão das propostas e o ajuste de um Protocolo de Intenções entre a Academia e a Paróquia.

Os novos parceiros têm um ponto em comum: pretendem que a Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, tradicionalmente realizada no dia 8 de dezembro - daí a explicção de "festa do dia oito" - iguale ou suplante a maior festa religiosa do Rn, a de Santana, em Caicó, integrando ainda o Projeto de Turismo Cultural proposto pela ACLA, tornando-se, além de uma demonstração da devoção da cidade à sua padroeira, um evento capaz de gerar ocupação e renda para o município, que atravessa a sua mais rigorosa crise econômica

comemorações da Emancipação Política do município de Ceará-Mirim/RN




Ceará-Mirim, localizada na Região Metropolitana de Natal, completa no próximo dia 30/07, 153 anos de Emancipação Política. Mas a programação alusiva à Semana do município tem início neste domingo 24/07 com um passeio ciclístico a partir das 8h com saída de frente ao Palácio Antunes Pereira, sede do poder executivo municipal.

Autoridades políticas e religiosas, secretários, auxiliares do governo, empresários e a população em geral participarão da solenidade de abertura oficial da programação que acontece na segunda-feira 25/07 a partir das 8h em frente a Prefeitura do município.

Para a Semana de Emancipação Política de Ceará-Mirim, a Prefeitura preparou uma programação especial, recheada de atividades cívicas, esportiva, cultural, palestras e festiva que se estende até o dia 30/07, feriado municipal. Outra novidade da programação é a realização de diversas inaugurações, como por exemplo, a implementação da Farmácia Municipal, prevista para ser entregue a população no dia 29/07.
CEARÁ-MIRIM

Localizado a 31km da capital potiguar, o município de Ceará-Mirim possui uma área territorial de 740 km2 e uma população que ultrapassa a casa dos 68 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE.

A história registra que a povoação veio pelos índios Potiguares às margens do rio pequeno, mais tarde, rio Ceará-Mirim.

O município, estará em festa a partir da próxima segunda-feira 25/07, quando será aberta a programação alusiva aos 153 anos de Emancipação Política que se estenderá até o próxima dia 30 deste mês de julho.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MUNICÍPIO

*24/07 (Domingo)


Passeio Ciclístico
Local: Prefeitura Municipal
Hora: 8h

*25/07 (Segunda-feira)

a) Solenidade de abertura oficial com hasteamento dos pavilhões
Local: Prefeitura Municipal
Hora: 8h
 
b) Ciclo de Palestras
Local: Estação Cultural
Hora: 9h, 14h e 19h
 
c) Cortejo Cultural
Local: Avenidas Enéas Cavalcanti e General João Varela
Hora: 19h

*26/07 (Terça-feira)

a) A literatura no meio do povo
Hora: Matutino e Vespertino
Locais: Praça Augusto Meira, Abrigo São Vicente, Fórum Municipal, Estação Ferroviária, Mercado Público, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios, Praça Cidade de Vagos, Praça Onofre José Soares.
 
b) Sessão solene do Poder Legislativo
Local: Estação Cultural
Hora: 20h

*27/07 (Quarta-feira)

a) Seminário Antidrogas
Local: Estação Cultural
Hora: 8h
 
b) Entrega da premiação do Concurso Arte e Cultura na Prevenção e Combate as Drogas
Local: Centro de Formação Integrada Bem-Me-Quer
Hora: 15h
 
c) Inauguração do Posto de Saúde do Distrito de Ponta do Mato
Local: Distrito de Ponta do Mato
Hora: 20h

*28/07 (Quinta-feira)
 
a) Exposição de trabalhos sobre Ceará-Mirim e apresentações culturais nas Escolas Municipais
Local: Av. Gal. João Varela, 710
Hora: 8h
 
b) Inauguração do calçamento da Rua Rocas – Boa Vista
Local: Distrito de Boa Vista
Hora: 20h

*29/07 (Sexta-feira)

a) Inauguração da Farmácia Municipal
Entrega de kit’s de trabalho aos Agentes Comunitários de Saúde
Tenda da Saúde com verificação de pressão, distribuição de preservativos, panfletos e atividades educativas, entre outros.
Local: Centro Administrativo Municipal
Hora: 8h às 12h
 
b) Inauguração dos Correios dos distritos de Matas e Capela
Local: Distritos de Matas e Capela
Hora: 19h e 20h

*30/07 (Sábado)


a) Missa em Ação de Graças
Hora: 6h
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
 
b) Corrida Rústica 30 de Julho
Hora: 8h
Local: Prefeitura Municipal
 
c) Jogos Escolares Interiorano de Futebol
Hora: 8h
Local: Distrito de Capela
 
d) Culto Evangélico
Hora: 20h
Local: Igreja Assembléia de Deus
 
e) Festa Popular
Hora: 21h
Local: Praça Onofre José Soares (Praça do Mercado Público Central)
Bandas: Forró Pra Farrear – Oz Balaz da Bahia e Trio Jóia da Bahia


Fonte: Assecom

PROITEC 2011 - IFRN

  Veja o gabarito Final do Proitec 2011 do Instituto Federal de Educação, ciência e tecnológia do RN.

1 - A; 2-D; 3-D; 4-C; 5-A; 6-A; 7-D; 8-b; 9-c; 10-c; 11 -A; 12-B; 13-B; 16-A;  17-B; 18 -C; 19-A; 20-A; 21-C; 22-B; 23-B; 24-D; 25-A; 26-D; 27-D; 28-A; 29-D; 30-B; 31-B; 32-D; 33-A; 34-B; 35-B; 36-A; 37-A; 38-D; 39- D 40-C.


Informamos que no dia 9 de agosto, haverá o 1º resultado do programa avaliativo do IFRN. Quem não foi muito bem nessa prova, não se preocupem pois o resultado será sem classificação, e que no dia 30/9 haverá publicação do edital dos cursos disponiveis ( e claro, a vagas) em cada campus do instituto.

domingo, 17 de julho de 2011

Vara Cível de Ceará-Mirim capacita diretores de escolas

A 2ª Vara Cível da Comarca de Ceará-Mirim realizou, no último dia 13, em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, uma capacitação com educadores das escolas públicas municipais e estaduais de Ceará-Mirim.

O objetivo foi adequar os serviços prestados por adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade nas instituições de ensino.

O treinamento contou com a colaboração do Creas- Centro de Referência especializada em Assistência Social do município de Ceará-Mirim, e foi ministrado pela coordenadora do setor social da 2ª Vara Cível, Márcia Martins Cardoso, e pelo juiz Cleudson Vale.

Para o magistrado, o treinamento foi necessário para que o cumprimento da medida de prestação de serviço à comunidade fosse feita nos termos que prevê o artigo 120 do ECA.

"É preciso dar ênfase na inserção do adolescente na comunidade, cobrando-lhe responsabilidade por tarefas, bem como passando-lhe atividades de acordo com suas aptições, e isso não estava acontecendo", comentou o juiz.

ASSEMBLEIA DA EDUCAÇÃO DE CEARÁ-MIRIM APROVA PAUTA DA CAMPANHA SALARIAL 2011

Na última terça-feira, dia 12, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Ceará-Mirim (Sinte) realizou uma assembleia na Escola Adele de Oliveira. Na ocasião, a categoria aprovou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2011, que será entregue ao prefeito Antônio Peixoto (PR). Os trabalhadores também decidiram realizar uma Parada Municipal no próximo dia 20, quarta-feira, com um ato público, às 8 horas, em frente à Prefeitura.

Durante o protesto, o sindicato entregará a pauta de reivindicações ao prefeito e lançará a Campanha Salarial. O tema deste ano é: EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, GRATUITA E DA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO - NA EDUCAÇÃO DE CEARÁ-MIRIM, É POSSÍVEL LUTAR, É POSSÍVEL VENCER!

Abaixo, confira a pauta.


1 – Funcionários da educação:

1.1 – Criação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração;
1.2 – Adicional de Insalubridade de 30% para A.S.Gs/Merendeiras;
1.3 –Treinamento e orientação para o uso do material de trabalho distribuído aos A.S.Gs/merendeiras;
1.4 – Que os cursos dos A.S.Gs/merendeiras sejam no próprio turno de trabalho, caso ocorra no contra turno que seja remunerado;
1.5 – Convocação dos Auxiliares de Creche de acordo com o porte da escola.

2 – Políticas Educacionais:

2.1 – Concurso público já para todas as áreas da educação. E que no quadro de necessidade sejam abertas vagas para Supervisor, Orientador, Coordenador Pedagógico e digitadores. Que na comissão organizadora haja representantes da categoria aprovados em assembleia;
2.2 – Construção, ampliação, incluindo quadras esportivas, refeitórios e bibliotecas em todas as escolas;
2.3 – Construção de creches por tempo integral;
2.4 – Substituição de todos os quadros de giz por quadro branco nas escolas e que seja garantido o material para a sua utilização;
2.5 – Redução do número de alunos nas salas superlotadas para no máximo 20 alunos no Ensino Fundamental I, 25 alunos no Ensino fundamental II e 20 alunos no ensino infantil com auxiliar;
2.6 – Eleições diretas para diretores e Conselhos de escolas;
2.7 – Estruturação das escolas para receberem alunos portadores de necessidades especiais;
2.8 – Capacitação para os professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais;
2.9 – Garantir os 15 (quinze) dias de recesso escolar, conforme rege o Plano de Cargos e a LDB;
2.10 – Revisão do calendário escolar, reduzindo os dias letivos para 22/12 e que as aulas iniciem mais cedo em 2012.

3 – Estudantes:


3.1 – Fardamento escolar para todos os níveis da educação;
3.2 – Compra da merenda pelas próprias escolas com o controle da comunidade escolar;
3.3 – Livro didático para todos os alunos e professores escolhidos pela comunidade escolar e que sejam incluídas as disciplinas de Artes e Cultura, como também os livros para a modalidade da EJA;

4 – Políticas gerais:

4.1 – Melhoria na qualidade do transporte escolar (professores, A.S.G. e estudantes) e passagens para todos os profissionais recém-concursados no município;
4.2 – Incorporação dos auxiliares de creches ao Plano de Cargos e Carreira;
4.3 – Fim da Avaliação de desempenho no município;

5 – Política Salarial:

5.1 – Prestação de contas de todas as reformas que ocorreram nas escolas;
5.2 – Calendário de pagamento dos servidores do município;
5.3 – Correção imediata dos percentuais do Plano de Carreira em relação ao piso pago pela Prefeitura;
5.4 – Correção da promoção vertical do Plano de Cargos e Carreira;
5.5 – Implantação dos títulos de 180 horas para o ensino infantil;
5.6 – Promoção Horizontal de acordo com o tempo de serviço;
5.7 – Garantia imediata de 1/3 da carga horária aos professores;
5.8 – Que o salário dos contratados seja igual ao dos professores do quadro e que seja pago na mesma data dos demais;
5.9 – Pagamento do valor retroativo a janeiro referente aos 6,46% da correção feita pela Prefeitura;
5.10 – Retorno do percentual de 50% da Regência de Classe que foi utilizado para somar com o valor do Piso Salarial;
5.11 – Reposição salarial de 79,68% linear para todos os trabalhadores em educação.

VITÍMA FATAL EM CEARÁ-MIRIM


Potiguar 01 socorre vítima de atropelamento em Ceará-Mirim




O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ceiopaer) foi acionado ao meio-dia deste sábado (16), pelo Samu, para fazer o socorro aeromédico do ancião José Ricardo de Oliveira, 82 anos, vítima de atropelamento, em Ceará-Mirim, tendo sofrido traumatismo craniano e trauma abdominal.

O helicóptero Potiguar 01 estava em sua base, no Aeroporto Internacional Augusto Severo, quando decolou para o resgate, apesar das mínimas condições meteorológicas, entretanto, a operação foi realizada de acordo com as normas de segurança, estando a aeronave sob os cuidados do comandante Júnior. No Aeroclube de Ceará-Mirim, o paciente foi transferido da unidade avançada do Samu, sendo acompanhado no vôo pelo médico Tiago Augusto e ela enfermeira Uilma.

O Potiguar 01 deslocou-se para pouco no 16º. Batalhão de Infantaria Motorizada, na avenida Hermes da Fonseca, em Natal, onde a unidade 07 do Samu aguardava para a condução ao Hospital Clóvis Sarinho.
Notícias do RN

A CULTURA CEARAMIRINENSE EM OLIMPIA-SP

47º FESTIVAL DE OLCLORE DE OLÍMPIA/SP

ATENÇÃO AMIGOS QUE ESTÃO NA REGIÃO DE SÃO PAULO, MINAS GERAIS, MATO GROSSO, RIO DE JANEIRO... entre os dias 23 e 31 de julho, Ceará-Mirim estará representado com três exposições fotográficas e o grupo Cabocolinhos, no 47º Festival de Folclore de Olímpia/SP, conforme os folders abaixo: Nos visitem!!!

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS

1. DONA MILITANA: IMAGENS E VERSOS Do Jornalista e Fotógrafo Wagner Varela A exposição apresenta fotos documentais da Romanceira Dona Militana...

2. SÃO GONÇALO DO AMARANTE: “O PAÍS DO FOLCLORE” Do Jornalista e Fotógrafo Wagner Varela 3. FEIRA LIVRE Do pesquisador Alexandre Campestre

4. CEARÁ MIRIM E SUAS TRADIÇÕES Do historiador e professor Gibson Machado
5. RENDEIRAS DE JACUMÃ e a produção artística cearaminense Do historiador e professor Gibson Machado
6. FOLCLORE DE CEARÁ MIRIM: Força de Uma Terra de Canaviais Do historiador e professor Gibson Machado

7. OS MÁRTIRES DE CUNHAÚ E URUAÇU – A SAGA DA FÉ Do pesquisador Padre Antonio Murilo de Paiva – Capelão dos Mártires de Uruaçú 8. COLETÂNEA – PASTORIL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE Fotografias de Antonio Scarpinelli (Unicamp/SP), Isaias Carlos, Jr Figueiredo e Lenilton Lima e do Acervo Particular de Professor Deifilo Gurgel. 9. ACERVO DA COMISSÃO DE FOLCLORE DO RN 10. BRINQUEDOS POPULARES DO RIO GRANDE DO NORTE – Prof. Lerson 11. ACERVO DA FUNCARTE – Fundação Capitania das Artes e do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão 12. ACERVO DA TV UNIVERSITÁRIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE 13. ACERVO PARTICULAR DO PROFESSOR DEIFILO GURGEL 14. ACERVO PARTICULAR DE ALCIDES SALES 15. ACERVO DE ANCHIETA XAVIER

ABRANGÊNCIA DO FESTIVAL:
Público Estimado: 250 000 mil pessoas (31.250/dia)
Potiguares envolvidos: 280

Abrangência da Mídia: 3,5 milhões de pessoas

Área compreendida diretamente: Noroeste Paulista, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Noroeste do Paraná.

Intenção de retorno: 87%.

Estandes Comerciais: 70 Praça de Alimentação: 03 restaurantes com capacidade de 800, 05 capacidade de 100 pessoas.
Estados participantes: 13

Grupos participantes: com 83 grupos

Total de Apresentações de Danças Folclóricas: 250
Total de Componentes: 3.500

Refeições servidas: 26 mil
Escolas Participantes: 11
Artesões Participantes: 260

Concurso de Arte: 210 artistas

Parque de diversões: 01

Empregos diretos: 800

Empregos indiretos: 3.500

Empresas que participam com cotas de patrocínio no ano de 2010: 98 (noventa e oito)

LIVROS
Folclore e Cultura Popular, de Severino Vicente
Acervo da Fundação José Augusto
Espaço e Tempo do Folclore Potiguar, de Deifilo Gurgel
CEARÁ MIRIM: MEMÓRIA ICONOGRÁFICA – Gibson Machado Alves

AMIGOS LEITORES QUE ESTIVEREM NAS REGIÕES PRÓXIMA A OLIMPIA COMPAREÇAM PARA VISITAR O PAVILHÃO DO RIO GRANDE DO NORTE - ESTADO HOMENAGEADO NO EVENTO.
saiu no blog ceará-mirim livre 

Atenção Alunos!

      Hoje, domingo/17, aconteceu nos Campi do IFRN (instituto federal de educação, ciência e tecnológia do Rio Grande do Norte) a edição 2011 do proITEC  (Programa de iniciação tecnológica e cidadania). E com isso, milhares de Jovens concluíntes do ensino fundamentel ( 9º ano) foram aplicar a 1º avaliação de duas.....

  foram 40 questões de múltipla escolha, na qual apenas uma estaria correta.
 Avisamos à todos os candidatos, que o gabarito da 1º prova, será divulgado amanhã, no blog, pela tarde.

ou se você preferir, poderá acessa o site do Ifrn - portal.ifrn.edu.br/ e confira!

sábado, 16 de julho de 2011

Atenção!

  Atenção alunos inscritos no PROGRAMA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA do IFRN que neste domingo, dia 17 de Julho acontece a 1º prova de duas; com 40 questões de múltipla escolha sendo, 15 de português, 15 de matemática e 10 de ética e cidadania.

  Esse programa é o 1º passo para os estudantes poderem estudar em um dos CAMPI do IFRN!
   O Resultado da 1º prova será no dia 9 de agosto, sem classificação!

SIGA-NOS


 JÁ ESTÁ DISPONIVEL O NOSSO TWITTER


@cearamirimnews

domingo, 3 de julho de 2011

EM BREVE:


              @BLOGCEARAMIRIMNEWS

O Mais novo blog de Ceará-Mirim, agora vai ter twitter!!! Nesta segunda, 05 de julho.

LICITAÇÕES DA PMCM

PREFEITURA MUNICIPAL DE CEARÁ – MIRIM
DECRETO Nº 2.191, DE 21 DE JUNHO DE 2011.

Convoca a V Conferência Municipal de Saúde de Ceará-Mirim, e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM, no uso de suas atribuições legais,

DECRETA:
Art. 1º Fica convocada a V Conferência Municipal de Saúde de Ceará-Mirim, a se realizar no dia 05 de julho de 2011, na Estação Cultural Roberto Varela, em Ceará-Mirim/RN, das 07 horas e 30 minutos às 17 horas, com o tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e o eixo: “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”.
Art. 2º A V conferência Municipal de Saúde de Ceará-Mirim será presidida pela Secretária Municipal de Saúde e na sua ausência ou impedimento, por alguém indicado por ela.
Art. 3º O regulamento da V conferência Municipal de Saúde de Ceará-Mirim será elaborado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.
Art. 4º As despesas com a organização e realização da V Conferência Municipal de Saúde correrão por conta de recursos orçamentários consignados a Secretaria Municipal de Saúde – SMS.
Art. 5º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Revogam-se as disposições em contrário.
Palácio Antunes Pereira, em Ceará-Mirim, 21 de junho de 2011.
ANTONIO MARCOS DE ABREU PEIXOTO
Prefeito Municipal




PREFEITURA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM
RESULTADO FINAL
O Pregoeiro do Municipio de Ceará-Mirim/RN, torna público que o resultado final do Pregão Presencial com Sistema de Registro de Preços n˚ 045/2011, objetivando a contratação de empresa para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de informáticas pertencentes aos diversos órgãos do Município de Ceará-Mirim/RN, teve como licitante vencedora : STATUS INFORMÁTICA E CONSULTORIA LTDA –ME

Jairo Cavalcante de Castro
Pregoeiro


AVISO DE LICITAÇÃO
O Pregoeiro do Município de Ceará-Mirim/RN, torna público que realizará licitação, modalidade Pregão Presencial com Registro de Preços nº 049/2011, no dia 13.07.2011, às 10:00 horas, objetivando a aquisição de material de consumo e permanente para o desenvolvimento das ações do PSE – Programa Saúde na Escola.
Jairo Cavalcante de Castro
Pregoeiro


AVISO DE LICITAÇÃO
O Pregoeiro do Município de Ceará-Mirim/RN, torna público que realizará licitação, modalidade Pregão Presencial com Registro de Preços nº 050/2011, no dia 13.07.2011, às 12:00 horas, objetivando a aquisição de material elétrico, hidraúlico e de construção, para reforma das escolas de educação básica deste Município de Ceará-Mirim/RN.
Jairo Cavalcanti de Castro
Pregoeiro

PUBLICADO NO BLOG Ceará-Mirim Livre

RN GANHA NOVA EMPRESA AÉREA



Nova companhia aérea chega ao RN com tarifas promocionais




"O RN é agora o novo destino estratégico para expansões no mercado da aviação no Nordeste". A afirmativa é do presidente comercial e de marketing da Avianca, Tarcisio Gargioni. A empresa aérea, que se destaca no Brasil pela atenção personalizada aos passageiros, inaugurou ontem o vôo que interliga Natal e Guarulhos a preços competitivos. O vôo terá escala em Recife, e será realizado nos novos jatos Airbus A318.

"O lançamento de nossas operações em Natal faz parte da estratégia de crescimento da Avianca no Brasil", reforçou Gargioni. Dos cinco novos jatos Airbus previstos para começarem a voar em 2011, três já estão em operação. Até setembro, mais dois jatos irão melhorar ainda mais o desempenho da empresa. "Vamos crescer gradativamente com serviços diferenciados no conforto, entretenimento, alimentação e atendimento. Esta é a nossa marca: oferecer aos clientes sempre algo a mais sem abrir mão dos preços competitivos dentro do mercado", garantiu o presidente.

Aos potiguares, o novo vôo possibilitará conexões também para Petrolina (PE), Brasília (DF) e São Paulo (Congonhas). Durante todo o mês de julho, a Avianca oferecerá tarifas promocionais a partir de R$ 385 no trecho São Paulo-Natal e de R$24,50 no trecho Natal-Recife, de acordo com a disponibilidade e o tipo de assento.

O investimento estimado na nova operação é de R$ 2,5 milhões. "A nossa aposta é garantir o deslocamento do passageiro com mais conforto e praticidade. E o barateamento das tarifas visa atingir também a classe C, que cada dia mais se torna mais exigente e viaja menos de ônibus", avaliou.

Atualmente a Avianca circula com 17 aviões. Os cinco novos Airbus A318 que chegaram este ano somam 22 aparelhos, representando um crescimento de 37% para a empresa. "A idéia é seguir investindo nesse modelo todos os anos. Mais cinco aviões chegarão em 2012 e mais cinco em 1013, e com o isso o crescimento será cada vez mais consistente", afirmou o presidente.

A Avianca também ria instalar, até o próximo mês de agosto, duas novas bases: uma em Ilhéus(BA) e outra em João Pessoa (PB), além de Natal, que passam a integrar e a atender seis estados do Nordeste, da Bahia ao RN. Entre outros projetos, a Avianca pretende instalar também um novo centro de treinamento para os profissionais da companhia, porém a idéia de construir essa base em algum estado nordestino é limitada, devido aos equipamentos de formação, como simuladores, se concentrarem no sudeste do país.

Com o investimento em novas aeronaves, a Avianca ampliará ao longo dos próximos anos a oferta de destinos nacionais, mas a princípio pretende trabalhar o oferecimento de novos horários para os vôos atendidos. Em abril, ela conquistou a liderança no ranking de ocupação de vôos (82%) entre todas as companhias aéreas brasileiras.

Notas Ligeiras

- AFETIVIDADE: Um abraço para o meu amigo Gean Carlo (Aniversariante do dia). Gente do bem.

- FRASE: Pior que pedra no sapato, só um grão de areia na camisinha.

- FILIAÇÕES: Segundo o vereador Júlio César, o PSD de Ceará-Mirim apresentará muitas surpresas na sua convenção, inclusive da câmara de vereadores.

- EPÍLOGO: Na próxima terça-feira na sessão da câmara municipal de Ceará-Mirim, será votado em definitivo o projeto do chefe do executivo que pede prorrogação para contratar funcionários.

- FRACA: Uma coisa interessante neste projeto, é quando ele afirma que um dos motivos para a realização do concurso é a inviabilidade da terceirizada REALCE em prestar um serviço de qualidade ao município.

- FORA: Amigos e amigas cearamirinenses, vamos dar as mãos e expulsar estes marginais que a governadora Rosalba Ciarline nos presenteou.

- CUSTO: Todo menino buchudo sabe que qualquer Prefeito em qualquer lugar do Brasil, não aprova projetos polêmios sem ter uma prévia conversa ao pé do ouvido. Não sejamos hipócritas.

- TREINEIRO: Ontem fui ver o meu ABC contra o Criciuma, infelizmente o treinador alvinegro só joga para não perder. Porém, não faz por onde ganhar. Esse sistema de jogo que ele implantou no ABC não leva o ABC a vitória nunca. Nove homens na defesa e um no ataque, é sofrimento constante.

- 12.403: Nova lei pode soltar mais de 3000 presos no RN. Misericórdia.

- ENCONTRO: A deputada Fátima Bezerra se fará presente neste domingo na cidade de Extremoz. Reunião com o diretório petista daquele município. Eleições 2012 será a pauta.

- TRAÍRAS: É bom que se diga. Os adversários do Prefeito Antônio Peixoto não estão fora do seu governo. Copiaram?

bog ceará-mirim livre

ARRAIÁ DA EUROPA

O IV Arraiá da Fazenda Europa patrocinado pelo vereador Júlio César, foi disputado por muitas personalidades da nossa política. Muita gente presente ao evento. Políticos, religiosos, enfim, uma gama muito grande de gente se fez presente a um dos forrós mais tradicionais de nossa cidade. Algumas fotos do fato

Foto: Iran Costa

Esta foto mostra o Padre Bianor que foi nome citado neste Blog para disputar a prefeitura de Ceará-Mirim nas eleições de 2012. Seria a presença do padre no arraiá, uma senha para o seu ingresso na nossa política? Segundo o vereador Júlio César muitas novidades iriam aparecer no seu PSD. Seria o padre Bianor uma delas?

Foto: Iran Costa
Esta foto mostra que o vereador Júlio César permanece gozando das amizades da Ex-prefeita Ednólia Melo e do Ex-senador Geraldo Melo. Mesmo em partidos diferentes, não significa dizer que podem caminhar separados. O tempo dirá.
Foto: Iran Costa

Esta foto, a mais importatnte de todas, mostra que o prefeito Antônio Peixoto de forma inteligente e muita civilidade sabe dicernir as nuances da política. O prefeito cala também a boca de muitos intempestivos que acham que por ser adversário político de Júlio, não deveria nem cumprimentar o edil cearamirinense. Ponto para a nossa democracia.
 
ceará-mirim livre 

E viva a "democracia"

Só uma festa popular para reunir adversários que lutam pelo mesmo ideal. No forró do arraiá da Fazenda Europa estavam presentes três segmentos políticos diferentes, e que nas eleições de 2012 tendem-se a degladiarem-se democraticamente pelo comando do Palácio Antunes. Geraldo, e Peixoto, são alguns dos nomes que certamente estarão inseridos neste contexto de 2012. O puder de aglutinação das festas populares é impressionante em se tratando de colocar frente a frente as adversidades políticas de nossa sofrida Ceará-Mirim mesmo que para isso sejam forçados a esboçarem sorrisos amarelos e falsos. Mas, é tudo em nome da democracia e da liberdade de expressão, que mesmo inibidas ainda dão suporte a quem faz parte deste meio. Viva São João, viva São Pedro e viva a politica do pão e circo de Ceará-Mirim.


# publicado no blog de João André